O movimento sociocultural Grito da Periferia representará o Amazonas em iniciativa educacional no Brasil

Compartilhar notícia

Laura Katharina e Amanda Mendes, coordenadoras do movimento Grito da Periferia, foram selecionadas para compor o time de jovens que participarão da construção do plano nacional de educação, com outros 73 jovens de todo o país no “juventudes no plano”.

Uma ação promovida pelo “Movimento Mapa Educação” que visa tornar os jovens lideranças educacionais em todo o Brasil, para que atuem na promoção e democratização da educação protagonizada pela juventude.

De acordo com Laura Katharina, acadêmica de Direito, o Juventudes no Plano é uma iniciativa que visa colocar o Brasil no modelo de participação democrática da sociedade civil, com políticas públicas de base para construção de uma educação inclusiva e acessível a todos.
Laura ressalta, ainda, a importância e satisfação na participação do projeto

“Além de participar do Plano Nacional de Educação, vão ser pensados pela juventude, o primeiro plano nacional da juventude. Então, é de uma relevância, uma importância muito grande, e enquanto amazônida e nortista, que mora no interior, é de uma missão muito importante e uma honra também estar participando dos juventudes no plano,” enfatiza.

Amanda Mendes, acadêmica de pedagogia, alerta para a necessidade em ter múltiplos olhares para a questão da regionalidade, pois cada região apresenta sua especificidade e demandas. A estudante também enfatiza sua felicidade em ser selecionada para participar do projeto e conta sobre sua trajetória acadêmica na educação.

“A gente aqui no Norte, em específico o nosso Amazonas, enfrentamos grandes embates na educação, na juventude. Passa todo um filme na minha cabeça no sentido de que dentre os escolhidos temos representantes Amazonenses e durante as minhas vivências, toda a minha trajetória, tanto escolar quanto acadêmica, e já em campo, em prática, vi a importância de ter a cara do Amazonas dentro desses planos, dentro dessas bases que permeiam todo o centro de educação e são norteadores dos caminhos educacionais”, conta.

A ação promovida reunirá jovens de todo o Brasil na construção de políticas públicas na área da educação, e promete qualificar o debate educacional por meio da capacitação juvenil com a exposição de dados e escuta das necessidades.

Você não pode copiar conteúdo desta página