Devido a distância da Cidade Garantido do Bumbódromo, o boi Garantido sai às ruas com suas alegorias a 17 dias do Festival de Parintins. O translado mobiliza 120 kaçawerés (pessoas que empurram as alegorias). A previsão é fazer o trabalho até o dia 20 de junho.
São 220 módulos alegóricos que serão transladados para a concentração do Bumdódromo. De acordo com a diretoria do bumbá, a medida consta na programação do boi para não prejudicar no processo de montagem e finalização dos módulos alegóricos.

“O garantido precisa iniciar esse processo do translado com antecedência, principalmente, esse ano de 2025, nós iniciamos a concepção desse projeto no mês de agosto do ano passado. É um projeto grandioso, é um projeto que demanda muita dedicação. Nós temos um boi muito grande, com um pouco mais de 200 módulos”, explica o vice-presidente do Garantido, Marialvo Brandão.
O bumbá vai fazer a montagem das alegorias com três guindastes, três caminhão-munk e cinco empilhadeiras. Segundo Marialvo, o bumbá vai aumentar para 220 kaçaweres na semana que antecede o Festival para agilizar ainda mais o trabalho.

“Nós precisamos de um equipamento para que a gente possa fazer as montagens com segurança, para que a gente possa fazer os nossos acabamentos. O nosso translado, que é um pouco mais de dois quilômetros. Então, a gente precisa de tempo para fazer essas correções”, disse Marialvo.
Eldiney Alcântara