Com o título de campeão do carnaval do Rio de Janeiro pela Beija-flor na bagagem, o artista parintinense Kennedy Prata desembarcou em Parintins e já está no galpão do Boi Caprichoso para os trabalhos da temporada bovina 2025. O bumbá reúne o time artístico para início da execução do projeto de arena “É Tempo de Retomada”.
Kennedy é artista de ponta (alegoria) do bumbá e nos últimos anos realiza grandes trabalhos no Festival de Parintins e no carnaval carioca. Apesar da juventude, ele tem larga experiência na questão alegórica, tendo atuado em escolas como Vila Isabel, Salgueiro, Imperatriz, Unidos da Tijuca, Mocidade e Portela. Em 2025, Kennedy atuou somente na Beija-Flor.
“É uma felicidade enorme a gente estar retornando aqui com esse grupo de artistas vencedores, que é o Caprichoso e, hoje, estar retornando com o título que a gente conquistou no Rio de Janeiro, na Escola de Samba Beija-Flor”, disse.
Prata é artista que atua com escultura, pintura e robótica. No Rio de Janeiro, Kennedy também se cerca de parintinenses. Das 13 pessoas que trabalham com ele, 10 são da Ilha Tupinambarana. Ele classifica o grupo como “família” e afirma confiar no trabalho de cada um, seja no Rio de Janeiro ou em Parintins.
Projeto 2025
Em Parintins, os trabalhos para o Festival já começaram. Kennedy já recebeu se projeto alegórico e teve reuniões com membros do Conselho de Arte para execução da proposta. “Nesse momento a gente está na fase de elaboração de maquete, bolando os desenhos, as peças que a gente vai passar pro escultor, passar pro ferreiro, pra eles começarem e a gente cair pra dentro da execução”, informa.
O artista esteve no Galpão das Artes do Boi Caprichoso Mestre Jair Mendes para organizar o espaço de trabalho e dar os primeiros passos para a construção de sua alegoria. “Com posse do projeto a gente já deu para pensar algumas coisas, conversar com o conselho para realmente montar uma grande alegoria. A gente está se alinhando, está encaminhando as coisas muito bem. O projeto que eles me passaram é um projeto muito lindo, muito superior do ano passado e tenho certeza que a gente vai arrebentar mais um ano”, revela.
Em 2025, o Boi Caprichoso não poderá usar guindaste, instrumento incorporado constantemente nas apresentações do bumbá nos últimos anos, criando um cenário grandioso e imponente. Segundo Kennedy, o bumbá também se preparou para este novo formato de espetáculo. “A gente vai ter que se reinventar”, frisa o artista.
“Assim como o presidente passou pra gente, não podemos deixar cair o padrão. A tendência é só aumentar. Ele está dando todas condições, com certeza o padrão Caprichoso vai ser de maior excelência para esse ano e o Caprichoso promete fazer um novo espetáculo ainda melhor, mais bonito. Se Deus quiser, a gente carrega essa taça de tetracampeão”, finaliza.