Acadêmicos da Ufam/Parintins representam a região Norte no Prêmio Expocom 2025

Compartilhar notícia

A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) realiza de 28 a 30 de maio o Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que reúne projetos acadêmicos comunicacionais de todo o Brasil. Parintins representa a região Norte com a participação de universitários do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Parintins).

O Expocom é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos em todo Brasil, exclusivamente, por estudantes no campo da Comunicação, que passa por uma avaliação interna para, posteriormente, se apresentarem no evento e concorrem ao prêmio. O evento vai acontecer de forma on line.

A Agência Experimental de Comunicação Amanayé, um projeto comunicacional de acadêmicos e professores da UFAM/Parintins, possui maior número de acadêmicos finalistas do município com 06 aprovados. O grupo é coordenado pela professora Soriany Neves e o técnico Jousefe Matos, que orientam os alunos quanto a produção e apresentação dos trabalhos.

“Nós ficamos muito felizes com o resultado que a Agência Experimental de Comunicação Amanayé, do curso de jornalismo aqui de Parintins, teve nesse congresso de comunicação. O fato de a agência conseguir que seis trabalhos sejam finalistas é o nosso comprometimento com o ensino superior e com a qualidade do ensino de jornalismo em Parintins”, destaca Soriany Neves.

Uma das acadêmicas finalista é Nataly Jéssica, 19, que concorre na modalidade Agência/Escola com o projeto “Criação da Agência Experimental de Comunicação do curso de Jornalismo do ICSEZ/Parintins”. “É muito gratificante, porque é uma oportunidade única, é algo que vai contribuir muito para o nosso crescimento profissional e é muito gratificante a gente olhar para trás e ver que todo esforço e dedicação valeu a pena”, conta.

Outra finalista é a acadêmica Kerol Guerreiro, 32, que vai apresentar as vivências do projeto “Transdiciplinar: oficinas no âmbito da Agência Amanayé”, na categoria Produção. Segundo ela, a experiência foi fundamental para sua formação acadêmica e o contato direto com a profissão que estuda.

“Esse projeto melhorou não só a minha vida quanto acadêmica, mas também as pessoas que fizeram parte das oficinas. Foi de extrema importância para a UFAM, pra mim e para toda a comunidade acadêmica. Ser premiada e ser escolhida para representar a universidade é muito gratificante e eu me sinto muito feliz por ter tido essa honra e espero que mais coisas venham através desses projetos”, disse Kerol.

Além da Agência Amanayé, a UFAM/Parintins possui ainda mais 04 acadêmicos finalistas. Os vencedores do 31º Prêmio Expocom representam a região Norte na etapa nacional, que vai acontecer no mês de Setembro, em Vitória, Espirito Santo.

O curso de Jornalismo da UFAM/Parintins é finalista do Expocom 2025 com os seguintes acadêmicos e projetos:

Juliana Simas Maciel – Produção da Amanayé no Facebook e no Instagram (Produção jornalística para redes sociais)

Kerolaine Batista Guerreiro – Transdiciplinar: oficinas no âmbito da Agência Amanayé (Produção)

Larissa Gonçalves – O Ento-Ar Climático (Documentário)

Renner Gomes Viana – Plano de Negócio Pai D’égua Fotos (Projeto de comunicação integrada)

Nataly Jéssica de Oliveira – Criação da Agência Experimental de Comunicação do curso de Jornalismo do ICSEZ/Parintins (Agência/Escola)

Eldiney Alcântara – Assessoria de Imprensa para o grupo Águia Rural da Vila Amazônia (Projeto de Assessoria Avulso)

Nayla do Carmo Bertino – Casos de mortalidade por suicídio aumenta e causam preocupação (Reportagem em Jornalismo Impresso)

Gabriel de Lima Fonseca – O Recomendador de Almas (Reportagem em áudio/radiojornalismo)

Vivian Karine da Cruz – Fotolivro à margem urbana: faces do racismo ambiental (Edição de livro)

Kaylane de Castro – Abandono das nossas origens (Fotografia artística)

Você não pode copiar conteúdo desta página