O ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), e o atual prefeito, Mateus Assayag (PSD), participaram, nesta sexta-feira (07), do “Ato pela Reforma Tributária: União e Reconhecimento”, realizado no SESI Clube do Trabalhador, em Manaus.
O evento reuniu representantes das classes produtoras do Amazonas para homenagear os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz pelo trabalho decisivo na articulação que garantiu a manutenção das vantagens fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária.
Promovido por diversas entidades do setor produtivo, como a Fieam, Cieam, Fecomércio, ACA, Abraciclo, Eletros, entre outras, o ato também reconheceu o empenho de parlamentares da Bancada Federal do Amazonas, como os deputados Sidney Leite, Pauderney Avelino e Fausto Júnior.
Relator da PEC 45/2019 e do PLC 68/2025, que regulamenta a Reforma Tributária, o senador Eduardo Braga destacou a importância da união entre os setores produtivos e o poder público na defesa do modelo econômico do Amazonas.
“Estar ao lado de entidades que representam o comércio, a indústria, o agronegócio e outras áreas do nosso estado reforça a importância dessa conquista. Esse momento nos engrandece e fortalece, mostrando que estamos no caminho certo para um Amazonas mais unido, competitivo e próspero”, afirmou Braga.
Já o senador Omar Aziz, coordenador da Bancada Federal do Amazonas, ressaltou a luta para garantir a competitividade da ZFM e proteger milhares de empregos.
“Tenho compromisso em defender as pessoas do meu Estado. Não foi diferente na defesa dos empregos da Zona Franca de Manaus durante a tramitação da reforma tributária e sua regulamentação. Nosso trabalho segue no Congresso, sempre vigilantes e em defesa do nosso Amazonas”, declarou Aziz.
REFORMA TRIBUTÁRIA
A Reforma Tributária, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro, mantém incentivos fiscais essenciais para a ZFM, como a isenção da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e a preservação do crédito presumido do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), garantindo competitividade ao Polo Industrial de Manaus.
Para Bi Garcia, a defesa da ZFM vai além da capital e impacta diretamente o interior do Amazonas, incluindo Parintins, que também se beneficia dos empregos e da arrecadação gerada pelo modelo econômico.
“Essa conquista não apenas protege milhares de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM), mas também fortalece a economia do interior do estado, garantindo desenvolvimento e oportunidades para nossa gente. Meu reconhecimento a todos que se dedicam a defender os interesses do Amazonas!”, declarou Garcia.