Na tentativa de rever decisões da Azul e da Gol, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, reuniu com representantes das empresas aéreas para evidenciar que “aeroporto de Parintins está liberado para voos a jato”. De acordo com o gestor municipal, o aeródromo funcional normalmente desde 24 de abril com autorização da Agência Nacional de Aviação Comercial (ANAC).
Com a proximidade do Festival de Parintins 2025, o município deve receber uma grande quantidade de turistas e uma das principais portas de entrada é o aeroporto municipal. Mateus conversou com diretores das empresas aéreas e mostrou que os voos podem ser operados na cidade.
Mateus também destacou o apoio e articulação de autoridades políticas do Amazonas que foram fundamentais para a adequação e liberação do aeroporto como os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, o deputado federal Saullo Vianna e a deputada estadual Mayra Dias.
Tanto Azul quanto a Gol haviam definido malhas aéreas para atuarem em Parintins durante o Festival de Parintins sem a utilização de aviões a jato. Porém, com a liberação do aeroporto, Mateus solicitou das operadoras o uso das aeronaves, uma vez que tem maior capacidade de passageiros. Até o momento, a Azul afirmou que “vai aumentar o número de acentos”.
Segundo o prefeito, “agora a decisão é comercial das empresas aéreas tanto da Azul quanto da Gol ou qualquer uma que queira voar pra Parintins. Parintins está com o aeroporto liberado”. Ele fez pedido formal às empresas para rever sobre os voos a jato e aguarda decisão.
Foto: Divulgação