

Reação
O ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), reagiu nesta quarta-feira (16) à uma decisão da Justiça, em ação movida por Maria do Carmo Seffair, possível candidata do PL nas próximas eleições, após um comentário feito por ele em uma rede social, durante um programa no qual a empresária era entrevistada. Bi Garcia reafirmou seu compromisso com o debate democrático e ressaltou que não abrirá mão da liberdade de expressão, sobretudo quando se trata da fiscalização pública de possíveis gestores.
Dívidas
Garcia ressaltou que suas declarações se baseiam em informações de conhecimento público. A própria empresária Maria do Carmo admitiu débitos de IPTU em Manaus. Além disso, a Secretaria Municipal de Terras, Cadastro e Arrecadação de Parintins emitiu, este mês, três Certidões Positivas, confirmando pendências fiscais da empresária também no município.
Para o ex-prefeito, esse tipo de conduta precisa ser questionada, principalmente quando envolve quem pretende pleitear cargos públicos. “Não há democracia plena sem o direito de crítica. Quando se trata de figuras públicas, esse direito é ainda mais essencial”, afirmou.
Bi declarou que sua assessoria jurídica já está preparada para tomar as medidas cabíveis, incluindo a interposição de recurso, caso a decisão seja confirmada.
Título

A sessão legislativa que homenageou Dodozinho Carvalho na terça-feira (15), com o título de Cidadão de Parintins, foi uma das mais prestigiadas dos últimos anos. Além de familiares, amigos, secretários municipais e dirigentes dos bumbás, a solenidade contou com a presença do senador Omar Aziz (PSD), do deputado federal Saullo Vianna (UB), da deputada estadual Mayra Dias (Avante), do ex-prefeito Bi Garcia (PSD), do prefeito Mateus Assayag (PSD), da vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB) e de quase todos os vereadores — a exceção foi Marcos Cursino (UB).
Título II
Ao estilo do homenageado, a sessão transcorreu com elegância e descontração. Dodó ouviu testemunhos de amizade e reconhecimento por elevar o nome de Parintins com trabalho e paixão. Ao agradecer, recordou fatos históricos de sua família e a trajetória afetiva com a cidade que o acolheu. Fez questão de destacar sua gestão popular, moderna e humanizada à frente do Caprichoso, sua veia política, o ativismo na navegação ribeirinha e seu amor descomunal pelo “Principado do Amazonas”, a “Suíça da Amazônia”.
Dodó saiu da sessão feliz — e deixou no ar a leve impressão de que algo está reservado para 2026.
Mereceu
Ao discursar no plenário Raimundo Almada, o mais novo Cidadão de Parintins, Dodozinho Carvalho, procurou entre os presentes o presidente do Boi Garantido, Fred Góes. Ao avistá-lo, fez questão de parabenizá-lo pela vitória:
— “Mas não vou dizer como o Saullo” — completou, arrancando gargalhadas do público.
O deputado Saullo Vianna (UB), torcedor do Caprichoso e amigo de Fred, havia usado a palavra antes e, ao parabenizar o Garantido pela vitória, disse que foi “merecidamente”.
Manto Sagrado

Lup Design, figurinista do Boi Caprichoso, foi o responsável pela execução visual do manto de Nossa Senhora do Carmo, criado especialmente para celebrar dois momentos marcantes na vida da Igreja — o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e os 70 anos da Diocese de Parintins (1955–2025). O novo manto traduz com riqueza de detalhes e profunda espiritualidade, a fé, a gratidão e a esperança do povo católico da Amazônia. A direção criativa é de Elaine Maia e o bordado foi assinado pela Loja Qboi.
Movimentações
A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, foi palco não apenas da renovação da fé e da devoção dos fiéis, mas também das primeiras movimentações políticas rumo às eleições de 2026. Durante toda a semana, a ilha recebeu importantes nomes do cenário político estadual e federal. Entre os destaques, os senadores Omar Aziz — apontado como possível candidato ao governo do Amazonas — e Plínio Valério, que busca a reeleição ao Senado. Os deputados federais Saullo Vianna e Pauderney Avelino também marcaram presença, sinalizando suas intenções de disputar novo mandato. Na missa e na procissão da última noite, Avelino e Valério estiveram presentes, mostrando que a política local já começa a se mover, mesmo em meio às celebrações religiosas.

Arte Urbana
O Mercado Municipal Leopoldo Neves, em Parintins, será palco de uma grande celebração da arte urbana neste sábado, 19 de julho. A partir das 18h30, acontece a abertura oficial da 1ª Exposição de Lambe-Lambe de Parintins, promovida pelo coletivo O Norte pelo Norte, com entrada gratuita e programação cultural para toda a família. A mostra reúne trabalhos de artistas visuais de diversos estados da Região Norte, incluindo Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Pará, em um mural coletivo que exalta a estética do lambe-lambe — técnica de intervenção artística urbana que utiliza cartazes colados em muros e espaços públicos para expressar mensagens culturais, sociais ou políticas. Além da exposição visual, o evento contará com a presença da Batalha da Alcateia, tradicional roda de rimas da cidade, e a discotecagem do DJ Henrique. O projeto tem apoio do Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc.
Mocambo

Agora, é o Mocambo do Arari que se prepara para realizar, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o seu 20º Festival Folclórico, com apresentações de quadrilhas, cordões de pássaros, shows musicais e a tradicional disputa entre os bois-bumbás Espalha Emoçãoe Touro Branco.
Na manhã desta sexta-feira (18), a Prefeitura de Parintins repassou R$ 110 mil para as agremiações folclóricas participantes do festival, em reunião realizada na sede do executivo municipal. Além do apoio financeiro, foram definidos pontos como infraestrutura, segurança e logística do evento. Estiveram presentes o prefeito Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, a secretária de Turismo Karla Viana, representantes da ATRACAMAR (Associação dos Artistas Culturais do Mocambo do Arari)e das agremiações folclóricas.
De volta aos trabalhos
A Câmara Municipal de Parintins retorna às sessões ordinárias nesta segunda-feira (21), após o recesso iniciado em 23 de junho. De acordo com o presidente, Cabo Linhares, “as sessões ocorrerão conforme calendário estabelecido para o segundo semestre”.
Jogo Político
Nos bastidores da política, corre o comentário de que Wilson Lima (UB) pode disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026, em razão de pesquisas recentes que o colocam em desvantagem na corrida pelo Senado. O governador nunca afirmou que seria candidato, mas faz gestos que indicam essa possibilidade. Pessoas próximas a Wilson dizem que, se ele decidir disputar uma vaga em Brasília, será a do senador Eduardo Braga (MDB) ou a do senador Plínio Valério (PSDB). Alguns candidatos de seu grupo político torcem para que Wilson permaneça no cargo de governador, por acreditarem que, assim, ele poderia ajudá-los melhor em suas campanhas. O deputado Roberto Cidade (UB), possível candidato a deputado federal, seria um deles.

Heróis
O jornalista Helon Coelho, que possui baixa visão, lançou o livro “Naurú: a Fera Justiceira”, obra de ficção científica que transforma lendas amazônicas em super-heróis. Ambientado em um futuro distópico marcado por violência e mudanças climáticas, o livro propõe reflexões sobre justiça e natureza. O projeto inclui um audiolivro gratuito no YouTube e ilustrações de Kedison Oliveira e Ananda Cid. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, conta com apoio de instituições culturais do Amazonas e do Governo Federal.
Acabou o fuxico
Alguns portais de notícia publicaram matérias sobre um possível desgaste na relação entre o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e o ex-prefeito Bi Garcia. A coluna conversou com Mateus, que negou as especulações. “Isso são fontes da cabeça deles. Estamos bem alinhados”, afirmou o prefeito, reforçando que mantém uma boa relação política com Bi Garcia e que as notícias sobre desentendimentos não correspondem à realidade.
Cercado
A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) dois mandados de busca e apreensão contra Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi conduzido para colocar tornozeleira eletrônica e agora enfrenta novas restrições judiciais. Bolsonaro está proibido de usar redes sociais, conversar com outros réus e manter contato com diplomatas. Também não pode sair da comarca do DF. Com toque de recolher entre 19h e 6h, o ex-presidente se vê ainda mais pressionado pelas investigações.


