Coisas da ilha


Reapareceu
Nem 30 dias se passaram desde o início da nova gestão, e Brena Dianná (UB), candidata derrotada na última eleição à prefeitura de Parintins, já ressurge em seu estilo ofegante ou arrogante, apressando-se em fazer ilações contra as medidas iniciais adotadas pelo prefeito Mateus Assayag (PSD), que, de forma assertiva, faz o dever de casa.
Receio

Ao avaliar os primeiros passos de uma gestão, é prudente aliar-se ao tempo e aguardar o momento certo para se manifestar, principalmente quando os argumentos ainda carregam o ranço amargo das urnas. Qual seria esse momento? Só a sensatez pode responder. Mesmo insensata, Dianná sabe que a elegância exige recato — mas ignora. Sua estratégia é alimentar o espírito eleitoreiro para 2026 sem desarmar o barraco. Seu receio é perder o que imagina ter. É fato que boa parte do eleitorado migrou para o seu lado por circunstâncias momentâneas. Assim como veio, pode voltar!
Processo
Além do fracasso eleitoral, Brena Dianná carrega o peso da derrota moral de um governo que praticamente se mudou para Parintins com o único objetivo de trocar serviço público por voto. O resultado foi desastroso. Assessores diretos do governador foram flagrados em tramas criminosas contra o resultado das eleições. Quase todos foram exonerados e respondem a processos na Justiça Federal. Nesse contexto, Dianná não está incólume. Pelo contrário, enfrenta graves denúncias e corre o risco de se tornar inelegível.
Preocupação
Diante desse cenário, Dianná deveria estar preocupada com questões mais urgentes, em vez de tentar ressuscitar narrativas apodrecidas no calabouço das campanhas eleitorais. Se há quem cogite sua nomeação para a Secretaria Estadual de Cultura, surge uma dúvida inevitável: que equilíbrio emocional ela teria para lidar, por exemplo, com a conjuntura do Festival de Parintins, sabendo que a prefeitura e os bumbás estão entre os organizadores e que o atual prefeito, com apoio do presidente do Garantido, a derrotou nas urnas?
Pior
Para completar esse quadro dantesco, simpatizantes do ex-secretário de Cultura do Amazonas culpam Brena Dianná pela exoneração de Marcos Apolo. Foi durante sua campanha eleitoral que surgiu o “QG do Crime”.
Protestos
Os protestos realizados pela classe artística do Amazonas, segunda-feira (27), em frente ao Teatro Amazonas, demonstra que a escolha para o comando da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) não pode ser conchavo político e muito menos uma premiação para quem perdeu a eleição. Artistas, músicos, produtores e outros profissionais do setor, não pouparam críticas e vêm como se o governador Wilson Lima tratasse a cultura como “cabide de emprego” e não como uma área que demanda profissionais qualificados.
Vandex na cultura

Nos bastidores do Palácio do Governo do Estado do Amazonas, circula a informação de que nem a “Rainha do QG do Crime” nem o ex-vereador Caio André assumirão a Secretaria de Estado da Cultura (SEC). O nome cogitado para o cargo é Vanderley Alvino, o Vandex, que atualmente está no IDAM e possui experiência em eventos culturais. Vandex é compositor e produtor musical.
Chegada da Kamélia
A folia já tem data para começar! O Carnailha 2025 será aberto, oficialmente, com a Chegada da Kamélia, no dia 7 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 21h, no Anfiteatro Sila Marçal, no complexo do Bumbódromo, na avenida Paraíba. Junto ao evento, acontece também o tradicional Feirão dos Blocos, no mesmo local, reunindo todas as agremiações carnavalescas da cidade. A festa promete esquentar Parintins e dar o pontapé inicial para o melhor carnaval do Amazonas!
Dinheiro na mão

Os blocos do Grupo Irreverente e da Chave Especial já receberam 50% da verba para prepararem seus desfiles para o Carnailha 2025. O repasse foi feito pela Prefeitura de Parintins na quarta-feira (29), com mais de 30 dias de antecedência. O pagamento, dividido em três parcelas, garante que os blocos tenham mais fôlego para planejar uma festa grandiosa.
Reinado
O reinado da folia será definido no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), no Anfiteatro. Na data, serão escolhidos o Rei Momo, Rainha da Chave Especial e Rainha Irreverente. Além da antecipação dos repasses aos blocos, o prefeito Mateus Assayag também anunciou aumento na premiação para a Rainha do Carnailha, Rainha Irreverente e Rei Momo. Agora, a premiação está em R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), divididos entre primeiro, segundo e terceiro lugar.
Programação
No dia 2 de março (domingo) iniciam os desfiles, na avenida Paraíba, com os blocos do Grupo Irreverente. Na segunda-feira (3 de março), é a vez dos blocos do Grupo Especial tomarem conta da avenida. A terça-feira (4 de março) será marcada pelo tradicional Carnaboi, com arrastões de trios elétricos embalados pelas vozes de Caprichoso e Garantido.
Regulamento
Na segunda-feira (27), representantes dos blocos carnavalescos e a equipe da Secretaria Municipal de Turismo se reuniram para reformular o regulamento do Carnailha 2025. Mudanças estratégicas foram definidas, como a apresentação dos jurados aos blocos um dia antes da disputa e ajustes em critérios de julgamento, punições e organização do desfile.
Regras
Para manter o brilho e a competitividade da festa, o regulamento do Carnailha 2025 passou por uma revisão detalhada. Dimensões de letreiros, número de alas, fiscalização e atuação da comissão organizadora foram debatidos.
Concorrido
As mesas e camarotes para o Carnailha 2025 estão quase no fim. Quem quiser garantir um espaço privilegiado na folia deve correr para a sede da Secretaria Municipal de Turismo (CAT), das 8h às 14h. O evento, que teve um boom de crescimento nas gestões de Bi Garcia (PSD), promete muito sucesso sob o comando de Mateus Assayag (PSD). O prefeito busca fortalecer e modernizar o carnaval parintinense, alinhando parcerias com o setor privado e fortalecendo as já existentes com o setor público, almejando fortalecer os setores cultural e turístico do município.
Em Brasília
O prefeito Mateus Assayag viajará na próxima semana a Brasília, onde, acompanhado do deputado Saullo Vianna, se reunirá com o ministro do Turismo, Celso Sabino. Na pauta, estão o Festival de Parintins, o Carnailha, os bumbás mirins, as miniaturas, as pastorinhas e todas as programações que fazem parte do calendário turístico de Parintins.
Lei sancionada

Em mais uma ação pautada no cuidado com o meio ambiente, a deputada Mayra Dias (Avante) teve mais uma lei sancionada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). A Lei nº 7.331/2025 estabelece diretrizes para conscientização, controle e prevenção de incêndios e queimadas no estado. “As consequências das queimadas prejudicam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde da população. Precisamos agir de forma efetiva para prevenir esses danos e proteger os amazonenses”, afirmou Mayra Dias.
Deportados

O Brasil assistiu atônito a mais um desdobramento da política anti-imigração de Donald Trump. Na sexta-feira (24), um avião fretado pelo governo dos EUA, transportando 84 brasileiros deportados, precisou fazer uma escala forçada em Manaus, após um problema técnico. Os passageiros desembarcaram algemados pelas mãos e com correntes nos pés, mesmo em solo brasileiro.
Ironia do destino?
A parada forçada aconteceu justamente em Manaus, uma das capitais mais alinhadas ao bolsonarismo e às políticas de direita, do Brasil. O governador do Amazonas, Wilson Lima, que vestiu a camisa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 e 2022, agora via sua capital acolher, ainda que temporariamente, os alvos das políticas ultranacionalistas dos seus ídolos.

Garantido
O boi Garantido segue movimentando a ilha. Esta semana, o portal DeAmazônia noticiou que Telo Pinto, ex-presidente do Garantido e atual vereador de Parintins, teria sido escalado para tentar ‘reorganizar’ o bumbá e evitar o tetracampeonato do Caprichoso. Segundo a publicação, Telo teria recebido ‘carta branca’ do presidente Fred Góes para mexer em setores estratégicos do boi vermelho e branco.
Desmentiu
No entanto, tanto Telo quanto o vice-presidente do bumbá, Marialvo Brandão, trataram de desmentir a informação. Telo afirma que seu papel será restrito à arena, onde pretende contribuir com sua experiência, em 2025. “Eu fui chamado para passar um pouco do meu conhecimento de arena, coisas ligadas à apresentação do Garantido. Eu sou Garantido, tenho uma história lá e nunca me neguei a ajudar nenhuma diretoria”, garantiu Telo à coluna.

Comunicação
O presidente do Boi Garantido, Fred Góes, conversa com dois jornalistas que já atuaram na chefia de imprensa do bumbá para assumirem a comunicação da associação folclórica. Atualmente, a comunicação do Garantido é coordenada por um advogado e sua namorada.

Podcast

O ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia, foi o convidado do PodMais, podcast do Grupo Diário de Comunicação, nesta quarta-feira (29). Em um bate-papo com os jornalistas Hiel Levy, Ormando Barbosa e ‘Ricochete’, Bi fez um balanço dos últimos oito anos de gestão, destacando avanços em áreas como educação, saúde e infraestrutura.
Estratégia
Um dos trechos do Podcast que ganhou destaque foi sobre a mudança da data do Festival Folclórico de Parintins. Antes fixado nos dias 28, 29 e 30 de junho – independentemente do dia da semana –, o evento passou a ser realizado no último fim de semana do mês, a partir de 2006, após uma lei municipal criada pelo ex-prefeito Bi Garcia.
Deu certo
Com a alteração, o Festival deixou de esbarrar em dias úteis, garantindo maior fluxo de visitantes, atraindo patrocinadores e ampliando as oportunidades de investimentos.

Bloco novo
Neste domingo, 03, o Carnailha de Parintins terá um novo grupo carnavalesco. A Banda dos Tops lança o bloco que promete arrastar um grande público de foliões e fãs. A festa está marcada para as 17h e terá um tom de happy hour, feirão de bloco, carnaval, festival e tudo que o eclético repertório da banda possui. Gean Figueira (Caprichoso) e Gilson Matos (Garantido) trarão o Carnaboi para a festa.
Premiados
Suzana Batista Costa, Ailson Santos de Souza e Ceres Patrícia Brasil foram premiados na primeira edição do prêmio “Educadores que transformam” da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC). A premiação dada aos educadores parintinense é destinada a professores da rede estadual que buscam trabalhar com práticas pedagógicas exitosas, visando novas metodologias e atividades que busquem melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede. A premiação foi entregue na noite desta quinta-feira (30), em Manaus.

Mensal
Nesta sexta-feira (31), a prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Finanças, efetua o pagamento dos servidores públicos municipais.
Serão injetados mais de R$ 12 milhões na economia local do município. O pagamento marca o compromisso do prefeito Mateus Assayag na política de valorização do servidor público com todos os salários pagos em dia.
Retorno
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) retoma suas atividades nesta segunda-feira (3), com a leitura da mensagem do governador Wilson Lima. Com o início do ano legislativo, o governador também pretende enviar aos deputados a proposta de criação de pelo menos três novas secretarias de governo, com o intuito de “agasalhar” aliados políticos.

