Coisas da ilha


Rota internacional
A Embratur avança na ampliação das conexões de voos internacionais para o Amazonas, facilitando o acesso de turistas da Europa e da América do Sul a Parintins durante o Festival Folclórico. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, destacou que, com os voos assegurados, a promoção de Parintins no exterior entra em uma nova fase.
Feiras no exterior
Durante reunião na Embratur, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, solicitou a inclusão da cidade nos estandes da Agência em feiras internacionais, reforçando o potencial do Festival Folclórico como uma atração global. “Temos a marca, agora precisamos da vitrine”, afirmou.
Turistas estrangeiros
A cidade já se prepara para receber um número maior de visitantes internacionais. A modernização da Serra da Valéria, a capacitação em hotelaria e transporte, a formação de guias bilíngues e a adaptação da comunicação digital são algumas das estratégias em andamento para tornar Parintins um destino cada vez mais acessível.
Maracanã, ópera e carnaval

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, não economizou elogios ao Festival de Parintins, destacando sua grandiosidade e impacto cultural. Para ele, o evento é uma “mistura de Maracanã, ópera e carnaval” e precisa ser amplamente promovido no exterior. Freixo enfatizou que “primeiro, conseguimos as conexões internacionais para Manaus, afinal, só posso divulgar aquilo que o turista tem como chegar. Vamos começar a promover Parintins internacionalmente, visto que vocês são uma atração internacional”.
Press trip
Em 2024, a Embratur organizou uma press trip com influenciadores dos EUA e do Canadá para vivenciarem o Festival de Parintins. Além da festa dos bois, a experiência incluiu passeios fluviais, imersão em culturas indígenas e trilhas na selva. A iniciativa reforça a estratégia de posicionar a cidade como um destino turístico global.
Júlio Belém
Correndo contra o tempo, o prefeito Mateus Assayag (PSD) intensifica as ações para viabilizar a liberação do Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, para pousos e decolagens de aviões comerciais a jato durante o Carnailha. As restrições foram impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após uma inspeção realizada em outubro do ano passado, na qual foram identificados problemas estruturais.
Reparos
O governador Wilson Lima (UB) chegou a anunciar reparos na pista do aeroporto, mas as intervenções não ocorreram. Agora, com recursos próprios, a Prefeitura de Parintins realizou os ajustes solicitados pela agência e busca a revogação da medida restritiva. Os trabalhos incluíram a fresagem — remoção do asfalto danificado — e a aplicação de um novo pavimento de alta qualidade. Aproximadamente 100 toneladas de asfalto foram utilizadas na obra.
Voos
Na segunda-feira (03), o prefeito Mateus Assayag se reuniu em Manaus com o Brigadeiro Jorge Maurício Motta, comandante do 4°Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV). O encontro teve como pauta a cooperação técnica entre o órgão e o município.
E-195
Uma das principais demandas apresentadas pelo prefeito ao Cindacta IV foi a reativação dos auxílios de navegação aérea do aeroporto, atualmente inoperantes. Segundo Assayag, a ativação desses sistemas é fundamental para atender aos critérios da Anac e viabilizar a retomada das operações regulares de aeronaves de maior porte na cidade. A solicitação busca, entre outros objetivos, restabelecer os voos dos jatos Embraer E-195, que antes operavam quatro vezes por semana pela Azul Linhas Aéreas.
Agenda

Já na terça-feira (4), em Brasília, o prefeito, acompanhado do deputado Saullo Vianna, se reuniu com Thiago Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Depois esteve com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além de representantes dos Correios e Embratur. A busca por investimentos em infraestrutura aérea é estratégica para impulsionar o turismo e fortalecer o festival, um dos maiores eventos culturais do Brasil.
Nova inspeção
Entre os dias 18 e 19 de fevereiro, o Aeroporto Regional Júlio Belém passará por uma nova vistoria feita pela Anac. O objetivo é verificar se os ajustes solicitados pela agência foram realizados.
Fluxo
Em 2024, o número de voos para Parintins aumentou mais de 20% em relação ao ano anterior. Foram mais de 230 operações de pousos e decolagens, entre as companhias Azul, Gol, Voepass e Total Linhas Aéreas.

Saúde ribeirinha

Durante sua visita a Manaus nesta quarta-feira (5), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou um reajuste médio de 30% no custeio das Equipes de Saúde da Família Ribeirinha. A medida será formalizada nos próximos dias com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União e faz parte da estratégia do governo federal para fortalecer a atenção primária em áreas de difícil acesso na Amazônia.
Encontro
O anúncio foi feito durante a abertura do “Encontro Nacional da Estratégia Saúde da Família Ribeirinha: nos caminhos das águas o SUS se fortalece”, realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas, com a presença de parlamentares, prefeitos e gestores da saúde.
Atuação
No Amazonas, 131 equipes atuam diretamente na atenção primária, assegurando assistência a milhares de pessoas que dependem exclusivamente do SUS para acesso à saúde pública. “Escutamos as demandas de comunidades, trabalhadores e gestores para garantir mais estrutura e ampliar o atendimento nessas regiões de grandes distâncias”, destacou a ministra Nísia Trindade.
Fonte: Ministério da Saúde.
Na mídia

O ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia, está em alta na mídia amazonense! Nos últimos dias, ele passou por alguns dos principais veículos de comunicação de Manaus, concedendo entrevistas à Rádio Mix Manaus (Programa 18 Horas), ao podcast PodMais, do grupo Diário do Amazonas, e ao Balanço Geral, da TV Record.
Destaques
O assunto foi os avanços que marcaram seus quatro mandatos em Parintins. Infraestrutura, educação, cultura e turismo foram temas centrais, com destaque para a revitalização do Centro Histórico – com a modernização do mercado municipal e do museu–, crescimento do Festival Folclórico de Parintins, além dos 85% de asfaltamento da cidade.
Futuro
Questionado sobre seus próximos passos na política, Bi Garcia manteve o jogo aberto: “O futuro será discutido com o grupo durante esse um ano e meio, que é o que temos para o próximo pleito, em 2026”.
Em risco

A reeleição de Roberto Cidade (UB) como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) pode estar com os dias contados. O ministro do STF, Cristiano Zanin, exigiu, nesta quarta-feira (5/2), que a presidência explique o possível descumprimento da decisão do Supremo que limitava a reeleição.
Manobra
Em 2023, a ALEAM alterou suas regras para antecipar a eleição da Mesa Diretora, garantindo a vitória de Cidade para 2025-2026. O STF interveio, suspendeu o pleito e determinou uma nova eleição. A Assembleia ignorou e, em outubro de 2024, reelegeu o parlamentar.
Desconfiança
Roberto Cidade já presidiu a ALEAM nos biênios 2021-2022 e 2023-2024. Para o STF, a nova eleição pode ser uma “antecipação fraudulenta” para burlar o limite de uma única reeleição.
Anulação
Se o Supremo confirmar a ilegalidade, a reeleição pode ser anulada e os atos da Mesa Diretora eleita em outubro de 2024 serão questionados.
Candidato
Roberto Cidade foi candidato a prefeito de Manaus nas eleições municipais de 2024. Nas pesquisas ele iniciou figurando como favorito para disputar o segundo turno junto com o atual prefeito David Almeida. No entanto, ficou de fora, caindo para quarta posição após vir à tona o esquema comandado por secretários de Estado para favorecer as candidaturas de Cidade, em Manaus, e de Brena Dianná em Parintins.
Unesco

Os imponentes Teatro Amazonas, em Manaus, e Theatro da Paz, em Belém, agora disputam um lugar na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. O Iphan oficializou a candidatura, destacando o valor histórico e cultural das joias arquitetônicas da era da borracha.
O reconhecimento, no entanto, depende da avaliação de um comitê internacional. Sem prazo definido, os teatros precisarão comprovar autenticidade, integridade e valor universal excepcional. Se aprovados, os monumentos da Amazônia se juntam aos 15 bens culturais brasileiros já reconhecidos pela Unesco.
Primeira
Parintins registrou um marco inédito nesta quarta-feira (05) com a posse de Glaucilene da Silva Batista, primeira Bombeira Civil de Aeródromo do município. Ela assume o cargo de bombeira operadora categoria D, sendo a primeira mulher a conduzir um caminhão de combate a incêndio (CCI).
Mulheres

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves esteve presente na cerimônia de posse da bombeira, destacando a conquista como um avanço para as mulheres no mercado de trabalho.
A cerimônia ocorreu no aeroporto Júlio Belém, onde Vanessa, prefeita em exercício, também verificou ajustes exigidos pela ANAC para garantir a retomada das operações aéreas.
Roteiro
A sexta-feira (7/2) será marcada por dois grandes eventos que prometem agitar Parintins. De um lado, a tradicional Chegada da Kamélia abre oficialmente o Carnailha 2025 com uma grande festa no Anfiteatro Sila Marçal, das 21h às 1h30. A noite será embalada por DJ Kevin, Banda dos Tops e Swing Loko, além do aguardado momento da chegada da Kamélia, símbolo do carnaval.

Incomparável
Na presença do prefeito Mateus Assayag (PSD), do deputado federal Saullo Vianna UB) e dos presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, Rossy Amoedo e Fred Góes, ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou o apoio financeiro do governo federal para o Festival 2025. Ano passado, o Festival de Parintins recebeu o robusto investimento de R$ 10 milhões da pasta. O ministro Sabino, inclusive, se empolgou tanto com a cultura amazonense que virou compositor de toada Ao lado de Saullo Vianna, assinou “Incomparável Amor”, faixa do álbum 2025 do Caprichoso.
Conversa

O presidente do Boi Caprichoso se reuniu, nesta quinta-feira (6), com o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, para agradecer o apoio e reforçar a parceria institucional. Na ocasião, também convidou o vice-governador para o lançamento do álbum “É Tempo de Retomada”.
Novo galpão
Enquanto isso, trabalhadores no galpão azul redesenham os espaços para novas alegorias na expectativa de um novo galpão a ser construído em substituição ao de madeira. A reestruturação do espaço assegura mais segurança e conforto aos artistas e trabalhadores que constroem o espetáculo para o Festival de 2025.
Calado vence
O Boi Garantido anunciou nesta quinta-feira, 6 de Fevereiro, que já tem seu projeto de arena fechado para o Festival de Parintins 2025, que acontece em junho! O vice-presidente, Marialvo Brandão, afirmou ainda que o álbum está em gravação, as maquetes ganham forma e os galpões seguem em ritmo intenso, aguardando apenas o retorno dos artistas que brilham no Carnaval do Rio e São Paulo.
Vice

O boi vermelho e branco garante que vem mais forte do que nunca e afirma possuir “segurança financeira, estrutura fortalecida e valorização dos trabalhadores”. O planejamento, segundo o vice, iniciou em julho de 2024 e foi revisado constantemente. O objetivo é claro: levar o 33º título para a nação vermelha. “A Baixa do São José nunca esteve parada, estava apenas trabalhando.”
Contenção
A perda de material provocada pelo desbarrancamento habitual no Rio Amazonas não parece comprometer a estrutura física do muro de arrimo em frente à casa da senhora Maria Ângela Faria (in memoriam), em Parintins. Diferentemente de edificações anteriores, construídas com muro de gravidade, as atuais foram erguidas sobre estacas raiz de grande profundidade. Essa tem sido a avaliação preliminar dos técnicos da Semosp.
Reposição
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos atua no local para repor o material perdido com o deslocamento de uma porção do solo, que causou uma fissura no asfalto em um trecho da rua Caetano Prestes, além de uma trinca na mureta de tijolos próxima à escada.

