Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Brena Dianná ignora debate da Tv Norte Parintins

Compartilhe:

Debate

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a TV Norte Parintins, afiliada do SBT, promoveu debate entre os candidatos a prefeito de Parintins. O encontro dos prefeituráveis contou com a presença de Mateus Assayag (PSD) e Michele Valadares (NOVO). Brena Dianná, candidata do União Brasil, não esteve presente.

Fugiu?

A ausência de Brena Dianná no debate realizado pela TV Norte foi muito repercutida tanto pelo público quanto pelos candidatos Mateus Assayag e Michele Valadares. Durante os quatro blocos do encontro transmitido pela televisão, Facebook e YouTube da TV Norte Parintins, espectadores questionaram a ausência de Dianná, que justificou a impossibilidade de participação no embate político por conta de agenda na zona rural.

Críticas

Nos quatro blocos do debate, os candidatos Mateus Assayag e Michele Valadares criticaram bastante a ausência de Brena Dianná. Assayag disse que candidato bom não arrega do debate e chamou Brena de fujona. Já Michele falou que a não-ida de Dianná é um reflexo de sua personalidade prepotente.

Embate duplo

Sem Brena Dianná, coube a Mateus Assayag e Michele Valadares a participação no debate da TV Norte. Nos quatro blocos, Assayag deu ênfase à sua trajetória política e ao trabalho promovido como secretário de Obras. Valadares usou o trabalho desenvolvido no social como seu principal ponto de destaque nas falas. Nas perguntas, réplicas e tréplicas, algumas farpas foram trocadas.

Órfãos do Estado

Sem apoio do Governo do Amazonas, as delegações de Parintins, Barreirinha e Urucará, campeãs do JEAs nas disputas individuais e coletivas, vão participar da etapa nacional (JEBs), em Recife. As prefeituras tiveram que bancar os equipamentos esportivos, além das passagens fluviais e aéreas (ida e volta) dos atletas.

Tô nem aí

Essa indiferença aos estudantes não poupou nem mesmo os aliados do governador. O prefeito Glenio Seixas, de Barreirinha, que apoia a candidatura do ex-cunhado Darlan Taveira, e o prefeito Enrico Falabella, de Urucará, que apoia o tio Bosco Falabela, ambos candidatos a prefeito na eleição de 2024 pelo União Brasil e apoiados pelo governador Wilson Lima, do mesmo partido, tiveram que “se virar nos 30”.

Sempre

Em Parintins, não é novidade o prefeito Bi Garcia (PSD) apoiar os atletas das escolas estaduais nas competições esportivas. Em todos os sentidos!

Fracasso

A visita do governador Wilson Lima a Parintins foi um fiasco, com uma recepção morna e escassa participação do público, tanto na Praça dos Bois quanto na zona rural. O clima de descontentamento evidenciado reflete os alarmantes resultados da pesquisa do Instituto Atlas, que o classifica como o governador pior avaliado do Brasil, sinalizando uma crescente insatisfação da população com sua gestão.

“Convites”

Para o lançamento do Prosai em Parintins, à alta cúpula de órgãos do Governo do Estado em Parintins foi direcionada uma missão: levar gente para a frente do Bumbódromo no lançamento do Prosai, ocorrido na última segunda-feira (16). Gestores de escolas estaduais, por exemplo, foram orientados a levar professores que estivessem em dia de planejamento para a solenidade. A estratégia não deu muito certo.

Carlos Augusto

Carlos Augusto das Neves, um apresentador respeitado e filho do saudoso Messias Augusto, um dos maiores radialistas de Parintins, teve uma semana agitada. Foi sumariamente informado de seu desligamento da apresentação e coordenação do programa “Povo na TV”, da TV Norte, em Parintins. E por que? Bem, a coluna apurou que o “crime” de Carlos foi criticar o governo do estado do Amazonas. Nada como uma boa crítica para garantir uma demissão.

Ordem de sua candidata

Saullo foi além e afirmou que essa tal perseguição, promovida pelo governo do estado em Parintins, atende ao pedido de uma pessoa em particular: “Essa perseguição ao povo de Parintins atende ao pedido de uma pessoa. Ela chama-se Brena Dianná“, sentenciou o deputado.

Ciumeira

Os candidatos a vereador do União Brasil e de outros partidos que apoiam Brena Dianná estão se mordendo de ciúmes da candidata Analu Araújo. Um deles confidenciou à coluna que Analu é tratada como a queridinha da campanha, com material de divulgação que só chega para ela e não para os demais. Um candidato chegou até a brincar: “O secretário Litaiff deve ter confundido ela com a candidata a prefeita”. Mas não se preocupem, a coluna foi checar no DivulgaCand Contas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e, surpresa: Analu Araújo realmente recebeu R$ 14.670,00 de fundo partidário. Enquanto isso, Márcia Baranda teve que se contentar com apenas R$ 9.780,00.

Proibição

O Ministério Público Eleitoral da 4ª Zona Eleitoral de Parintins definiu que candidatos a prefeito de Parintins não podem fazer o uso de ações do Governo do Estado relacionadas ao Prosai nem a ações relacionadas à lista de beneficiários do Bolsa Família. A campanha de Brena Dianná tinha no Prosai um dos principais artifícios na tentativa de conquistar votos.

Indenização

A decisão colegiada da Segunda Câmara Cível confirmou a sentença de 1.° Grau, proferida pela 3.ª Vara da Fazenda Pública que determinou o Estado à indenização no valor de 100 mil reais para ser dividida às autoras da ação, sendo 50 mil reais para a mãe e 50 mil reais para a irmã da pessoa falecida.
A decisão responsabiliza o Estado pela falta de planejamento e providências para garantir o fornecimento adequado de oxigênio aos hospitais.

Desabastecimento

De olho no sistema de abastecimento de Parintins, a Cosama enfrenta grave crise hídrica no município de Nhamundá. Sem capacidade para manter o sistema de bombeamento de água abastecido, a empresa estadual anunciou racionamento de água na Terra das Ykamiabas. De acordo com a companhia, a seca severa contribuiu para o baixo nível dos poços artesianos.

Favoritismo

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia (PSD), se posiciona como forte candidato à reeleição. Recentemente, ele atraiu uma grande multidão na comunidade Bom Socorro do Zé Açu e conquistou a primeira posição no Ranking de Controle Interno 2023/2024 do MPC do TCE-AM. Além disso, é o vereador com o maior número de projetos de lei sancionados pelo executivo, reforçando seu favoritismo na disputa.

Copão

Cerca de 2 mil atletas participam do maior evento esportivo de Parintins, o III Copão Parintins Interbairros. A competição tem números surpreendentes. São 28 bairros participantes com 105 equipes, 61 duplas em 11 locais diferentes de jogos. A disputa reúne atletas nos naipes masculino e feminino.

Maior competição

O Copão Parintins é disputado em diversas modalidades: futebol (37 equipes), futsal (46 times), vôlei de quadra (14 equipes), handebol (13 equipes), vôlei de areia (38 duplas) e futevôlei (24 duplas). É a maior competição do município em número de jogadores e times. Os jogos iniciaram no dia 13 de setembro.

Parintins em Campinas

A festa do Boi-Bumbá está em alta em todo o Brasil. Recentemente, Garantido e Caprichoso se apresentaram em Campinas, São Paulo, no ABRAS’24 Food Retail Future, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). É o maior evento varejista do país.

Atrações principais

Os bumbás foram as grandes atrações do evento e foram recebidos pelo próprio presidente da ABRAS, João Galassi. As comitivas vermelho e azul contaram com itens oficiais, músicos e dirigentes. Eles fizeram apresentações especiais que arrancaram aplausos de um público de cerca de 1.200 pessoas.

Miniatura

Em sua 22ª edição, o Festival Folclórico de Bois em Miniatura será realizado pela primeira vez no Anfiteatro Sila Marçal. Mini Garantido e Mini Caprichoso são expressões culturais do saber popular da juventude e das crianças parintinenses. O azul nasceu no Itaúna e o vermelho no bairro do Djard Vieira.

Jovens e Crianças

Os mini bumbás são construídos com módulos de 1,50 m e bonecos de aproximadamente 35 cm. Tudo confeccionado por jovens e crianças. Este ano, o Mini Garantido apresenta o tema “Mini Garantido: Herança Cultural”. O Mini Caprichoso defende a temática “Por ela, Mãe Amazônia”.

Você não pode copiar conteúdo desta página