Amazonas discute democracia, igualdade e conquistas na 5ª Conferência Estadual de Políticas Para as Mulheres

Compartilhar notícia

O Amazonas realizou nos dias 29 e 30 de agosto a 5ª Conferência Estadual de Políticas Para as Mulheres. O encontro reuniu lideranças, movimentos sociais e representantes do poder público no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência debateu propostas e estratégias para fortalecer as políticas públicas voltadas para o público feminino.

A programação incluiu homenagens, rodas de debate, feira de economia solidária e uma plenária final, onde foram aprovadas diretrizes a serem encaminhadas para a etapa nacional. Para a estudante de Filosofia da Ufam e integrante do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus, Ana Vitória Gomes da Silva, afirma que o evento fortalece a igualdade de gênero e criação de políticas públicas mais efetivas.

“Fortalece na conscientização de que a gente pode cuidar das mulheres como um todo, que é dever de todos nós – homens, mulheres, crianças – cuidar da segurança das mulheres. A gente ver uma amiga que tá em um relacionamento abusivo e dar um toque nela, que ela tem a opção de sair, apresentar o serviço que a própria Ufam oferece de terapia gratuita e conscientizar sobre os conhecimentos e as políticas públicas”, explica.

Para Raimunda Gomes Leão, do município de Benjamin Constant e presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, o encontro fortalece o protagonismo feminino. “As experiências apresentadas aqui na conferência, elas podem inspirar em novas ações para melhorar a vida das mulheres lá em Benjamin Constant. Aqui na quinta conferência estadual abriu a mente e fez com que eu possa ter noção de como é importante estar aqui representando todas as mulheres do meu município e levar para elas essa esperança de que aqui tem mulheres que estão lutando para que a vida delas seja diferente”, revela.

A advogada Natália Demes, que atua no movimento social Humaniza Coletiva Feminista e é conselheira municipal dos Direitos da Mulher, destacou a construção coletiva das propostas. “É o nosso combate contra todas as formas de violência, tomando decisões em conjunto e fazendo propostas em conjunto”, disse.

A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é uma iniciativa promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, com apoio do Ministério das Mulheres, Governo do Estado e instituições parceiras.

Texto: Adrielle Souza

Fotos: am.cedim

Você não pode copiar conteúdo desta página