Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Mudança no regulamento do Festival. As ofensas serão punidas.

Compartilhe:

Atentos

Senador Onar Aziz (PSD) mobilizou a Bancada do Amazonas para acompanhar de perto as discussões em torno do projeto de regulamentação da reforma tributária. O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional, quarta-feira (24), o Projeto de Lei Complementar (PLP) que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Atentos II

A reforma tributária aprovada em 2023 estabelecia, na forma de emenda constitucional, as diretrizes gerais do funcionamento dos novos impostos que deverão substituir os atuais PIS, Cofins, ISS e ICMS. A lei complementar traz os detalhes precisos sobre a sua gestão, servindo como uma lei geral para definir questões específicas como alíquotas, produtos com e sem isenção fiscal, gestão tributária, dentre outras normas.

Atentos III

A maior preocupação é com a Zona Franca de Manaus. Terça-feira (23), os representantes do Amazonas participaram de uma reunião na Secretaria de Fazenda e depois com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. “Precisamos estar atentos aos detalhes para evitar qualquer insegurança jurídica”, declarou Omar.

Atentos IV

Dois pontos merecem atenção: o percentual do crédito do IPI e a arrecadação do Estado. “Vamos trabalhar politicamente para assegurar a competitividade da indústria, e manter o máximo possível a arrecadação atual do Estado”, pontuou o deputado federal Saullo Vianna (UB).

Presunção

Por se achar candidata do governador e ter um marido advogado, a vereadora Brena Dianná (UB) imagina ser intocável. Não admite ser questionada quando um fato exige. Não sabe lidar com notícias adversas. Reage com raiva e com processo. É comum ouvir esses comentários entre os veículos de comunicação.

Presunção II

A coluna conversou com alguns profissionais a respeito disso. Nenhum se mostrou intimidado com o mau humor e os arroubos da vereadora. “Aqui ela não se cria”, declarou um repórter parintinense.

Na frente

O presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia, mantém a liderança na apresentação de projetos de lei. Até abril de 2024, dos 48 apresentados, 18 já foram sancionados e se tornaram leis municipais.

Implantação

Parintins deu mais um passo à frente na política de regularização fundiária. Em Manaus, o prefeito Bi Garcia firmou parceria com o INCRA para a implantação da Unidade Municipal de Cadastro (UMC). A unidade abrangerá todos os projetos de assentamento no município e será coordenada pela Secretaria de Produção (Sempa).

Acertou

Parabéns para quem teve a ideia de nomear a cunhã poranga, Isabelle Nogueira, como Embaixadora do Festival de Parintins. Nota 10!

Misógino

Quarta-feira (24), ao manifestar a intenção de apresentar um projeto de lei que impeça a suspensão das atividades nas comissões técnicas da Aleam, o deputado Sinésio Campos (PT) mirou parlamentares que estão de licença maternidade e médica. O deputado considera que esses direitos paralisam os trabalhos legislativos. A deputada Alessandra Campelo (PSC) reagiu.

Misógino II

Campelo lembrou que as deputadas Mayra Dias (Avante) e Joana D’arc (UB) estão de licença maternidade e que as comissões podem funcionar normalmente. “Essa casa precisa se acostumar ao direito das mulheres”, destacou a deputada.

Misógino III

Não é a primeira vez que o parlamentar se mostra intolerante com as mulheres. Em 2023, na preparação da foto oficial dos deputados, Sinésio foi visto puxando grosseiramente o braço da deputada Mayara Pinheiro (Republicanos). O vídeo repercutiu negativamente nas redes sociais e ele teve que se desculpar.

Luz, câmera, ação!

Ontem (25), nas dependências da Ufam, aconteceu a 2ª amostra de filmes contemplados pela Lei Paulo Gustavo. Entre os curtas-metragens apresentados estavam Ágatha e Bela Cunhã – A Dança do Destino. O ator parintinense Marcelo Nascimento, de 21 anos, tem participação nos dois.

Luz, câmera, ação! II

Marcelo é acadêmico de Letras da UEA. A paixão pelo cinema começou com o curso Introdução ao Teatro, no Liceu de Artes Cláudio Santoro. A primeira experiência veio com a peça “Ah, é assim na Amazônia?”. Sua atuação chamou atenção dos cineastas Doug Henrique e Concy Rodrigues.

Luz, câmera, ação! III

Atualmente, Marcelo faz parte do grupo de Teatro Clássico – Ludi Insulae. Esse grupo se apresenta com peças adaptadas de dramaturgos romanos. Marcelo pode ser um dos alunos de John Keating em Sociedade dos Poetas Mortos (1989). No filme, o professor ensina que “algumas coisas são feitas por prazer e para explorar novas possibilidades”.

Hit azul

A toada “Ê, Parente!” desponta como uma das mais tocadas e cantadas nessa temporada bovina. Um dos autores é Carlinhos Lauria, primo do procurador Lélio Lauria, também compositor do Boi Caprichoso. Lélio compôs grandes clássicos nos anos 80 e 90. É a primeira toada que Carlinhos faz e acerta de primeira.

Mudanças

O regulamento do Festival Folclórico de Parintins 2024 traz novidades. No capítulo 8, que trata das penalidades , no seu artigo 55, parágrafo 2° diz o seguinte: “Também será penalizado o Boi-Bumbá que através de seu item Apresentador e/ou Amo do Boi, elogiar, ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o Boi-Bumbá adversário e/ou seus itens”.

Mudanças II

Esse artigo estabelece a linha tênue entre ironia e ofensa. A penalidade impõe limites à agressividade e a estupidez. João Paulo (Garantido) é irônico. Prince (Caprichoso) é agressivo. Na sua última apresentação no Bumbódromo, Prince chamou o Garantido de “pilantra”.

Mudanças III

O critério de desempate agora é o item Alegoria. É o que mais demanda recursos financeiros e de pessoal. É talvez o momento mais esperado e impactante nas apresentações dos bumbás. Mesmo sendo avaliado com a mesma nota de outros itens, aparenta ter um peso maior.

De repente

Pode ser que ao jogar a responsabilidade para o Item 16 desempatar, cresça a plasticidade do festival, aprimorando técnicas a fim de evitar o desmoronamento de alegorias em plena apresentação na arena.

Difícil

O único empate no Festival Folclórico de Parintins ocorreu em 2000. Os presidentes eram Raul Góes Filho (Garantido) e Joilto Azêdo (Caprichoso). Na época não havia critério de desempate. Os dois bumbás foram declarados campeões.

Preparação

A Prefeitura de Parintins já iniciou o planejamento e execução de ações para o Festival Folclórico 2024. As secretarias de Cultura, Turismo, Terras e Arrecadação, Meio Ambiente, administração do aeroporto Júlio Belém, EMTT e Defesa Civil realizaram reunião nesta semana para o alinhamento de ações no evento que promete.

Gaviões

Márcio Gonçalves, renomado artista plástico parintinense, que possui mais de 25 anos de experiência no Festival de Parintins e Carnaval de São Paulo, é o novo reforço da Gaviões da Fiel. A escola anunciou sua contratação nas redes sociais. Gonçalves passa a ser peça chave na equipe de alegoria e decoração da escola alvinegra.

Gaviões II

Em seu currículo, Márcio acumula experiência como artista de alegorias do Boi-Bumbá Caprichoso, carnavalesco da Mocidade Alegre e diretor artístico na Águia de Ouro. É um bom nome para compor o projeto carnavalesco da Gaviões da Fiel para o Carnaval de 2025.

Festa na floresta

Neste sábado (25), o Boi-Bumbá Caprichoso faz o lançamento do Álbum “Cultura – O Triunfo do Povo”, no curral Zeca Xibelão. O evento terá todos os itens oficiais. Será o primeiro grande encontro da nação azulada. A festa vai coroar as toadas que, em uma semana nas plataformas digitais, já tem mais de 100 mil players.

Festa na floresta II

Após o show principal da festa do Boi Caprichoso, o cantor Mikael vai comandar o curral Zeca Xibelão até o dia amanhecer. Ele apresentará uma playlist de grandes clássicos do pagode.

Grana no bolso

Rossy Amoedo antecipou o pagamento de todos os artistas de galpão do Boi Caprichoso para o dia 25 de abril. A previsão seria para 1° de maio. A galera anda animada com o presidente. Para completar, Rossy vai fazer uma confraternização com os artesãos azulados para celebrar o Dia do Trabalhador.

Até o sol raiar

No dia 30 de abril, terça-feira, o Boi-Bumbá Garantido realiza a tradicional Alvorada Vermelha e Branca. O evento, que é patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, é considerado uma das maiores festas que antecedem o Festival de Parintins.

Até o sol raiar II

Neste ano, mais de 35 mil pessoas são esperadas na Alvorada. A tradicional caminhada vermelha e branca pelas ruas de Parintins sai da Cidade Garantido, segue pela Baixa do São José, Centro e finaliza na frente da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. A previsão é que a festa encerre por volta de 7h da manhã do dia 1º de maio.

Até o sol raiar III

Nomeada embaixadora do Festival de Parintins, a cunhã-poranga Isabelle Nogueira estará presente na Alvorada. De acordo com a diretoria do boi vermelho e branco, a ex-BBB Isabelle será uma das atrações da festa realizada na Cidade Garantido. Sua apresentação é muito aguardada pelo povo da Baixa.

Água na boca

Hoje (26), no Villa Bulcão, tem abertura da 1ª Feira Gastronômica de Parintins. O evento promete sacudir a ilha. Tudo começa a partir das 16h com o show de Garantido e Caprichoso. Durante cinco dias, os presentes vão se deliciar com uma praça de alimentação, oficinas, aula show, palestras, desfile de moda e show cultural. Imperdível!

Incrível

O compositor Mário Paulain não se conforma e não desiste da sua Parintina Rainha. Tem dado explicações exaustivas nas redes sociais e para amigos. “Muda a letra”, sugeriu um colega do meio musical. “Se mudar perde a essência. Vai embora toda a inspiração”, disse o compositor. Beleza!

Apelido

Depois do furto de energia elétrica, aquele vereador já está sendo chamado de Ali Babá.

Você não pode copiar conteúdo desta página