Coisas da ilha


Posse
Visivelmente emocionado, Mateus Assayag (PSD) subiu ao palco do Bumbódromo, lugar onde a Câmara Municipal realizou a sessão solene, para tomar posse como o 17º prefeito eleito democraticamente do município de Parintins. Aplaudido e festejado pelos presentes, Mateus recebeu a faixa de Bi Garcia (PSD), principal articulador de sua eleição.
Propostas

Com a faixa de prefeito, Mateus Assayag destacou em seu discurso a importância de governar para todos, unidos em um só propósito, com transparência, responsabilidade e um olhar humanizado para as pessoas. Além de dar continuidade aos projetos iniciados por Bi Garcia, o novo prefeito pretende ampliar investimentos em programas sociais, educação no campo e na cidade, fortalecer o sistema de saúde, incentivar o empreendedorismo e a geração de empregos, melhorar a infraestrutura do município, fomentar o setor primário e criar novas ações para impulsionar o turismo e a cultura, áreas fundamentais para Parintins.
Compromisso
Ciente da responsabilidade e com gratidão no coração, Mateus Assayag (PSD) fez questão de lembrar que sua campanha foi marcada pela força do amor e que essa mesma essência irá guiar sua forma de governar. Ao concluir seu discurso, reafirmou o compromisso de se “dedicar incansavelmente para cumprir esta missão confiada de forma democrática pelo povo parintinense. Aqui, novamente, quero agradecer, de público, a confiança em mim depositada, que será honrada de forma responsável e transparente todos os dias do nosso mandato. Muito obrigado, Parintins!”
Momentos
Durante a cerimônia no Bumbódromo, Mateus Assayag não conteve a emoção ao abraçar seus pais, Simão e Graça, e as irmãs Dúnia e Camila, em um momento de grande carinho e celebração familiar.
Vice

Com a emoção à flor da pele, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB) recebeu o carinho do público presente durante sua posse. Em seu discurso, expressou gratidão e ressaltou a responsabilidade de ser a primeira mulher eleita para o cargo. Vanessa destacou a luta das mulheres de hoje e do passado, comprometendo-se a trabalhar para que “nenhuma mulher fique para trás”.
Direitos
Ao exaltar as mulheres, Vanessa lembrou que aquele momento não era apenas dela, “ele pertence a todas as mulheres que, ao longo dos anos, sonharam, lutaram e abriram caminhos para tornar este dia possível. Parintins, com sua cultura e tradição, vive hoje um marco que simboliza o propósito e a perseverança pela igualdade de direitos.” A vice-prefeita encerrou agradecendo à família, homenageando o filho, Gláucio Bisneto, e recordando com emoção de seu avô Gláucio e de seu pai, Enéas Gonçalves, “que nos acompanham lá de cima, guiando nossos passos com amor e sabedoria”.
Balanço

Bi Garcia fez uma breve retrospectiva de sua gestão, destacando obras essenciais e avanços na qualidade de vida da população. Citou ações em educação, saúde, infraestrutura, produção, cultura, turismo e assistência social. Com a experiência acumulada em quatro mandatos como prefeito, aconselhou Mateus e Vanessa a conduzirem um governo pleno, focado no bem comum e na importância de fazer os recursos municipais circularem na economia local. Bi Garcia foi recebido e se despediu sob aplausos da população.
Obras
Na véspera da transmissão do cargo, Bi Garcia destacou que esteve, durante a tarde, na Escola Senador João Bosco para assinar a ordem de serviço para a construção de um ginásio poliesportivo, viabilizado por meio de uma emenda da deputada Mayra Dias. À noite, inaugurou a Praça Marquinho Vieira e um campo de futebol iluminado, localizado entre o bairro Itaúna I e o conjunto residencial João Novo.
Leveza

A elegância de Mayra Dias (Avante) chamou a atenção durante a cerimônia de posse e transmissão dos cargos de prefeito e vice. Sua presença na composição da mesa foi destaque, e com palavras singelas, felicitou os empossados, renovando a esperança por uma Parintins cada vez melhor. Em discurso feito a capricho, a deputada desejou a Mateus Assayag (PSD) e Vanessa Gonçalves (MDB) um mandato grandioso, marcado pela transformação e pelo progresso. “Que tenham a sabedoria que nasce não somente da mente, mas, principalmente, do coração. Que ela guie seus atos, palavras e projetos para sempre cuidar bem das pessoas”, declarou a deputada.
Orgulho
Ao finalizar seu discurso durante a posse, Mayra Dias não escondeu o orgulho pelo legado deixado por seu esposo, Bi Garcia, à frente da administração de Parintins. “Eu amo você”, completou.
Novos Desafios
O deputado federal Saullo Vianna (UB) pediu licenciamento do cargo para assumir a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher, em Manaus. O convite foi feito pelo prefeito David Almeida (Avante). Saullo assume uma secretaria estratégica, com a missão de transformar a vida das pessoas.
Metas

Ao assumir o cargo na SEMASC, Saullo Vianna destacou que seu trabalho será voltado para melhorias na vida do povo manauara. “Algo que me move na política é poder ajudar as pessoas. A partir de agora, estamos em uma nova função, com mais poder de executar. Vamos trabalhar muito, junto com o prefeito David Almeida, para mudar a vida das pessoas”, afirmou.
Rabo de Arraia
A vitória do vereador Cabo Linhares (PL) à presidência da Câmara de Parintins não foi surpresa. Um acordo entre as principais lideranças políticas do município já apontava para esse desfecho. O que chamou atenção, porém, foi a substituição do vice Fábio Cardoso (Pode) pelo nome de Márcia Baranda (UB), reeleita vereadora pela oposição. Fábio, integrante do grupo político do deputado federal Saullo Vianna (UB), seria o vice, conforme o acordo inicial. O Cabo, no entanto, desistiu da composição e, sem comunicar ninguém, mudou os planos.
Versão 1
Os “analistas” de plantão afirmam que Cabo Linhares (PL) já havia acertado previamente com o governador Wilson Lima (UB) o apoio dos quatro vereadores da oposição, durante um encontro ocorrido no início de dezembro, em Manaus. Márcia Baranda teria sido indicada diretamente pelo governador. Linhares manteve a formação de sua chapa em segredo até o último momento permitido para a inscrição. A “rasteira” do Cabo desagradou a quase todos, exceto ao governador. Linhares teria assinado um acordo com Fábio Cardoso na vice-presidência. Já há quem fale em traição!
Versão 2

Ainda ressentido pelas últimas eleições da Câmara Municipal, nas quais precisou abandonar sua intenção de candidatar-se à presidência, o vereador Linhares preferiu aliar-se aos vereadores da oposição em vez de se acertar com Alex Garcia (PSD), Fábio Cardoso (Pode) e Juvan Medeiros (PSD), aliados do deputado Saullo Vianna. Os três vereadores tinham uma resistência em relação ao Cabo, que, por sua vez, também parecia não confiar neles.
Lambança
Só para refrescar a memória: no início de dezembro, Cabo Linhares e Fábio Cardoso anunciaram, em um vídeo, a formação de sua chapa. Menos de meia hora depois, a chapa foi desfeita. A justificativa foi que o Cabo se reuniu às escondidas com o governador Wilson Lima (UB), adversário político do grupo que elegeu Mateus Assayag como prefeito de Parintins na eleição de outubro. Durante a campanha eleitoral, os principais assessores do governador foram exonerados após serem flagrados tentando influenciar o resultado das eleições em favor de Brena Dianná (UB), candidata derrotada à prefeitura de Parintins.
Estranho
Sem nenhuma chapa adversária, o vereador Cabo Linhares foi eleito presidente da Câmara Municipal, tendo como vice Márcia Baranda (MDB), 1º secretário Fernando Menezes (Republicanos) e 2º secretário Adson Pontes (PL). O mais surpreendente é que, mesmo contrariando os acordos estabelecidos, o Cabo foi eleito por unanimidade, com o voto de todos os vereadores.
Outro lado
O presidente Cabo Linhares (PL), em conversa com amigos, justificou sua decisão com base em duas gravações que, segundo ele, revelariam um plano para inviabilizar sua candidatura. As gravações envolvem conversas entre os vereadores Babá Tupinambá (PP), Flávio Farias (UB) e o ex-vereador Jaime Lobato. O ex-líder do governo afirma que não é traidor, apenas se viabilizou politicamente para ganhar a eleição.
Sobrou
Após a eleição na Câmara, dois vereadores atribuíram a um colega a responsabilidade pelo desfecho do caso. “Ele se considera o pai da política, a reencarnação de Tancredo Neves, e até imagina que seu lugar é no Senado Federal, não no plenário Raimundo Almada. Foi o grande culpado por desagregar o grupo e semear a discórdia”, afirmou um dos vereadores.
Coletiva

O prefeito Mateus Assayag (PSD) e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB) anunciaram, na manhã desta quinta-feira (2), durante coletiva de imprensa no Centro do Idoso Pastor Lessa, os novos secretários municipais que irão compor o governo. Na escolha dos nomes, foram consideradas competências técnicas e a continuidade de projetos já em andamento nas respectivas pastas. Assayag reforçou, mais uma vez, a importância de uma relação harmoniosa entre a equipe de governo e a população.
Secretariado

Ao todo, foram anunciados 21 nomes para compor o primeiro escalão do governo. Entre os reconduzidos aos cargos estão: Zeila Cardoso (Assistência Social), Clerton Florêncio (Saúde), Albano Albuquerque (Obras), Edy Albuquerque (Administração), Harald Dinelly (Controladoria), Lídia Teixeira (Representação), Wanderley Pantoja (Projetos e Convênios), Adriano Aguiar (Defesa Civil), Tião Teixeira (Produção) e Edwan Oliveira (Cerimonial).
Alternância
Entre as mexidas nas pastas, surgem nomes novos e antigos, como o de Gizelle Soares (Educação), Danielle Canto (Finanças), Danielle Hatta (Procuradoria), Ana Vitória Castro (Terras, Cadastro e Arrecadação), Socorrinha Carvalho (Chefia de Gabinete), Gil Gonçalves (Extraordinário), Carlos Alexandre (Comunicação), Karla Viana (Eventos), Áurea Figueiredo (Hospital Jofre Cohen), Josimar Marinho (Planejamento), Luan Cavalcante (Juventude, Esporte e Lazer), Diego Mascarenhas (Limpeza Pública) e Marcos Andrey da Luz ( SAAE).
Parelha
Até o momento, o primeiro escalão do governo recém empossado é composto por 9 mulheres e 14 homens. Ainda restam os anúncios das pastas de Cultura, Turismo e EMTT.
Concurso
O prefeito Mateus Assayag (PSD) anunciou, na manhã desta quinta-feira (2), o tão aguardado concurso público da Prefeitura de Parintins. A previsão é de que a preparação para o certame tenha início ainda no primeiro semestre de 2025.
“Nosso desejo é ver 100% das vagas ocupadas por parintinenses”, afirmou o prefeito.

Brinde
O último Réveillon da gestão do prefeito Bi Garcia em Parintins foi marcado por uma atração nacional e uma queima de fogos com duração de 13 minutos. A noite da virada contou com shows de Raí Saia Rodada, Caprichoso, Garantido, bandas locais e o sorteio de quatro motos.
A festa reuniu uma multidão na Praça do Cristo Redentor, na orla da cidade.
Show Magnífico
O Bumbódromo foi palco de uma noite inesquecível, com o show eletrizante da banda Magníficos logo após a cerimônia de posse do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves. O público vibrou intensamente ao som de grandes sucessos, como “Me Usa”, “Carta Branca” e “Verdadeiro Amor”.


