A 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Parintins inicia no dia 01 de janeiro de 2025. Para assumir o cargo, os novos vereadores passam por uma preparação para a função que é orientada por um Regimento Interno. A movimentação política também é intensa para a eleição da nova mesa diretora.
As especulações para assumir a presidência da Câmara Municipal de Parintins já começaram. Por ser o vereador mais votado com 1.848 votos, Cabo Linhares (PL) é um dos mais cotados para sentar na cadeira de presidente da Câmara. Mesmo não ficando entre os vereadores mais votados, Alex Garcia (PSD) também demonstra interesse em se manter no cargo. Os bastidores políticos também apontam Fábio Cardoso (Podemos) como opção, mesmo sendo seu primeiro mandato. Pela oposição, Flávio Farias (União) surge como possibilidade de nome e de disputa.
A posse e a eleição do novo presidente da Câmara acontecem no mesmo dia (01 de janeiro). No entanto, o início do trabalho do legislativo só acontece no dia 17 de fevereiro, segundo o regulamento. Porém, os vereadores eleitos para primeiro mandato já iniciaram sua preparação e familiarização com os procedimentos parlamentares. A Câmara de Parintins disponibiliza o Regimento Interno no site e alguns parlamentares solicitaram documento interno para leitura.
Vereador de primeiro mandato, o advogado Fábio Cardoso (Podemos), informa me mesmo em período de campanha já se preparava para o cargo ouvindo a população e agora intensifica esse estudo. “Após a eleição, temos estudado projetos e o regimento da câmara para que a gente possa a partir de janeiro colocar em pratica esses projetos, ideias e leis que vão trazer de fato melhorias e transformar a vida das pessoas”, explica.
Cardoso informa que conta com sua experiência de advogado e gestor para dar maior conhecimento no trabalho na Câmara. “Já tive acesso ao Regimento Interno. Eu tenho estudado bastante aprendendo o funcionamento, as regras pra que a gente possa fazer um grande trabalho. A gente tem feito um estudo muito grande pra quando começar o mandato a gente já esteja preparado”, disse Fábio.
O vereador eleito Marcus Cursino (União) afirma que a preparação para assumir o mandato inicia no processo de campanha eleitoral, recebendo demandas e elaborando propostas. Ele conta que estuda as leis municipais e o regimento interno da Câmara. Para ele, “o bom legislador tem que estar preparado, mas também tem que ouvir e estar atento para aprender com a experiência daqueles que passaram e também com a população que vive o dia a dia e as dificuldades”.
A partir de 2025 Parintins vai contar com cinco vereadores eleitos para primeiro mandato, são eles: Azamor Pessoa (MDB), Fábio Cardoso (Podemos), Julvan Medeiros (PSD), Adson Príncipe (PL) e Marcus Cursino (União). Foram reeleitos os parlamentares Cabo Linhares (PL), Babá Tupinambá (PP), Fernando Menezes (Republicano), Naldo Lima (Podemos), Telo Pinto (Avante), Alex Garcia (PSD), Márcia Baranda (União) e Flávio Farias (União).