Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Aleam faz homenagem ao Festival de Parintins

Compartilhe:

Celebração

Em meio às cores azul e vermelha, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) celebrou, nesta quinta-feira (5), o Festival Folclórico de Parintins em uma Sessão Especial marcada pela exaltação à cultura e à economia criativa da ilha. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), que destacou o papel fundamental dos artistas e profissionais que, ano após ano, transformam o evento em um dos maiores espetáculos do país.

A cerimônia reuniu itens oficiais dos bois Caprichoso e Garantido, além de autoridades estaduais e municipais, como o secretário de Cultura do Estado, Caio André; o prefeito de Parintins, Mateus Assayag; a vice-prefeita Vanessa Gonçalves; o deputado federal Saullo Vianna; o ex-prefeito Bi Garcia; o presidente da Câmara de Parintins, vereador Cabo Linhares; o presidente da Manauscult, Jender Lobato; e os presidentes Fred Góes (Garantido) e Rossy Amoedo (Caprichoso).

Compositores, artistas de alegoria, coreógrafos e artesãos também foram homenageados pelo legado construído em prol da cultura amazonense.

Expansão

Durante a Sessão Especial, o prefeito Mateus Assayag, anunciou que Parintins está prestes a realizar o maior Festival Folclórico de sua história. Com expectativa de receber mais de 100 mil visitantes e movimentar mais de R$ 100 milhões na economia local, a edição de 2025 deve marcar um novo capítulo para a cultura e o turismo da região. “O Festival não é só arte, é desenvolvimento. São mais de 20 mil empregos e R$ 7 milhões em investimentos públicos da Prefeitura só em infraestrutura. É um impacto real na vida das pessoas”, afirmou o prefeito. Em tom otimista, convidou turistas e amazonenses a conhecerem também o calendário turístico do município, que inclui eventos esportivos e religiosos ao longo do ano.

União

O presidente do Boi Garantido, Fred Góes, ressaltou o espírito de união entre as agremiações, mesmo diante da tradicional rivalidade dentro da arena. “Essa homenagem mostra que, apesar da rivalidade dentro da arena, fora dela temos caminhado juntos. O festival nos une por uma causa maior, a valorização da cultura e a autoestima do nosso povo”, afirmou Góes. A comitiva do Garantido foi composta também pelo vice-presidente Marialvo Brandão, itens oficiais, membros da diretoria e compositores do bumbá.

Respeito

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, conduziu a comitiva azulada ao parlamento estadual com discurso sobre o poder transformador da arte.“A arte transforma vidas. O Festival de Parintins é cultura, é economia criativa e formação de cidadãos para além da arena”, disse. No entanto, Rossy não deixou de mencionar os desafios enfrentados. Ele revelou ter sofrido ameaças de morte recentemente devido à sua atuação como dirigente do Caprichoso. “Fui atacado, fui ameaçado, até ameaçado de morte, mas isso não vai me fazer recuar”, afirmou, apontando os “haters” como responsáveis pelas intimidações. 

Mais um na lista

O presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, esteve em Manaus nesta terça-feira (3) e, após reunião com lideranças do partido na capital — entre elas o prefeito David Almeida — oficializou o nome de Marcos Rotta como pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026. Atual chefe da Casa Civil de Manaus e ex-vice-prefeito da capital amazonense, Rotta foi escolhido para representar a sigla na disputa por uma das vagas ao Senado, fortalecendo a estratégia do Avante de ampliar sua presença no cenário político nacional.

Na disputa pelas duas vagas ao Senado, já circulam nomes de peso: Eduardo Braga (MDB), Plínio Valério (PSDB), Wilson Lima (União Brasil), Alberto Neto (PL), Marcos Rotta (Avante) e Marcelo Ramos (PT).

Liderando as pesquisas, Braga conta com  apoio do prefeito de Manaus, David Almeida, e de dezenas de prefeitos de diversos municípios, entre eles Mateus Assayag (PSD), de Parintins; Mário Abrahim (Republicanos), de Itacoatiara; e Valciléia Maciel (MDB), de Manacapuru. Juntos, os quatro municípios representam 60% do eleitorado do Amazonas.

São dois

Com Eduardo Braga (MDB) já definido, resta saber quem será o outro candidato a contar com o apoio de Mateus Assayag na disputa pelas duas vagas ao Senado nas eleições do próximo ano.

Premiação

A Câmara Municipal de Parintins foi premiada em 1º lugar no VII Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU) com o projeto “Vozes do Rio”, que promove transparência e aproximação com a população por meio da Rádio Câmara. A premiação foi entregue nesta sexta-feira (06) durante visita técnica da CGU ao município e destaca a inovação e eficácia do projeto.

Antecipada

Ao promover gratuitamente bingos com premiação em dinheiro todos os meses, Brena Dianná pode ter antecipado perigosamente o processo eleitoral em Parintins, caso confirme sua candidatura à Assembleia Legislativa do Amazonas. Especialistas afirmam que a prática pode configurar crime eleitoral.

De repente

Liderando as pesquisas para o governo do Amazonas na capital e com uma base consolidada no interior do estado, é natural que surja a curiosidade sobre quem são os suplentes do senador Omar Aziz (PSD). A primeira suplente é Cheila Moreira (PT), ex-vereadora de Itacoatiara. O segundo suplente é o parintinense João Pedro Gonçalves (PT), que já foi vereador, deputado estadual e senador da República.

Ruído

A relação entre o vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, e o diretor de arena, Edwan Oliveira, está estremecida. O motivo é a disputa pela presidência do boi, cargo que ambos pretendem ocupar.

Primogênito

Falando em eleição, Dodozinho Carvalho está avaliando a possibilidade de lançar o filho como candidato à presidência do Caprichoso. No Movimento Marujada, circula a informação de que Claudomiro Neto será o nome forte na disputa eleitoral do próximo ano.

Panavueiro

O Trio Panavueiro, atração alternativa do Festival de Parintins, divulgou a programação da sua quarta edição, com shows nos dias 27, 28 e 29 de junho, sempre das 14h às 18h. Com concentração na orla da rua Faria Neto e trajeto até a praça da Catedral, o evento leva música, dança e cultura popular às ruas da Ilha Tupinambarana. A iniciativa é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e neste ano conta com a participação especial do Trio Bumbalada, orquestra de ritmistas que dá o tom da festa. Entre as atrações confirmadas estão Helen Veras, Jr. Paulain, Prince do Boi, Ivo Meireles, Márcia Novo e outros artistas que movimentam o universo bovino. Durante o percurso, o público recebe brindes como abadás, copos, ventarolas e água, promovendo conforto e inclusão.

Contrários

O mês de junho começou com tudo em Parintins com o espetáculo do Show Contrários 2025, realizado na noite de domingo (1º), em frente ao Bumbódromo. O evento, que integra o calendário oficial de turismo do município, encantou o público com música, ancestralidade e emoção. Idealizado pelo jornalista Jonas Santos, o projeto da Companhia Cultural Contrários contou com apresentações dos apresentadores oficiais dos bois, Israel Paulain (Garantido) e Edmundo Oran (Caprichoso), Balanço da Toada, Pagode do Bilela e Iezem Rocha. Pela primeira vez, representantes da etnia Tupinambá do Tapajós, do Oeste do Pará, participaram do espetáculo. O pajé Natto Tupinambá, o cacique Lucas Tupinambá e o líder Jackson Tapajós foram recebidos pelas nações azul e vermelha, emocionando o público com uma cerimônia ancestral conduzida no palco, em um momento simbólico e marcante. Com patrocínio do Governo do Amazonas o evento também teve apoio do Cita, Prefeitura de Parintins, Associações dos Bois e do Portal deAMAZÔNIA.

A Baixa é Quilombo

A Fundação Cultural Palmares reconheceu oficialmente a comunidade da Baixa da Xanda como o primeiro quilombo de Parintins. A portaria com a certificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 6 de junho de 2025, marcando um passo histórico para o movimento negro no Amazonas. Berço do Boi Garantido, a Baixa carrega uma trajetória centenária de ancestralidade, trabalho coletivo e fé. O território foi formado por descendentes de pessoas escravizadas, como Dona Germana, e tornou-se um dos principais núcleos culturais da cidade.

Selo Unicef

Com 20 anos de atuação, a Rede de Proteção de Parintins foi reconhecida pelo Unicef como modelo de cuidado com crianças e adolescentes e será referência na COP 30, que ocorrerá em 2025, em Belém (PA). A informação foi anunciada pela chefe do Unicef na Região Norte, Rayane França, durante visita ao município. A ideia é engajar municípios da rota da COP 30 com base na experiência exitosa de Parintins. Na quinta-feira (5), representantes do Selo Unicef e da Rede participaram de reunião no Centro do Idoso Pastor Lessa, para alinhar ações da nova edição do selo (2025-2028) e fortalecer ainda mais a rede de proteção no município.

Bets

O Festival Folclórico de Parintins terá pela primeira vez o patrocínio de uma casa de apostas. A Esportes da Sorte, autorizada pelo Ministério da Fazenda, se tornou apoiadora oficial do evento. Reconhecida por investir em manifestações culturais pelo país, a marca agora une seu nome a um dos maiores espetáculos folclóricos do Brasil. Para a CMO do grupo, Sofia Aldin, estar em Parintins “é mais que visibilidade, é conexão com as raízes do povo brasileiro”. O patrocínio ao festival se soma a ações já realizadas em festas como o Carnaval de Recife e o São João de Campina Grande.

‘Política Sem Filtro’

O ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), participou nesta quinta-feira (5) do podcast Política Sem Filtro, apresentado pela jornalista Karla Costa, em Manaus. Na conversa, relembrou sua trajetória política, que inclui quatro mandatos como prefeito, e defendeu maior atenção ao interior do Amazonas, especialmente na área da saúde. Garcia criticou a proposta do Governo do Estado de destinar apenas R$ 183 milhões aos municípios, diante de um orçamento de R$ 4 bilhões. “O interior depende 100% do SUS, enquanto Manaus tem hospitais privados”, destacou.

Visita

A Prefeitura de Parintins realizou uma visita técnica às obras da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) para testes na rede de distribuição de água. A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vistoriou os poços tubulares e iniciou os testes para interligá-los à rede. Os trabalhos devem ser concluídos até sábado, 08, e podem causar interrupções no abastecimento de água.

Museu dos Bois

O Museu dos Bois-Bumbás de Parintins começa a ganhar forma e deve ser inaugurado ainda em 2025. Localizado na Praça da Liberdade, na avenida Nações Unidas, em pleno Centro da cidade, o espaço ocupa uma área total de 2.117,50 metros quadrados e será um importante marco na preservação do patrimônio cultural, material e imaterial dos bumbás e do Festival Folclórico de Parintins. A obra é resultado de emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD), repassada pelo Ministério do Turismo, no valor de R$ 11,1 milhões, com contrapartida de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado. O projeto arquitetônico valoriza elementos da cultura indígena e referências visuais do Festival, como peixes, cocares e o banzeiro. O desenho do museu, inspirado no formato de folhas, respeita a área verde e mantém as tradicionais esculturas da praça. 

Promessa

Treze anos após ser curado de um câncer no rim, o parintinense Orlando de Almeida da Costa, de 69 anos, cumpriu uma promessa feita antes de entrar em cirurgia, em 11 de maio de 2012: construir um terço gigante em agradecimento à sua cura. A entrega oficial aconteceu no sábado, 31 de maio, durante a reza do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Praça da Catedral de Parintins. Feito em madeira, com impressionantes 897 quilos, o terço foi construído por Orlando ao longo de quatro anos. “Minha saúde está perfeita. Só tenho a agradecer a Deus”, disse emocionado. A entrega emocionou os participantes do Terço dos Homens, que ajudaram a carregar o objeto da casa do artesão até a praça. A cerimônia foi encerrada com a Santa Missa e a coroação de Nossa Senhora do Carmo. 

Campanha

O Banco de Sangue de Parintins lançou a campanha “Sangue, que flui e a vida continua” em alusão ao Festival Folclórico 2025, com o objetivo de alcançar 100 bolsas de sangue. A ação visa garantir o abastecimento do estoque para o período de maior movimento no município. A campanha segue até o dia 20 de junho e os interessados em doar podem comparecer ao Banco de Sangue, localizado no prédio do INSS, no Conjunto Macurany.

Você não pode copiar conteúdo desta página