Festival de Parintins: Polícia Militar vai atuar com tecnologia para identificar criminosos e objetos roubados

Compartilhar notícia

O uso da tecnologia será uma forte ferramenta de combate ao crime durante o Festival de Parintins 2025. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas anunciou segunda-feira, 02, a utilização de aparelhos tecnológicos como Recuperafone, Paredão e câmeras de identificação facial que compõem as estratégias de inteligência da Operação Impacto.

De acordo com o secretário de segurança pública do Amazonas, Marcus Vinícius Oliveira, as principais entradas de Parintins, porto e aeroporto, terão câmeras de identificação facial. “Todo mundo que entrar no município vai ser registrado a face e a gente já vai identificar se aquela pessoa que está chegando aqui já tem mandado de prisão em aberto, se ela já tem algum crime que, porventura, a gente tenha que prender, já vai prender no porto ou então no aeroporto. Mas se, porventura, vier a cometer algum crime na cidade, a gente vai ter aquela face guardada e fica muito mais fácil de a gente tirar de circulação”, explica.

Outro equipamento a ser usado é o Paredão, que “é uma tecnologia que permite identificar veículos roubados ou mesmo qualquer tipo de crime que envolva aquele carro”. Segundo o secretário, a utilização deste equipamento vai ajudar impedir que veículos furtados sejam utilizados em crimes ou comercializados em Parintins.

A polícia também tem tecnologia para atuar contra um dos crimes mais registrados em Parintins no período do Festival, o furto de celulares. “Também o Recuperafone, que vai identificar telefones que estejam sendo usados, mas que foram provenientes de algum roubo ou furto no passado”, aponta o secretário.

“Então, toda essa tecnologia vai estar funcionando e agora já a partir mais ou menos do mês de junho, essa tecnologia vai ser normal no interior. Nós já estamos expandindo, levando isso para que todo o nosso interior tenha essas tecnologias na mão do nosso policial. A gente vem com um aparato muito forte de tecnologia como nunca tivemos”, afirma Marcus Vinícius.

A operação de segurança no Festival de Parintins vai contar com cerca de 800 homens, entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e demais órgãos estaduais e municipais.

Você não pode copiar conteúdo desta página