Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Parintins dá início aos festejos de Nossa Senhora do Carmo

Compartilhe:

Padroeira

De 6 a 16 de julho, Parintins celebra a maior festa católica do interior do Amazonas: a tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo. Realizada pela Diocese de Parintins com apoio da Prefeitura, a celebração reúne milhares de fiéis em uma programação marcada pela fé, devoção e solidariedade. Este ano, a festa tem como tema “Maria, Mãe da Esperança” e lema “Peregrinantes com Maria, a Rainha de toda Criação”. A programação religiosa ocorre nos arredores da Catedral e inclui o Círio de abertura, missas diárias, novenas, batizados e a grande Procissão do dia 16, encerrando os festejos da padroeira.

Programação

No dia 6, a imagem da Santa chega em procissão fluvial à Boca do Limão, seguida de carreata e missa solene. De 7 a 15 de julho, missas e novenas são celebradas diariamente, com destaque para a Missa dos Enfermos no dia 12. No dia 16, missas serão realizadas ao longo do dia, culminando com a tradicional Procissão às 17h. Além da programação religiosa, o evento também conta com o animado arraial nos arredores da Catedral, com venda de comidas típicas, barracas, bingos e apresentações culturais, incluindo os bois Garantido e Caprichoso.

Romaria

A 16ª edição da Romaria das Águas será marcada por emoção e homenagem. O tradicional cortejo fluvial, que integra a programação da festa de Nossa Senhora do Carmo, acontece no dia 15 de julho, reunindo centenas de fiéis em um ato de fé e devoção à padroeira da cidade. Neste ano, a imagem de Nossa Senhora será a última produzida pelo artista plástico Juarez Lima (in memorian), idealizador da romaria, que partiu em novembro de 2024. A escultura, reformada pelos filhos Juarez Filho e Thyago Lima, será conduzida em balsa pelo Rio Amazonas, mantendo viva a memória e o legado do artista. A imagem sairá de Manaus no dia 13, às 13h, do Mirante Lúcia Almeida, com chegada prevista a Parintins no dia 14, onde ficará na Boca do Limão até o início da romaria, às 17h do dia 15. A procissão segue até o Cas do Porto de Parintins.

Protesto

A apuração do 58º Festival Folclórico de Parintins foi marcada por tensão. O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, deixou o Bumbódromo durante a leitura das notas, em protesto contra as avaliações atribuídas ao bumbá azul e branco. A saída aconteceu após a divulgação das notas do primeiro módulo da segunda noite, quando o Caprichoso começou a receber pontuações abaixo das expectativas. Apesar do protesto, a apuração seguiu até o fim, com o Boi Garantido sendo consagrado campeão do festival.

Resposta

A diretoria do Boi Garantido se manifestou oficialmente, nesta quinta-feira (3), em resposta às alegações feitas por Rossy Amoêdo, presidente do Boi Caprichoso. Ele apontou uma suposta manipulação de votos dos jurados durante o Festival de Parintins, insinuando que o Garantido estaria sendo favorecido. Em nota divulgada nas redes sociais na noite de quinta-feira (03/07), a diretoria do Boi da Baixa de São José afirmou que não recebeu qualquer evidência que comprove as acusações levantadas por Amoêdo, destacando a seriedade e a transparência do processo de votação. “Nosso time, nossos artistas e todos os que colocam a mão na massa para construir o espetáculo deram o seu melhor. Essa dedicação não pode ser apagada por narrativas oportunistas que tentam desacreditar a vitória conquistada com trabalho, dedicação e amor à cultura popular”.

Transparência

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (1º), o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, reafirmou o compromisso da gestão com a transparência na condução do 58º Festival Folclórico. O prefeito destacou que o sorteio de escolha dos jurados foi realizado conforme o regulamento, com acompanhamento do Ministério Público, e que os currículos foram analisados e aprovados previamente pelos próprios bumbás. “Fizemos o maior Festival de todos os tempos”, declarou Mateus, ao apresentar também um balanço do evento, com números históricos de público, estrutura e investimento. Assayag anunciou que em agosto convocará os presidentes dos bois para discutir melhorias no regulamento e no modelo de escolha dos jurados.

Magia

O Festival de Parintins atraiu dezenas de famosos, que se dividiram entre as torcidas pelo Garantido e pelo Caprichoso. Entre os que não resistiram à emoção, destacaram-se nomes como Fábio Porchat, que invadiu a arena, deitou no chão e beijou a terra do Bumbódromo, arrancando aplausos e risadas da plateia. Nomes como os atores Marcelo Serrado, Leonardo Bittencourt, José Loreto e Sheron Menezzes; os ex-BBBs Alane, Michel e Raquele; as apresentadoras Ana Clara e Vivian Amorim; e o cantor Ivo Meirelles se jogaram na festa e viveram tudo que Parintins oferece.

Em Manaus

Os torcedores do Boi Garantido vão celebrar o 33º título do Festival Folclórico de Parintins com uma grande festa neste sábado, 5 de julho, a partir das 21h, no Sambódromo de Manaus. O evento é promovido pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG) e contará com a tradicional Batucada, itens oficiais e apresentações musicais. A expectativa para a comemoração já movimenta as redes sociais entre torcedores apaixonados pelo bumbá vermelho e branco.

#Toadas 2025

Após a consagração no Festival de Parintins 2025, o boi Garantido prepara uma nova celebração para sua torcida em Manaus. No domingo, 6 de julho, o Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona centro-oeste da capital amazonense, será palco da festa de comemoração da vitória vermelha e branca, com início às 17h. O evento marca o encerramento da temporada 2025 do programa #Toadas/BNC, e promete emocionar o público com a reprodução do espetáculo apresentado no bumbódromo de Parintins. O Parque Rio Negro já havia sediado outra edição do #Toadas em 30 de abril, registrando o maior público do ano. A festa conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), responsável pelo espaço.

Elogios

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) esteve presente no Festival Folclórico de Parintins, realizando ações de conscientização ambiental em parceria com instituições locais. A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, afirmou: “Quem cuida das contas, cuida das pessoas. Avaliar com rigor técnico os gastos públicos é também assegurar que esses recursos estejam sendo aplicados para garantir dignidade, saúde, cidadania e inclusão.” O festival simboliza a resistência e a luta pela preservação da floresta.

Limpeza

Após os três dias do 58º Festival de Parintins, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Limpeza e Serviços Públicos, iniciou uma força-tarefa de limpeza que já removeu mais de 60 toneladas de lixo. A coleta abrangeu as áreas centrais da cidade e o entorno do Bumbódromo, locais de maior concentração de público durante o evento. A operação especial conta com o reforço de mais de 300 profissionais e foi planejada para lidar com o grande volume de resíduos gerado pelo aumento populacional de turistas.

Redução no desmatamento

O Ipaam registrou uma queda de 52,46% no desmatamento em junho de 2025, reduzindo de 13.915 hectares para 6.614 hectares, e uma diminuição de 60,76% nos alertas de desmatamento, com 255 registros. Os focos de calor caíram 64,72%, passando de 258 para 91 ocorrências. Gustavo Picanço, diretor do Ipaam, atribui os resultados ao fortalecimento da vigilância e uso de tecnologias. O CMAAP é crucial para monitoramento. Os municípios mais afetados foram Lábrea, Apuí e Boca do Acre.

Ressarcimento

O ministro Dias Toffoli, do STF, homologou o acordo do governo federal para ressarcir aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A decisão tem efeito imediato, mas ainda precisa ser confirmada pelos demais ministros em votação prevista para agosto. A previsão é que os primeiros pagamentos comecem em 24 de julho, alcançando cerca de 1,5 milhão de pessoas. O cronograma e a forma de pagamento ainda não foram divulgados. Segurados podem consultar no app Meu INSS ou pelo 135 qual associação fez os descontos e em que período.

Posse

A nova reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Tanara Lauschner, toma posse nesta quinta-feira (4), às 19h, em cerimônia no Auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do campus. O evento contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do presidente do CNPq, Ricardo Magnus.
Eleita em abril deste ano, ela foi nomeada por decreto presidencial publicado no último dia 2. Tanara será a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de duas décadas. Um dos destaques da solenidade será a roupa da reitora, assinada pelo estilista indígena Siudohi Waíkahna, da etnia Piratapuia. A vestimenta traz referências ao calendário dos povos do Alto Rio Negro, que se baseiam em constelações e ciclos da natureza para orientar plantio, caça, pesca e colheita.

Você não pode copiar conteúdo desta página