Outubro Rosa: Aulão da Semjuv promove saúde e consciência no Circuito Onildo Filho

Compartilhar notícia

O Circuito Onildo Filho, anexo a Arena Olímpica Rubem dos Santos, no bairro São Vicente de Paulo, foi cenário nesta quinta-feira, 31, para o aulão realizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer – Semjuv, com apoio dos profissionais do Posto de Saúde Dom Arcangelo Cerqua e dos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Paraná (Unopar), em alusão ao enceramento da campanha Outubro Rosa.

O evento coordenado pelos professores da Semjuv, reuniu alunas atendidas pela Prefeitura de Parintins, por meio dos projetos de reabilitação à saúde e combate ao sedentarismo: Ginasticando, Dançando na Melhor Idade e das Academias ao Ar Livre da Praça da Liberdade, Praça dos Bois, Avenida Geny Bentes e da Estação Cidadania João do Carmo, além da população em geral, em meio a atividades físicas, esportivas, recreativas, de lazer e dança com Wesley Maia, além de testes de glicemia, aferição de pressão e testagem rápida.

Participando do evento a convite dos professores da Semjuv, a bióloga Fabíola do Vale, fala da importância do evento e afirma que gostou e daqui pra frente vai participar de um dos projetos da secretaria. “Acho importante essas iniciativas porque conscientiza as mulheres em relação ao preventivo, e abre espaço para aquelas que também querem praticar algum tipo de esporte ou fazer atividade física. Vim para o evento, a convite de uma professora da Semjuv, gostei e vou integrar o projeto, porque aqui tem mulheres muito animadas e de várias idades. As atividades são bem diversificadas, mostrando que os projetos são muito bom, com danças, atividades esportivas com todo mundo participando, se divertindo, independente da idade”, ressalta a bióloga.

A enfermeira do Posto Dom Arcangelo Cerqua, Luciana Lucas, afirma que as parcerias para ações e projetos são importantes para conscientizar as pessoas a ter uma atenção melhor com a saúde. “Essas parcerias, elas são importantes, pois sabemos que o município tem um quantitativo muito grande de mulheres com diagnóstico, mas que a procura é bem pequena. A gente da atenção básica procura ter essa preocupação, esse olhar melhor de fazer e participar de projetos, ações objetivando essa busca ativa e reduzir esse diagnóstico, conscientizando as pessoas a ter uma atenção melhor com a sua saúde”, enfatiza.

O coordenador da Semjuv, professor Luan Cavalcante, comenta que “a Semjuv através desse evento organizado pelos professores, busca proporcionar ainda mais informações relacionadas a prevenção do câncer de mama, trabalhando diversas atividades esportivas e reunindo todas as alunas dos projetos e academias ao ar livre atendidas pela Semjuv em uma grande ação em prol a saúde da mulher”.

Além de promover saúde, o evento alerta sobre a importância da prevenção e combate a doença que mata milhares de mulheres anualmente no Brasil. Os participantes, também definiram o aulão como uma ferramenta para celebrar a vida e a saúde em um ambiente de alegria em apoio a mulher.

Você não pode copiar conteúdo desta página