Abandonadas pelo Estado, escolas do interior do Amazonas recebem apoio das Prefeituras para disputar os Jogos Escolares Brasileiros

Compartilhar notícia

Diferente dos anos anteriores, em 2024, os representantes do Amazonas , as escolas municipais de Parintins, Urucará e Barreirinha (campeãs dos Jogos Escolares do Amazonas – JEAS) foram pegos de surpresas com a falta de apoio do governador Wilson Lima para a disputa da etapa nacional.

Realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc), os Jogos Escolares do Amazonas, abrangendo escolas da rede estadual, municipal e particular da capital (Manaus) e demais municípios do Baixo Amazonas, definiu no mês de julho seus representantes para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JUBs).

Equipe de Parintins chegando em Manaus para viajar até Recife com passagens compradas pela Prefeitura

Em todas as edições até o ano passado, o custeio das passagens fluviais até Manaus e aéreas dos municípios do interior a cidade sede dos jogos eram financiadas pelo Governo do Estado que coordena a participação da delegação amazonense na etapa nacional. A competição acontece de 20 de setembro a 4 de outubro, em Recife (PE), e é promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Para surpresa dos desportistas e atletas em 2024, as escolas municipais campeãs das modalidades individuais (atletismo) e coletivas: handebol infantil masculino da Escola Charles Garcia (Parintins); handebol infantil feminino da Escola Maria Dulciney (Urucará) e o futsal infantil feminino da Escola Municipal Astrogilda Alves Belém, do distrito do Piraí (Barreirinha) foram informados da ausência do apoio estadual e passando a ser custeados pelos próprios prefeitos, diferente dos classificados da rede estadual e escolas particulares da capital, que mantiveram passagens pagas pelo governador.

Seleção de handebol feminina de Urucará também nao contou com apoio do Estado.

Em sua rede social, o professor de Parintins, Márcio Santos, anunciou a chegada dos atletas em Manaus e manifestou a falta de apoio do governador ocorrido esse ano. “Já em Manaus a delegação de Parintins, para hoje a noite viajar rumo a Recife (PE) para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Fomos campeões dos JEAs e abandonados pelo estado, por sermos uma escola do município. Obrigado prefeito Bi Garcia, por alimentar sonhos e acreditar no esporte e na juventude sempre, custeando todas as nossas passagens fluviais e aéreas de ida e volta, além de ajuda financeira. Já fizemos história em Manaus, e agora, vamos lutar para fazer história na etapa nacional, por meio da Escola Municipal Charles Garcia”, publicou.

Outro fator que chama a atenção, é que o prefeito Glenio Seixas, de Barreirinha, que apoio a candidatura do ex-cunhado Darlan Taveira; o prefeito Henrique Falabela, de Urucará, que apoia o tio Bosco Falabela, ambos candidatos a prefeitos na eleição 2024, pelo União Brasil, são apoiados pelo governador Wilson Lima, e também ficaram de fora da logística de translado dos atletas e professores até a cidade de Recife e seu retorno.

Em Parintins, o prefeito Bi Garcia, apoia a campanha de Mateus Assayag (PSD), enquanto o governado Wilson Lima, apoia a candidata Brena Dianná, do União Brasil.

Equipe escolar de Barreirinha também precisou custear suas passagens através da Prefeitura.

Você não pode copiar conteúdo desta página