A Praça Animada fez grande sucesso em Parintins nos anos 90 e ajudou na ascensão política do então empresário Carlinho da Carbrás, que depois se tornaria deputado federal e prefeito de Parintins, cassado por inúmeras irregularidades
A Praça Animada foi um dos maiores eventos com objetivo eleitoral da história de Parintins. Foi um dos principais projetos do, então, empresário Carlinho da Carbrás na cidade. Quem tem mais de 40 anos lembra da grande mobilização que acontecia em Parintins, com distribuição gratuita de cupons para sorteios de prêmios na extinta Praça Fábio Lucena, hoje Praça da Liberdade. Os eventos aconteciam geralmente aos sábados e foram extremamente eficazes para transformar o empresário em uma figura política de destaque no município.
E deu certo. Além da Praça Animada, Carlinho atuou fortemente em outras áreas e conseguiu sucesso político e disputando eleições como a da Prefeitura de Parintins em 1992, na qual não conseguiu se eleger. Em 1994, conquistou a suplência na disputa por uma vaga de deputado federal, cargo que assumiria anos depois. Em 1996, foi eleito prefeito de Parintins.
A era Carbrás foi um desastre absoluto na administração municipal, com demissões em massa, desvio de recursos e prejuízos à economia da cidade.
Praça Animada 2.0
Mais de 30 anos depois, um projeto semelhante à Praça Animada de Carbrás ressurge na cidade, também realizado na periferia e aos sábados. Desta vez, a iniciativa é comandada pela ex-vereadora Brena Dianná, que foi candidata à Prefeitura de Parintins na última eleição, acabou derrotada por Mateus Assayag e era a principal beneficiária de um esquema de fraude eleitoral, o chamado QG do Crime. A advogada usou suas redes sociais para anunciar a distribuição de cartelas de bingo totalmente gratuitas.
A relação política da ex-vereadora com antigos aliados de Carbrás deixa claro que a estratégia segue a mesma cartilha: trocar “presentes” por expectativa de voto.