Coisas da ilha


Advertência
Com o deslize de David Assayag no Carnaboi, muitos apontaram que a banda induziu ao erro, a direção do Garantido preferiu advertí-lo a usar o rigor da exclusão. O presidente Fred Góes, que não costuma ceder facilmente, foi convencido de que a importância do David não pode ser medida por uma tolice de carnaval. Alguns membros da Comissão de Arte, ligados ao bloco musical, defenderam fortemente a permanência de David por vários motivos — entre eles, o fato de que a gravação do álbum 2025 já foi concluída, com todas as toadas interpretadas por ele.
Nota
Em Nota Oficial, a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido anunciou, nesta quarta-feira (5), que “aplicou uma advertência” ao cantor David Assayag por sua conduta durante a apresentação no Carnaboi. Segundo a diretoria, a decisão foi tomada de forma consensual pelo Conselho de Ética, Conselho Fiscal, Diretoria e Comissão de Artes, seguindo as normas disciplinares do Estatuto Social do bumbá. O texto afirma que “situações como essa não serão toleradas” e que ninguém está acima do Garantido.
Stories
Um detalhe curioso é que a Nota oficial do Garantido não foi publicada no feed das redes sociais, e sim somente no stories da página do boi. O stories são publicações temporárias que duram somente 24 horas.
Desculpas
Antes mesmo do Garantido anunciar sua permanência, David Assayag também veio a público se desculpar com a galera vermelha e branca. Em seu Instagram, publicou: “houve um erro grave de minha parte, falhei com a galera do Boi Garantido e com aqueles que me cederam sua confiança para representar o item 02. Lamento profundamente o desconforto causado”.
Movimento

À medida que a poeira foi baixando, cresceu também a resistência pela permanência de David Assayag como item oficial do Garantido. As ponderações são diversas. “É impossível não reconhecer a dedicação e o entusiasmo de David pelo Garantido. Ele é um item presente em todas as manifestações nas quais o garrote participa, independentemente do lugar. Além disso, não é à toa que ele carrega o apelido de ‘A Voz da Amazônia’”, disse um ex-presidente do Boi do Povão.
Mobilização
Fontes próximas a Fred Góes afirmam que ele recebeu várias ligações pedindo a permanência de David Assayag como levantador de toadas. Entre elas, a de um político influente no Estado: “David não pode ser afastado por um erro simples; todos cometem falhas”, destacou o político durante a conversa com Fred.
Mobilização II
Além do apoio político, fãs e simpatizantes do Festival também se mobilizaram em defesa da permanência de David Assayag no Garantido. Nas redes sociais, muitas pessoas expressaram sua opinião, ressaltando a importância de Assayag para a tradição e o sucesso do evento.

Resenha carnavalesca
O Carnailha avança a cada ano rumo à consolidação como uma das mais promissoras manifestações culturais do Norte brasileiro. A festa abre espaço no calendário para uma celebração marcada por alegria, irreverência, criatividade e diversidade, tornando-se cada vez mais atrativa e participativa. A fórmula do sucesso se aprimora: no domingo, tem marchinha (?); na segunda-feira, samba; e a terça é embalada pela toada. Mas, por mais surpreendente que pareça, o samba perde o brilho na terra do boi-bumbá. Quando assume o comando da noite, a festa esfria, sem a mesma vibração dos outros dias. Atento a esse cenário, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, terá mais tempo para refletir sobre o formato da festa. O primeiro sinal de mudança já foi dado: “Paraíba do Samba” acertadamente deu lugar ao “Circuito Carnailha”!

Logo ali
Na quinta-feira (6), após o Carnailha, o prefeito Mateus Assayag participou, em Manaus, da primeira rodada de reuniões com os órgãos estaduais responsáveis pela organização e logística do Festival de Parintins. A prefeitura é uma das organizadoras desse grande evento, ao lado do governo estadual e dos bois Caprichoso e Garantido.
Irreverentes
Após um grande espetáculo no Circuito Carnailha, a apuração das disputas carnavalescas foi realizada na manhã desta quarta-feira (5), na Central de Atendimento ao Turista (CAT). Na chave Irreverente, o grande campeão foi o bloco “Os Piratas”, que conquistou o título com o tema “Pra refrescar nesse calor, vamos chupar, meu amor”. O segundo lugar ficou com o bloco Chitara da Chapada, que levou para a avenida o enredo “Alegria! A bandeira da diversidade”. Já o terceiro colocado foi o bloco Lagarto Salgado, que celebrou seus 20 anos com o tema “20 anos de frescura: Papai Joel, bota no meu caneco que vai ser loucura”.
Especiais
Pela primeira vez na história do Carnailha, a chave Especial consagrou três campeões. Os blocos Fax Clube, Unidos do Itaúna e Rubro Negro empataram na primeira colocação e levaram o título de 2025, em uma disputa acirrada. Na segunda colocação, ficou o Império do Palmares. O terceiro lugar foi conquistado pelo Bad Boy.
Consolidado
A noite mais aguardada do Carnaval em Parintins foi um verdadeiro espetáculo de cores, emoção e tradição. Em mais uma edição memorável, o Carnaboi, fenômeno cultural do Amazonas, arrastou mais de 20 mil pessoas pelo Circuito Carnailha, misturando a energia da folia carnavalesca com o ritmo inconfundível das toadas do Festival Folclórico de Parintins. Ao som dos trios elétricos, artistas dos bois Caprichoso e Garantido embalaram o público com os clássicos do festival, transformando a avenida em uma grande arena a céu aberto.
Show

Milton Cunha é, sem dúvida, o grande nome das transmissões dos desfiles das escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro. Inteligente, irreverente, espontâneo, extrovertido, autêntico e ágil, ele domina o assunto sem ser cansativo — pelo contrário, é um prazer ouvir seus comentários. Milton é fenomenal.
Bagagem
Para quem acompanhou os desfiles pela televisão, Milton Cunha foi, sem dúvida, um dos melhores investimentos da Globo nos últimos anos. Longe de ser um personagem caricato, esse paraense do Marajó é pós-doutor em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde pesquisou as Narrativas Culturais no Carnaval de Rosa Magalhães. Atualmente, realiza seu segundo pós-doutorado no Fórum de Ciência e Cultura do Museu Nacional da UFRJ, com o tema Boi de Parintins: Estrutura Narrativa e Patrimônio Cultural dos Povos da Floresta Amazônica.
Complemento
Além de tudo isso, Milton Cunha é psicólogo, mestre e doutor em Letras na área de Ciência da Literatura, cenógrafo, comentarista, carnavalesco com especialização em Moda e Indumentária. Para completar, fala fluentemente português, inglês e francês. E, de quebra, é apaixonado por Parintins. Quando era carnavalesco da Beija-Flor de Nilópolis, em 1994, Milton desembarcou na ilha atrás das bromélias de Margaret Mee, enredo da escola. Depois dessa viagem, virou um admirador da cultura dos parintintin!
Reconhecimento
Dentre as muitas homenagens recebidas, Milton Cunha foi reconhecido por Marcos Moura, membro do Conselho de Arte do Boi Caprichoso, que destacou: “você é farol aceso na neblina do esquecimento, um branco aliado e griô da contemporaneidade que costura saberes com a agulha fina da inteligência, da ousadia, da irreverência, da transgressão e do conhecimento. Sua voz não apenas narra os lindos espetáculos das escolas de samba, mas os amplia com sua mediação cultural, transformando a transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro em um ato educativo, politizado e decolonial. Você não nos deixa apenas assistir; nos ensina a enxergar”.

Bastidores
O curioso em meio a essa situação é que, em nenhum momento, a diretoria cogitou o nome de Sebastião Júnior. Não se sabe ao certo o que impede Sabá de ser um nome natural para compor o item. Vozes próximas à presidência afirmaram que, se não fosse o David, um novo nome iria surgir. Se isso for verdade, fica a pergunta: o que há de tão grave nessa relação para que Sabá seja descartado das opções?
Cunhã
A cunhã Isabelle Nogueira fez sua estreia na Marquês de Sapucaí na noite de terça-feira (4), desfilando como musa da Grande Rio no Carnaval 2025. Representando a entidade espiritual Jurema, ligada à floresta e à cura, a amazonense encantou com sua performance e carisma na avenida.
Ignorada?
No entanto, a participação de Isabelle passou despercebida pela transmissão da TV Globo, o que gerou revolta entre fãs e conterrâneos. Durante a exibição ao vivo, os apresentadores destacaram a passagem da escola, mas não mencionaram Isabelle em nenhum momento, mesmo quando ela sambava em frente às câmeras. A situação repercutiu nas redes sociais, onde muitos internautas criticaram a falta de reconhecimento da ex-BBB, que se destacou por sua forte ligação com a cultura amazônica dentro do reality show da Globo.
Educação indígena

O indígena Josias Ferreira Sateré, da etnia Sateré-Mawé se tornou o primeiro indígena doutor do Baixo Amazonas. O pesquisador defendeu, na quarta-feira (5), a tese “Sateré-Mawé: desafios de lideranças e de professores na construção da educação escolar indígena na aldeia de Ponta Alegre, município de Barreirinha/AM” à Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Parintins). O estudo aponta “os desafios enfrentados por lideranças e professores na construção da educação escolar indígena na Aldeia de Ponta Alegre, Barreirinha-Am”.
Doutorado
A pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM). O trabalho – aprovado por unanimidade – é importante para o melhoramento do sistema educacional indígena e o atendimento direto dos profissionais da educação nesta área educacional. A tese contou com orientação da professora doutora Hellen Cristina Picanço Simas.
Manaus
Após o grande sucesso na Ilha dos Bumbás, a Capital se prepara para receber o CarnaBoi 2025. O evento ocorre hoje (07) e amanhã (08) no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul de Manaus, com entrada gratuita. Entre os artistas confirmados, destaca-se David Asaayag, que promete agitar o público, mesmo em meio a polêmicas.
Festa de Boi
No dia 29 de março, a Villa Bulcão será o local de abertura da temporada bovina. O evento contará com apresentações de artistas da região, incluindo Edilson Santana, David Assayag, Balanço da Toada e Canto da Mata. A festa tem como objetivo reunir torcedores de Garantido e Caprichoso. As vendas de mesas e ingressos estão previstas para começar em breve.
Toada Nova

Coincidência ou não, o Boi Caprichoso lançou nesta quinta-feira, 07, a toada “Bodozal da Francesa, que faz parte do álbum 2025. A letra tem o refrão “ô lê lê, ô lá lá… é de boi, é de boi, boi-bumbá”, que ficou bastante conhecido recentemente na gafe do levantador de toadas do Garantido, David Assayag, que cantou a toada azulada durante o Carnaboi.


