Coisas da ilha


Indicações
Com a obra Ainda Estou Aqui, o Brasil concorre, pela primeira vez na história, a três categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. As indicações colocam novamente o cinema brasileiro em destaque no cenário da dramaturgia internacional. O reconhecimento celebra a obra-prima dirigida por Walter Salles, que retrata o drama de uma família durante o período da ditadura militar, iniciado em março de 1964.
Sinopse
Ambientado no início da década de 1970, período marcado pelo endurecimento da ditadura militar no Brasil, a trama se passa no Rio de Janeiro, onde a família Paiva — Rubens, Eunice e seus cinco filhos — vive em uma casa à beira-mar, de portas sempre abertas para os amigos. Tudo muda quando Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, determinada a descobrir o destino do marido, inicia uma longa e árdua busca pela verdade, enquanto precisa se reinventar para traçar um novo futuro para si mesma e seus filhos.
Memória

Além de resgatar a história de Rubens Paiva, “Ainda estou aqui” evidencia o drama de milhares de brasileiros que lutaram contra a ditadura militar e tiveram suas vidas ceifadas, a exemplo de Thomaz Antônio da Silva Meirelles Netto, mais conhecido como Thomazinho Meirelles. Parintinense, Tomazinho mudou-se para o Rio de Janeiro em 1958, onde ingressou em movimentos estudantis, políticos e seguiu sua vida profissional como professor. Por conta de sua atuação no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e na Ação Libertadora Nacional (ALN), foi preso e torturado por diversas vezes. Em 1979, o general de Brigada Adyr Fiúza de Castro confirmou a morte de Thomazinho em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
Desaparecido
Para o professor José Ribamar Bessa Freire, “Thomaz Antônio da Silva Meirelles Netto, o Thomazinho, nascido em Parintins, ex-aluno do Colégio Estadual do Amazonas, ex-secretário geral da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), é o único amazonense incluído na lista oficial dos desaparecidos na ditadura militar. Filho de dona Maria, companheiro da Miriam Malina, com quem teve dois filhos – Larissa e Togo – ele foi preso no dia 7 de maio de 1974, quando viajava do Rio para São Paulo. De lá pra cá, nunca mais foi visto”.
Simbologia
Por conta de toda sua atuação contra a ditadura, Thomazinho Meirelles tornou-se o maior símbolo de resistência ao regime militar em Parintins e no Amazonas. Irmão de Léa Meirelles (que vive em Parintins) e primo de primeiro grau do ex-deputado federal Ubaldino Meirelles, Thomazinho teria 89 anos se ainda fosse vivo.
Muro de Arrimo

A maior obra de infraestrutura de Parintins, o Muro de Arrimo alcançou 18% de execução. Com um investimento de cerca de R$ 67 milhões, a obra foi iniciada na gestão de Bi Garcia (PSD) e será concluída sob a administração de Mateus Assayag (PSD). De acordo com o prefeito Mateus, 50% das estacas já foram perfuradas, e os trabalhos na cortina de concreto e na rampa do Matadouro seguem em ritmo acelerado no bairro Santa Clara.
Casa de Irene
Começaram os trabalhos de demolição de uma antiga casa localizada na Rua Caetano Prestes, próxima à Praça Cristo Redentor, para a construção de um muro de contenção. O imóvel abrigou o antigo serviço de telecomunicação da Cantel e, após um leilão, passou a ser propriedade do casal João e Irene Novo. A área, já indenizada pela Prefeitura de Parintins, está projetada para se transformar em um ambiente charmoso, agradável e acessível para que as pessoas possam aproveitar e socializar.
Cultura
Circulam comentários de que o governador Wilson Lima (UB) deve anunciar, na próxima terça-feira (28), o novo Secretário de Cultura do Amazonas. Caio André, ex-vereador de Manaus e ex-secretário de Esportes do Amazonas, assumirá o cargo em substituição a Marcos Apolo Muniz, exonerado em 2 de outubro sob suspeita de favorecimento à campanha de Brenna Dianná para a Prefeitura de Parintins.
Supercopa
Belém do Pará recebe um dos grandes duelos esportivos do Brasil: Flamengo e Botafogo fazem a final da Supercopa no dia 02 de fevereiro, no Estádio Mangueirão. A venda de ingressos mostra que a partida terá um dos maiores públicos do estado e deve se configurar como uma das maiores decisões de 2025. Flamengo já esgotou ingressos, porém, Botafogo vem conquistando títulos importantes nos últimos anos.

Eliminados
Se Isabelle ainda faz ondas em Parintins, o casal amazonense do BBB 25 naufragou. Na contramão de Isabelle, que foi uma das finalistas do reality, Arleane e Marcelo foram despachados no primeiro paredão e culparam o “azar” pela eliminação precoce. “Caímos no paredão logo de cara”, justificou Marcelo.
Cunhã
Fãs de todo o Brasil de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Garantido e ex-participante do Big Brother Brasil 2024, estão organizando uma mobilização para Parintins em junho deste ano. Um grupo de 30 jovens, vindos de São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Ceará, Rondônia, Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, viajará de barco até a Ilha Tupinambarana para conhecer a festa e ver a cunhã de perto.

Carnailha
A segunda-feira do Carnailha será repaginada. As mudanças foram definidas após reunião dos blocos da Chave Especial com o prefeito Mateus Assayag. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas a ideia é montar um novo formato que possa gerar ainda mais atratividade ao público.
Repasse
Durante a reunião, ficou definido que será montado um cronograma de repasse de recursos que vai ajudar na compra de materiais, gravação de marchinhas e demais pontos necessários para a construção antecipada dos carnavais dos blocos Irreverentes e da Chave Especial.
Plumas e paetês
O domingo de carnaval promete manter o brilho habitual, com fantasias, irreverência e muita animação. Os blocos Panteras e Belezuras estão de volta à disputa da chave dos Irreverentes, ampliando a lista de cinco para sete blocos. A novidade é que o último lugar na competição será, automaticamente, desclassificado para o ano seguinte.

Seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Educação encerraram na última quarta-feira (22). Até o próximo domingo (26) as inscrições serão analisadas para que a lista de inscrições deferidas seja divulgada na segunda-feira (27). São mais de 1.400 vagas para cargos como professor, monitor, auxiliar administrativo, vigia, merendeira, dentre outros.

Desafio
Resgatando o espírito dos anos 80, quando Paulinho Faria cravou o título de “Boi do Povão”, o Garantido reafirma sua essência popular e sua resistência cultural. Este ano, a grande tarefa do boi da Baixa do São José é impedir o Caprichoso de conquistar o tetra, título inédito na história do Málúù Dúdú – Boi Preto.
Conselheiro
Um advogado está no comando do trabalho de comunicação do bumbá vermelho e branco. Raul Góes Neto assumiu como principal responsável pelas estratégias do boi do coração na testa. O presidente Fred Góes tem se aconselhado mais com Raul do que com o vice-presidente Marialvo Brandão.

Mais cadeiras
O Amazonas pode ter mais dois deputados federais nas eleições 2026. Isso porque a Câmara cogita aproveitar uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a quantidade de deputados por estado para aumentar o número de parlamentares. Caso isso ocorra, o Amazonas passará de oito para dez deputados federais.
Prazo
O Supremo deu prazo até o dia 30 de junho de 2025 para que o Congresso Nacional faça a redistribuição das vagas. Se esse prazo não for cumprido, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomar a medida.
Originários

No próximo domingo, 26 de janeiro, será lançado em Nhamundá o livro Hixkaryana: História e Cultura Indígena em Nhamundá. A obra, na verdade, é um catálogo impresso com recursos dos editais da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura Municipal de Nhamundá. O livro é fruto de um trabalho de inventário fotográfico e de uma pesquisa que deu origem a uma exposição realizada em junho de 2022, destacando a rica história dos Hixkaryana, “que envolve tanto a ocupação do território onde hoje estão localizados quanto as intensas trocas culturais estabelecidas com outros povos vizinhos”.
Orgulho
A exposição, concebida a partir das fotografias de Michel Amazonas, ganhou novos significados ao ser transformada em livro. De acordo com o professor Diego Omar, “a publicação aprofunda o que já estava presente na mostra: a ideia de que é essencial estreitar laços e reafirmar que muitos dos saberes ancestrais, enraizados na vida dos caboclos da região, têm origem indígena – algo que deve ser motivo de grande orgulho”. Além das imagens, o livro apresenta textos que ajudam a compreender diversos aspectos da trajetória do povo Hixkaryana.
Preconceitos
Os autores Diego Omar, Michel Amazonas e Lucas Gaspar reforçam a importância de “educar as novas gerações para reconhecer na diversidade étnica e cultural um elemento central de nossa formação social e cultural. Esse reconhecimento deve começar nas salas de aula e se expandir para outros espaços da sociedade, como forma de combater preconceitos e estereótipos”.
Comovente

O apresentador Ornello Reis, de 27 anos, uma das grandes revelações do Caprichoso, emocionou Parintins e o Amazonas ao anunciar que enfrenta um câncer agressivo que já atinge o pulmão. Em um vídeo divulgado na internet, esta semana, ele relatou dificuldades para falar e andar, além de uma tosse persistente nos últimos meses. A quimioterapia começou nesta quarta-feira (22).
Carta aberta
Há quase 10 anos, em 2015, em uma Carta Aberta, Ornello justificou sua saída do item de apresentador do Caprichoso, já alegando sofrer de insuficiência respiratória, com inflamações detectadas em seu pulmão esquerdo. Na época, com apenas 19 anos, o artista foi contratado para substituir Júnior Paulain. No entanto, nem chegou a assumir o posto. Sua passagem durou apenas nove meses, até maio de 2016.
Desmaio
A curta passagem de Ornello no Caprichoso foi marcada por episódios que já apontavam dificuldades de saúde. Na Carta, o próprio artista relata que em uma apresentação em abril de 2016, durante o lançamento do CD “Viva Parintins!”, esteve à beira de um desmaio, durante a apresentação no Curral Zeca Xibelão.
Nações
A história de Ornello mobilizou as torcidas tanto do Caprichoso, quanto do Garantido, que demonstram apoio nas redes sociais. Admirado pelo talento e determinação, o jovem tem recebido solidariedade de torcedores, diante da batalha tão desafiadora.
Apelo
No vídeo desta terça-feira (21), Ornello Reis aproveitou para fazer um alerta especial aos jovens, especialmente homens entre 20 e 35 anos, para que fiquem atentos à saúde e busquem ajuda médica ao notar sintomas persistentes.

