

Vitórias
Com a maior delegação de sua história, Parintins vem sendo destaque na etapa estadual dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) 2025, realizada em Manaus. Até esta sexta-feira, dia 25 de julho, o município já conquistou 18 medalhas, sendo 6 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, além de classificações históricas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em diversas modalidades.
Apoio
A participação marcante dos atletas parintinenses é resultado do trabalho conjunto entre escolas da rede municipal e estadual, com apoio da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Os jovens talentos estão competindo em modalidades individuais e coletivas nas categorias infantil e juvenil, com desempenho que eleva o nome da Ilha Tupinambarana no cenário esportivo estadual.
Inédito

O grande feito coletivo veio com a equipe feminina infantil de handebol da Escola Municipal Charles Garcia, que conquistou o ouro inédito na modalidade ao vencer o Centro Educacional Adalberto Valle, de Manaus, na final por 29 a 12. Além do título estadual, a equipe garantiu vaga histórica nos Jogos Escolares Brasileiros, colocando o handebol parintinense entre os melhores do estado. O handebol masculino infantil também brilhou e levou o bicampeonato estadual.
Parintins segue em busca de novas medalhas até o encerramento da competição, no próximo domingo (27).
“A expectativa é conquistar ainda mais medalhas e encerrar os JEAs com a melhor participação da nossa cidade”, afirmou o secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Luan Cavalcante.
Nas ruas

O senador Omar Aziz (PSD) participou nesta quinta-feira (25) do lançamento de um novo pacote de recapeamento em Manaus, ao lado do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Júnior. A iniciativa vai beneficiar 67 ruas em comunidades que aguardavam melhorias na malha viária. Segundo o senador, os investimentos contam com recursos de emenda parlamentar e representam mais dignidade, segurança e facilidade de acesso para a população.
Omar destacou ainda o trabalho conjunto da bancada amazonense no Congresso Nacional, em especial com o senador Eduardo Braga e o deputado federal Saullo Vianna, para garantir que os recursos federais cheguem à ponta e tenham impacto direto na vida das pessoas.
Em Parintins, desde 2021, mais de 150 ruas já foram recapeadas. Desse total, 98 foram viabilizadas por emendas do senador.
Eleições 2026
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), oficializou sua posição sobre as eleições de 2026. Em declaração pública na manhã desta quarta-feira (23), durante o lançamento do pacote de recapeamento asfáltico, Almeida afirmou que não disputará o Governo do Amazonas, direcionando seu apoio ao senador Omar Aziz (PSD). A fala do prefeito põe fim às especulações sobre uma possível candidatura ao governo estadual.
Eleições 2026 II
David Almeida revelou que já indicou a Omar Aziz alguns nomes para compor a chapa como vice. Entre os que circulam na órbita de David estão Ariel Almeida, sua filha; Renato Junior, vice-prefeito de Manaus; e o deputado federal Saullo Vianna (UB), atual secretário de Ação Social e Cidadania da Prefeitura de Manaus. Paralelamente, Bi Garcia, ex-prefeito de Parintins, também é apontado como um nome forte para a vaga, após manifestar interesse no posto.
Eleições 2026 III
As declarações de David Almeida não agradaram ao seu ‘fiel amigo’ e vice-governador, Tadeu de Souza (Avante). “Não vou aderir a projetos individualistas”, criticou Tadeu. Segundo fontes próximas, Tadeu esperava contar com o apoio do prefeito para sua própria candidatura ao cargo. Há rumores de que o vice-governador está prestes a deixar o Avante, partido de Almeida, para se filiar ao União Brasil. A mudança seria estratégica para viabilizar uma aliança com o atual governador Wilson Lima (UB) que pode deixar o cargo em abril para disputar uma vaga no Senado.
De canoa

Aproveitando o recesso parlamentar, o senador Plínio Valério (PSDB) intensifica as visitas ao interior do Amazonas. Em Maraã, ao lado do prefeito Pastor Edir, ele participou da entrega de uma base flutuante que atenderá as comunidades indígenas Kanamary, Miranha e Macu Macu Nandebe. A estrutura foi adquirida com R$ 300 mil provenientes de emenda parlamentar do senador e tem como objetivo fortalecer a despesca e a organização das comunidades locais. “É uma coisa simples e que faz a diferença”, destacou Plínio, ao reafirmar o compromisso com o desenvolvimento do interior do estado.
Com atuação em diversos municípios do Amazonas, o senador Plínio Valério já destinou mais de R$ 20 milhões em emendas para Parintins.

´Do Festival ao Futuro´

A parceria entre o Sebrae e a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, do Boi Caprichoso, tem impulsionado a economia criativa em Parintins com foco em sustentabilidade e inovação. Por meio do curso “Do Festival ao Futuro: Parintins Criativo”, artistas locais recebem formação técnica voltada ao reaproveitamento de materiais do Festival Folclórico, agregando valor artístico e comercial às criações.
A ação envolve nomes como os designers Samuel Regis e Sérgio Matos, e a analista do Sebrae Lilian Simões. Além das aulas, os participantes visitaram os galpões do Caprichoso para identificar resíduos com potencial de reaproveitamento e terão seus projetos apresentados a lojistas locais, promovendo conexões com o mercado.
Nova Sinhazinha
O presidente do Boi Garantido, Fred Góes, afirmou em entrevista ao AmEmPauta que a escolha da nova Sinhazinha da Fazenda será feita com cautela e que não pretende realizar concurso para o item. O presidente afirmou que prefere um processo técnico. “Não é meu feitio o concurso. É muito complicado. Nunca a família aceita quem perde. Então, claro que vou colocar uma discussão na diretoria, mas eu particularmente não acho muito bom porque cria essa indisposição. Eu prefiro ir pelo lado mais técnico, identificar quem tem esse perfil, quem está mais preparada e sair para a escolha final”, declarou ao site.
Valentina Coimbra, anunciou que deixará o posto após o Festival de 2025, mas ainda deve cumprir agenda até a COP 30, em Belém (PA).

Religiosidade
A 16ª Marcha para Jesus será realizada neste domingo, 27 de julho, em Parintins. Organizado pela Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Parintins (Apalepin), com apoio da Prefeitura, o evento já conta com a participação de cerca de 80% das igrejas evangélicas do município e espera reunir até 40 mil pessoas.
A concentração está marcada para as 16h, na avenida Geny Bentes, em frente à igreja Paz Church.
Redução

Parintins registrou queda significativa nos acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2025, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. A redução nos índices é atribuída ao reforço nas fiscalizações e ao avanço de ações educativas voltadas à conscientização de condutores.
Em comparação com o mesmo período de 2024, os números apontam uma redução de 46% nas lesões moderadas, 77% nas lesões graves e 67% nos acidentes com vítimas fatais. Enquanto em junho de 2024 foram contabilizados quatro óbitos, no mesmo mês de 2025 houve apenas um registro.
Apesar do avanço, ainda preocupam infrações como embriaguez ao volante e a falta do uso de capacete, especialmente entre os homens, maioria entre os envolvidos nos acidentes. A EMTT promete intensificar o uso do teste do bafômetro nas fiscalizações.
Violência
O Amazonas ocupa a 9ª posição no ranking dos estados mais violentos do Brasil, com 23,7 Mortes Violentas Intencionais (MVI) por 100 mil habitantes em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025. O estado superou, por exemplo, o Rio de Janeiro que ficou na 15ª posição, registrado 15,8 de MVI. A forte presença do crime organizado, disputas por rotas do tráfico de drogas e conflitos fundiários tornaram os estados da Amazônia Legal particularmente afetados, conforme aponta o documento. As regiões Nordeste (33,8 por 100 mil) e Norte (27,7 por 100 mil) continuam sendo as mais violentas do país.
Vagas
Começaram no dia 21 de julho as inscrições gratuitas para o Vestibular 2025 (acesso 2026) e o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Candidatos têm até 17 h de 28 de agosto, horário de Manaus, para se inscrever, e podem solicitar isenção da taxa até 1º de agosto. No total, a UEA oferece 3.813 vagas para cursos de graduação em unidades da capital e do interior. Dessas, 1.559 vagas são para o Vestibular (818 para Manaus; 741 para municípios do interior) e 2.254 para o SIS (1.179 em Manaus; 1.051 no interior). As provas do SIS (etapas I, II e III) estão marcadas para 26 de outubro, enquanto o Vestibular será aplicado em dois dias: 27 e 28 de outubro. O resultado final está previsto para 5 de dezembro de 2025.
Premiado

O artista e designer parintinense Ronan Marinho está entre os finalistas do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, o mais importante do setor no país. Ele concorre na categoria Voto Popular com as embalagens “Target Garantido & Caprichoso”, ilustradas por ele.
A campanha transformou a tradicional lata de carne em conserva em um item colecionável, celebrando a cultura local com arte vibrante e licenciamento oficial dos bois de Parintins. É a primeira vez que a marca Target participa do prêmio.
A votação está aberta até o dia 22 de agosto pelo link: https://lnkd.in/dTFtCec. O resultado será divulgado nos próximos meses.
Olha o flal!
Com as altas temperaturas do verão amazônico, empreendedores de Parintins têm registrado um aumento significativo na venda de flal, nossa tradicional sobremesa gelada. A informação foi destaque no Jornal do Amazonas 1ª Edição (JAM 1), da Rede Amazônica, nesta sexta-feira (25). Entre os sabores mais procurados estão o açaí com tapioca e o morango com chocolate, este último batizado de “tentação” e consagrado como o campeão de vendas.


