Hoje, 02 de abril, é Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data lembra a importância da implementação de políticas públicas voltadas às pessoas e famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ex-prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, aproveitou o momento para destacar a relevância de ações voltadas para este público e o fortalecimento familiar.
Em sua gestão, Bi Garcia implantou no município a Educação Inclusiva, “tornado Parintins a maior rede de atendimento da educação básica do interior do Amazonas”. “Qualificamos professores e levamos para as escolas a atenção básica especializada para quem precisa”, disse o político que atuou nos dois últimos mandados na Prefeitura de Parintins.
Bi Garcia incentivou políticas públicas para atuação exclusiva de pessoas com espectro autista como o apoio ao Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girrasol, criado pela deputada estadual Mayra Dias. O serviço também acontece por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semasth), nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
“Quando garantimos acesso à saúde, educação e suporte especializado, não apenas melhoramos a qualidade de vida dos autistas, mas fortalecemos todo o núcleo familiar. Parintins é um exemplo de que isso é possível, e o Amazonas precisa desse olhar para garantir dignidade, respeito e oportunidades para todos”, finaliza.
“O Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Tem como características a dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo”, Dr. Dráuzio Varella.