

Jurados
Os jurados do 58º Festival Folclórico de Parintins foram oficialmente definidos nesta quinta-feira (19), durante reunião realizada na sede da Prefeitura de Parintins. O encontro contou com a presença do prefeito Mateus Assayag, do presidente do Boi Garantido, Fred Góes, do presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, da comissão organizadora do festival e de um juiz indicado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que acompanhou todo o processo. Ao todo, 101 nomes estavam aptos a concorrer. Após triagem técnica, 16 foram descartados, e os 85 restantes foram distribuídos entre os blocos A, B e C. Cada boi teve o direito de eliminar oito nomes e impugnar outros — dois no bloco A, três no bloco B e três no C. A reunião foi marcada por um clima de entendimento entre as partes, após dias de críticas públicas e rumores o processo de escolha. Ambos os presidentes rebateram as acusações. “Não houve falta de transparência, e sim falta de conhecimento do regulamento, que está em vigor desde 2019”, afirmou Rossy Amoedo. Já Fred Góes destacou o respeito entre os bois e a condução séria da seleção: “Tudo foi feito com consenso e seriedade. Dessa vez, diferente do ano passado, o processo foi tranquilo”. Seguimos!
Ritmo

O Boi Caprichoso segue em ritmo intenso de preparação para o 58º Festival de Parintins, com uma agenda cheia de emoção e orgulho para a nação azul e branca. Na terça-feira (17), o translado das alegorias do galpão central para o Bumbódromo foi um espetáculo à parte. Com festa, torcida e muita animação, os módulos gigantes e bem-acabados — marca registrada do Caprichoso — foram recebidos com entusiasmo pelo povo que acompanha de perto cada passo do boi da estrela. A movimentação também tem tomado conta do curral Zeca Xibelão, com os ensaios técnicos de arena reunindo itens oficiais, Marujada, Corpo de Dança e a galera.
Boi de Rua
E o que já estava animado vai ganhar as ruas com ainda mais força. Neste sábado, dia 21 de junho, o tradicional Boi de Rua do Caprichoso promete fazer história com uma edição inédita: duas concentrações simultâneas. Uma parte da galera se reúne no bairro Palmares, em frente ao ginásio Seo Jovem, enquanto outra se concentra na Francesa, na rua Sá Peixoto. A largada será às 19h30, em sincronia. No cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Rio Branco, os caminhos se unem e o Caprichoso segue em um só corpo até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, passando pela Rua Cordovil e contornando o Bumbódromo pela Rua Marujada. Este ano, pela primeira vez, o Boi de Rua encerra no Anfiteatro Sila Marçal. O evento deve ter a presença de autoridades como o governador Wilson Lima, o prefeito Mateus Assayag, deputada estadual Mayra Dias e o ex-prefeito Bi Garcia.
Inauguração

Em mais um capítulo da intensa semana azul e branca, nesta sexta-feira (20), às 17h30, a Prefeitura de Parintins inaugura o novo Mercado Municipal Luiz Gonzaga, no antigo prédio da Coopjuta, no Centro da cidade — esquina das ruas Rio Branco com a Quatorze de Maio. O prédio, que funcionou por mais de quatro décadas como indústria têxtil, agora é constituído por feira de produtos regionais no galpão 01, artesanato no galpão 02 e praça de alimentação no galpão 03, localizado entre a Rua Boulevard 14 de Maio e a Rua Silva Meireles. O prefeito Mateus Assayag empreendeu esforços da gestão em um projeto ousado, em uma infraestrutura do tempo auge da juta na região, para um modelo eficiente de geração de emprego e renda. O espaço leva o nome de um dos fundadores do Boi Caprichoso e representa o resgate de um dos prédios mais simbólicos da história parintinense.
Visita
Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) estarão em Parintins nos dias 20 e 21 de junho, com uma agenda que inclui a inauguração do Mercado Municipal Luiz Gonzaga e um encontro com lideranças e empresários locais. O objetivo é discutir projetos e parcerias que beneficiem a cidade, especialmente de cara as eleições de 2026. “Essa visita é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito Mateus Assayag.
Singular

Fiel à sua logística e aos rituais que marcam sua história, o Boi Garantido iniciou com antecedência, no último dia 10 de junho, o translado de suas alegorias da Cidade Garantido até o Bumbódromo. Diferente do Caprichoso, o boi da Baixa do São José transporta seus elementos alegóricos separados em módulos, que são montados e finalizados já na concentração, numa operação complexa e de longo percurso. Nas primeiras chegadas, algumas estruturas despertaram questionamentos entre os torcedores, mas o clima mudou. À medida que as alegorias começaram a ganhar forma, cor e luz nos testes de iluminação, o entusiasmo voltou a contagiar a galera vermelha e branca.
Promessa
A emoção que move o boi da promessa ressurgiu com força, impulsionada também pelos ensaios técnicos de arena, realizados com intensidade na Cidade Garantido. Com apresentações marcadas pela força dos itens individuais e pelo impacto das toadas do álbum 2025 (dançantes e vibrantes) os ensaios têm reunido a nação encarnada em clima de confiança e celebração. Além dos trabalhos nos galpões e da movimentação na arena, o Garantido já prepara sua tradicional saída às ruas no dia 24 de junho, Dia de São João — data simbólica para o bumbá que nasceu de uma promessa ao santo. O evento também deve contar com a presença do governador Wilson Lima, do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, da deputada estadual Mayra Dias e do ex-prefeito Bi Garcia.

Ordem nas filas
Representantes do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Corpo de Bombeiros, CICC, Polícia Militar, Maná Produções, Secretaria de Cultura do Estado e os bois Caprichoso e Garantido participaram, nesta quinta-feira (20), de uma reunião na sede do MP em Parintins para discutir melhorias na organização das filas no entorno do Bumbódromo. Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de assegurar acessibilidade e respeito ao público, especialmente nas áreas de galera (item 19), que são espaços públicos e não podem ser comercializados. Ficou acordado ainda que o acesso a essas áreas deve estar livre de qualquer tipo de obstrução, como caixotes, cadeiras, tendas, papelões e lixo. Entre as medidas imediatas está o combate à reserva irregular de espaços, atuação de guardadores de fila, além da prevenção a episódios de violência e assédio. A mobilização conjunta visa garantir mais segurança e organização nos dias de Festival.
Estação da Cultura

De 23 a 29 de junho, a Praça da Catedral, em Parintins, será palco da Estação da Cultura, espaço que integra o Circuito Cultural 2025, promovido pelo Governo do Amazonas. Em pleno clima de Festival, a programação reúne economia criativa, música, dança, oficinas e rodas de conversa, funcionando das 10h às 18h com entrada gratuita. Serão sete dias de uma verdadeira imersão amazônica, com 12 estandes de produtos de artistas locais, estúdios de pintura e ilustração, galeria de bois-bumbás, espaços instagramáveis e exposições. Com acessibilidade garantida e destaque para o artesanato e identidade parintinense, a Estação da Cultura transforma a cidade em uma grande vitrine artística, onde tradição e inovação se encontram em sintonia com o ritmo do Festival.
Coisa boa

No belo espaço Estação da Cultura, situado na Praça da Catedral, será realizado às 17h da terça-feira (24) o lançamento do livro Almanaque do Festival Folclórico de Parintins, organizado por Diego Omar e Eliseu Souza. A obra reúne 154 verbetes de 79 autores sobre as peculiaridades do evento e conta com prefácio assinado pelo renomado Milton Cunha.
Ordem de chegada
Após a entrega dos títulos de cidadania à ex-cunhã Daniela Assayag e às atuais Isabelle Nogueira e Marciele Albuquerque, a Câmara Municipal de Parintins se prepara para novas sessões com a mesma finalidade. Estão na lista: Milton Cunha, Vinny e Ivo Meireles. Sob a gestão do presidente Cabo Linhares (PL), já foram concedidos 13 títulos de cidadania no primeiro semestre de 2025 — um aumento considerável em relação aos 3 títulos concedidos no mesmo período de 2024. Um recorde!
Praça de alimentação
O dinâmico Paulo Bulcão convida para a 2ª Feira Gastronômica de Parintins, que acontece de 20 a 22 de junho, no Villa Bulcão. O evento é gratuito e oferece concurso gastronômico, aula-show, desfile de moda e apresentações culturais.

Voss
O Aeroporto Internacional de Manaus, administrado pela VINCI Airports, anunciou uma operação especial para o Festival Folclórico de Parintins 2025. A expectativa é de 214 voos comerciais extras, visando atender à demanda de passageiros que visitarão a terra do Boi-bumbá durante o evento. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na última quarta-feira (18).
Avanço
A Prefeitura de Parintins avança na reforma da Emergência do Hospital Jofre Cohen, referência em saúde no Baixo Amazonas. A obra contempla serviços de climatização, pintura e reestruturação do espaço, com recursos próprios do município, sob a gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves. A intervenção integra o plano de fortalecimento da rede municipal de saúde. Segundo o secretário Clerton Rodrigues, a reforma representa um passo importante para melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais, especialmente no período do Festival Folclórico.
Mãe e bebê

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou o Projeto de Lei nº 657/2024, de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante), que estabelece diretrizes para a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil no estado. A proposta segue para sanção do governador Wilson Lima. A nova legislação busca garantir atendimento integral, humanizado e de qualidade a gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças. Entre as medidas, estão exames como o teste do pezinho ampliado, ampliação de UTIs neonatais, coleta de leite materno, vacinação nas maternidades e um sistema informatizado de acompanhamento para gestantes de alto risco. Sem gerar novos custos ao Estado, a lei reforça ações preventivas, o combate à mortalidade materno-infantil e a promoção da saúde desde os primeiros dias de vida, alinhada às diretrizes do SUS.
“Contato Seguro”
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou o Canal de Denúncias “Contato Seguro”. O canal oferece segurança da informação, anonimato e atendimento técnico especializado. O acesso pode ser feito por site, ligação gratuita ou aplicativo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Cobertura
Pela primeira vez em 60 anos de história, o Festival Folclórico de Parintins contará com a cobertura das três maiores redes de TV aberta do Brasil: Globo, Record e SBT. A informação é do site BNC Amazonas. O maior grupo de profissionais credenciado é o da TV Globo, que retorna com força total ao evento. Além de jornalistas e artistas, a emissora traz pela primeira vez sua alta cúpula para assistir à festa, incluindo o diretor-geral Amauri Soares.
Ausente?

A oito dias da disputa entre Caprichoso e Garantido, o presidente Lula ainda não confirmou presença no Festival Folclórico de Parintins, marcado para os dias 27, 28 e 29 de junho. Entre os três chefes de poderes da República, ele é o único que não garantiu participação no evento.
Na terça-feira (18), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), confirmou presença. Nesta quarta (19), foi a vez do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciar que estará na ilha. Lula, por sua vez, tem agenda prevista no Tocantins — um dos poucos estados que ainda não visitou durante seu terceiro mandato.


