Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Prefeito Mateus Assayag confirma concurso público para 2025

Compartilhe:

Concurso Público

Durante entrevistas concedidas nesta semana a rádios e TVs locais, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, confirmou que a Prefeitura realizará concurso público no segundo semestre de 2025. A recente mini reforma administrativa, aprovada pela Câmara Municipal no fim de junho, e o envio do novo plano de cargos e carreiras ao Legislativo são etapas fundamentais do processo. Segundo Assayag, a prova será aberta a candidatos de todo o Brasil, mas o desejo é que “100% das vagas sejam ocupadas por parintinenses”.

Reforma adminstrativa

Após a aprovação da reforma administrativa enviada pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal, o prefeito Mateus Assayag, deu início à nomeação de novos secretários e à reorganização da estrutura da Prefeitura. A reestruturação criou três novas secretarias: Projetos de Desenvolvimento (SEPRODG), Interior (SEMI) e Limpeza Pública (SEMLIP), com o objetivo de fortalecer a eficiência da gestão e ampliar a execução de políticas públicas.

Foram nomeados para as novas pastas: Nathana Menezes (SEPRODG), Diego Mascarenhas (SEMLIP) e Josimar Marinho (SEMI). Além disso, secretários que já integravam a equipe foram realocados conforme a nova estrutura, que agora passa a contar com 25 secretarias municipais.

Organização

O controlador geral do município, Harald Dinelly, explicou o andamento do processo e os próximos passos do cronograma. A comissão preparatória do concurso, presidida pelo secretário de Administração, Edy Albuquerque, e com vice-presidência do secretário de Planejamento, Ronaldo Macedo, está finalizando o levantamento das vagas efetivas. O estudo considera os cargos atualmente ocupados por servidores efetivos, os contratos temporários e as demandas atuais das secretarias.

Cronograma

Dinelly também informou que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação já está consolidado, enquanto o PCCR da Saúde segue em elaboração. Apesar de não ser uma exigência para a realização do concurso, o município optou por avançar com esse plano específico, reconhecendo as particularidades da área da saúde.

A previsão é que, até o final de julho, as leis necessárias estejam prontas e encaminhadas à Câmara Municipal. A meta da gestão é iniciar o processo de contratação da empresa organizadora do concurso em agosto. “A empresa será responsável por todo o processo: edital, divulgação, aplicação das provas e demais etapas”, explicou Dinelly.

Uma nova comissão será formada entre o final de agosto e início de setembro para supervisionar a execução do concurso público, acompanhando o trabalho da empresa organizadora.

Homenagem

A Câmara Municipal de Parintins concederá o título de Cidadania Parintinense a Dodó Carvalho Filho, na terça-feira, dia 15 de julho. Nascido em Óbidos (PA), Carvalho Filho iniciou sua carreira em Parintins aos 15 anos. Reconhecido como empreendedor e defensor da cultura local, especialmente do Boi-Bumbá Caprichoso, Dodó foi presidente da agremiação em 2001, profissionalizando sua gestão. Atualmente, preside a Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani) e já liderou o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Amazonas (Sindarma).

Picuinhas I

O Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM) denunciou o coordenador do DSEI Parintins, Mecias Batista Júnior, por uso privado de helicóptero de saúde indígena. A denúncia foi protocolada junto ao Ministério da Saúde, SESAI e MPF/AM. O CGTSM alega que, em 09/06/2025, a aeronave pousou na Aldeia Nova Alegria com o pai do coordenador a bordo, sem justificativa de missão de saúde. O Conselho também aponta possível nepotismo e conflito de interesses, pedindo investigação e exoneração do coordenador.

Picuinhas II

Por outro lado, parte do Conselho Sateré-Mawé repudiou as declarações do presidente Obadias Sateré e do advogado Tito Menezes, expressando apoio ao coordenador do DSEI, Mecias Junior, e seu pai, Mecias Batista. A nota critica a busca de Tito Menezes por cargos estratégicos como coordenador da saúde indígena e afirma que a promoção de conflitos internos prejudica o movimento indígena.

Brilhante

O jovem pesquisador Newton Souza, 20 anos, do Distrito do Caburi, teve seu artigo aprovado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), que ocorrerá em outubro em Natal (RN). Seu trabalho, “Implementação de Práticas Sustentáveis na Amazônia: Um Estudo de Caso da CoopCaburi”, analisa a inovação da cooperativa local na produção sustentável de farinha de mandioca. Estudante de Engenharia de Produção na UFAM, Newton destaca a importância de representar sua cidade e espera inspirar outros jovens a transformarem suas realidades por meio da educação. Festival do Mocambo.

Festival do Mocambo

O 20º Festival Folclórico do Mocambo do Arari, de 08 a 10 de agosto, contará com apresentações das quadrilhas Explosão Caipira e Unidos do Bairro de Lourdes, cordões de pássaros Pavão Misterioso e Jaçanã, shows musicais e a disputa entre os bumbás Espalha Emoção e Touro Branco. A Prefeitura de Parintins e a Atracamar estão nos preparativos finais.

Acervo

O fotógrafo parintinense Pitter Freitas anuncia para breve o lançamento de uma exposição que reúne registros emocionantes dos anos de 2020 e 2021, período marcado pelos impactos devastadores da pandemia da Covid-19. O acervo, construído ao longo dos momentos mais críticos da crise sanitária, traz imagens de famílias enlutadas, despedidas silenciosas, e da força de um povo que resistiu à dor e à ausência. A iniciativa foi viabilizada com apoio da Lei Aldir Blanc – PNAB Nível Estadual e contará com exposições em diversos pontos históricos e culturais de Parintins. “São imagens que eternizam não só a dor, mas também a resistência de um povo que enfrentou o desconhecido com coragem”, afirma Pitter.

Milton na ABL

O escritor amazonense Milton Hatoum entrou oficialmente na disputa por um assento na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele inscreveu-se para a cadeira de número 6, anteriormente ocupada pelo jornalista Cícero Sandroni. A eleição está agendada para o dia 14 de agosto.

Autor de oito livros — sete romances e um volume de contos — Hatoum é um dos nomes mais reconhecidos da literatura brasileira contemporânea. Seu romance Dois Irmãos (Companhia das Letras), que lhe garantiu o Prêmio Jabuti na categoria de Melhor Romance, ganhou ainda mais projeção ao ser adaptado para a televisão em forma de minissérie exibida pela TV Globo em 2017.

Malévolo

O economista americano Paul Krugman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, criticou duramente a decisão de Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras. Em artigo publicado nesta quarta-feira (9) e intitulado “Programa de Proteção a Ditadores de Trump”, Krugman classificou a medida do ex-presidente republicano como “maligna e megalomaníaca”.

Para o economista, trata-se de “mais um passo terrível na espiral de decadência do nosso país” e, segundo ele, a ação seria “motivo suficiente” para um processo de impeachment contra Trump.

Malévolo II

Krugman reforçou que a medida anunciada por Trump tem “fins políticos” e voltou a afirmar que seria “motivo suficiente” para o impeachment. “Repare que Trump mal finge ter uma justificativa econômica para essa ação. Tudo isso tem a ver com punir o Brasil por colocar Jair Bolsonaro em julgamento”, afirmou. Ele ainda lembrou que o uso político da política tarifária não é inédito na história americana: “Não seria a primeira vez que os Estados Unidos usam a política tarifária para fins políticos”.

Fechou

A 58ª edição do Festival de Parintins bateu recordes e impressionou com seus números. Ao todo, 691 embarcações chegaram à ilha durante os dias do evento — um aumento de 25% em relação a 2024 — trazendo parte dos 120 mil visitantes que participaram da festa este ano. No céu, o movimento também foi intenso: foram registradas mais de mil operações aéreas, uma média de 209 por dia, o que representa um crescimento de 146% em comparação ao festival de 2019.

A movimentação econômica não ficou para trás: foram R$ 184 milhões injetados na economia local, reforçando o impacto do evento na região.

Bois-bumbás

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu os coletivos de bois-bumbás de Parintins e do Médio Amazonas como Patrimônio Cultural do Brasil. A titulação, concedida durante o 58º Festival Folclórico de Parintins, inclui sete grupos do município e quatro de Nhamundá, destacando a força das expressões culturais regionais. A cerimônia foi realizada no Centro de Cultura e Memória de Parintins, com a presença de autoridades nacionais e locais, como o presidente do IPHAN, Leandro Grass, e a secretária municipal de Cultura, Rozenilce Santos, que enalteceu o apoio da gestão do prefeito Mateus Assayag à cultura popular.

Você não pode copiar conteúdo desta página