A arte de Parintins ultrapassa limites geográficos e étnicos. Os jovens estilistas parintinenses Elerson Souza e Kamy Wará uniram-se para criar a marca autoral Puratig’baoba, que produz roupas, acessórios e grafismo com influência afro-indígena. Arte, ancestralidade e estilo compõem a moda produzida por esses artistas.

“A marca Puratig’baoba veio com o intuito de valorização das nossas raízes, tanto indígena quanto afro, quilombola. Então, a gente busca muito a valorização dos povos que vivem na Amazônia, ribeirinhos, indígenas, quilombolas. Ela veio com esse intuito de protagonizar as histórias dessas pessoas”, explica Elerson Souza, que tem descendência afro e é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A marca realiza desfiles e mostras das peças produzidas. As roupas e acessórios são produzidos com uso de materiais do cotidiano amazônico como juta, sementes, barbantes e demais objetos da natureza. “A gente buscou muito trazer esse misto de elementos e de histórias, de vivências para dentro da nossa marca. Então, a nossa marca busca muito essa valorização mesmo do norte, principalmente de Parintins, pois é a primeira marca autoral nesse ramo de moda”, conta Elerson.

A jovem indígena, Kamy Wará, também é estudante de Artes Visuais (UFAM) e afirma que através do seu trabalho consegue mostrar sua ancestralidade, cultura e arte. “Através dessas peças a gente vem fazer uma conscientização, uma sensibilidade para as pessoas entenderem que a cultura vai muito mais além daquele pensamento conceitual que as pessoas têm perante as nossas culturas”, destaca.

Com as peças regionais, Kamy revela que é preciso valorizar o que é produzido pelo próprio povo. “A moda vem justamente para fazer uma micropolítica com relação a isso, porque muitas pessoas que moram aqui no nosso norte, elas acabam vestindo peças que vêm de fora, mas que a gente também vem conscientizar essas pessoas, que a gente também tem a nossa própria moda com essas inspirações da nossa cultura e a diversidade”, explica.

A marca nasceu em 2023 e participa de diversos eventos de passarela para exibição dos produtos criados. Participou do Amazon Poranga Fashion (2023), edição Parintins e 2°edição em Manaus. Também esteve na 2° e 3°edição de Origens Moda Amazônica (Manaus), da Feira Gastronômica na Vila Bulcão (Parintins). Em agosto, eles participarão do Festribal, em Juruti-Pará.

A marca de roupa autoral Puratig’baoba é uma junção de dois grandes símbolos: da cultura indígena (Puratiga = livro sagrado do povo Sateré-Mawé) e da cultura africana (Baoba = árvore da vida). Interessados em conhecer mais sobre o trabalho pode entrar em contato pelo fone (92) 99173-0031.
Eldiney Alcântara