Coisas da ilha


Transição
O prefeito eleito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), afirmou na quarta-feira (13) que a transição entre o governo de Bi Garcia (PSD) e sua futura gestão está ocorrendo de forma tranquila. Ele destacou que está realizando um raio-X de todos os setores da administração para iniciar o mandato com o pé direito, visando ampliar os investimentos tanto na cidade quanto na zona rural.
Secretários

Questionado sobre a formação de sua equipe de secretários, Assayag explicou que, no momento, o principal foco é fortalecer as parcerias e debater projetos para Parintins. Ele tem participado de reuniões com a Caixa Econômica Federal para tratar de convênios e se encontrado com parlamentares em Manaus e Brasília para viabilizar emendas ao município. Somente ao final dessa etapa é que ele planeja definir e nomear seu secretariado.
Nova data
A diplomação dos eleitos na eleição de 6 de outubro, em Parintins, foi antecipada para o dia 12 de dezembro. Mateus Assayag, Vanessa Gonçalves e os 13 vereadores eleitos receberão seus diplomas em solenidade no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Proposta

Começa a ganhar força no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da deputada Érika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da escala 6×1 — ou seja, para cada seis dias de trabalho, há um dia de folga. Pela nova proposta, a jornada de trabalho passará a ser de quatro dias.
Assinaturas
A discussão sobre o assunto domina o meio político, envolve a classe trabalhadora e agita as redes sociais. Para que a PEC comece a tramitar, serão necessárias 171 assinaturas entre os 513 deputados na Câmara. No Senado, o mínimo é de 27 entre os 81 senadores. Até o momento, a deputada já conseguiu mais de 200 assinaturas para protocolar a proposta. Na bancada do Amazonas, Saullo Vianna (UB) foi o primeiro a assinar.
O que altera
O Art. 7º, inciso XIII, da Constituição passaria a dispor: “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e trinta e seis horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

Disputa
Uma guerra silenciosa domina os bastidores da eleição para a presidência da Câmara Municipal de Parintins. O vereador Cabo Linhares (PL) articula com discrição sua candidatura, e um outro nome se movimenta para se manter no cargo. O vereador Alex Garcia (PSD) tenta repetir a fórmula da eleição passada, quando se tornou presidente.
Tentativa
Alex Garcia conta com o apoio de Fábio Cardoso (Pode) e busca se aproximar dos quatro vereadores da oposição. Diferentemente da eleição passada, o clima na Casa atualmente é pró-Linhares. Um dos vereadores da oposição chega a afirmar: “a vez é do Cabo”.

Bola de Cristal
Os mais experientes nesse processo eleitoral da Câmara afirmam que, na disputa pela presidência, é histórico haver golpes de mata-leão e rabo de arraia.
Novidade

A próxima legislatura da Câmara Municipal de Parintins contará com emendas impositivas. A proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, iniciativa do vereador Alex Garcia (PSD), foi aprovada por unanimidade em junho de 2024.
Como fica
Pela nova regra, as emendas individuais ao orçamento municipal deverão ser aprovadas dentro do limite de 1,2% da receita corrente líquida do exercício anterior ao encaminhamento do projeto. Metade desse percentual deverá ser destinada, obrigatoriamente, a ações e serviços públicos de saúde.
Diamante
A Câmara de Parintins conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o título de Casa Legislativa mais transparente do Amazonas, recebendo o Selo Diamante de Qualidade, uma premiação promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Esse reconhecimento teve início na presidência de Mateus Assayag (PSD) e continua no biênio de Alex Garcia (PSD). O anúncio foi feito na quarta-feira (11), durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.
Campanha cara
Apoiadores do primeiro escalão de Brena Dianná, derrotada na disputa pela prefeitura de Parintins nas eleições desse ano, estão injuriados com a ex-rainha. Um dos patrocinadores da candidatura deixou vazar que os gastos dessa campanha se equipararam aos de uma eleição de deputado federal mais votado; ou seja, ela estava “bamburrando” em recursos. Após as eleições, houve quem ironizasse, citando o refrão da música de Chico da Silva, Sangue de Guerreiro: “enganaram o homem”.
Batuque

No dia 23, sábado, na praça Eduardo Ribeiro, acontece o IV Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins. Líderes e praticantes das religiões afro-brasileiras vão procurar desmistificar preconceitos e estereótipos negativos sobre a Umbanda.
Preconceito
A professora Márcia Gabriele, uma das coordenadoras do encontro dos Povos de Terreiro, enfatiza que “a ideia é propor à sociedade parintinense um novo entendimento sobre as religiões de matriz africana, combatendo a visão deturpada e preconceituosa que associa a Umbanda a práticas negativas. Em pleno mês da Consciência Negra, quando relembramos a luta de Zumbi dos Palmares, queremos mostrar a verdadeira face da Umbanda em Parintins.”
Filme

Ontem (14), na sala de cinema do Liceu de Artes Cláudio Santoro, foi o lançamento do filme Meu Encanto, com produção e direção de Black Marialva. O curta-metragem explora a magia e a riqueza cultural de Parintins, por meio de lendas e mitos. O coreógrafo Raony Ferreira faz sua estreia como ator. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
Cena do crime
Novas imagens revelam outras figuras presentes na casa de Adriana Cidade, no bairro Castanheira, um local associado a conspirações contra a democracia. A Polícia Federal investiga uma organização delinquente, supostamente comandada pelo ex-presidente da Cosama, ex-secretários estaduais e membros das forças militares, suspeita de tentar manipular o resultado das eleições em Parintins.
Nova lista
Os novos nomes identificados nas imagens registradas no QG do Crime são: Nêga Alencar, Brena Dianná, Márcia Baranda (de costas), Gustavo Sampaio (presidente da Amazonastur), Jussara Pedrosa (Secretária Estadual da Sejusc), Flávio Antony (Chefe da Casa Civil do Governo do Amazonas) e Klinger Paiva (Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas).
Naquela mesa…

A reunião poderia ter passado despercebida, não fosse a presença suspeita de pacotes de dinheiro sobre uma mesa. Em torno da possível quantia, estavam Armando do Valle (sempre ele) e Marcos Apolo. Caso se confirme a suspeita sobre o dinheiro, isso será um complicador a mais. Na imagem, ambos parecem tão habituados à vista de grandes somas que o montante no centro da sala não despertou a menor curiosidade.
Grana
A Mega da Virada deverá pagar R$ 600 milhões para quem acertar as seis dezenas do sorteio. A Caixa Econômica Federal informa que é o maior prêmio de toda a história da loteria. As apostas já estão sendo feitas desde segunda-feira (11). O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.
Pavulagem

Em live realizada na noite de terça-feira (12), o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, anunciou a criação de uma nova categoria de sócio: o “Sócio Pavulagem” — uma modalidade exclusiva para sócios já cadastrados. A proposta visa captar recursos para a construção de um novo galpão de alegorias, substituindo a antiga estrutura de madeira.
Amazônia de Pé
O Boi Caprichoso foi para além do discurso de arena e nesta quinta-feira, 14, aderiu ao Movimento Amazônia de Pé em defesa das florestas e dos povos que nelas habitam. O bumbá se tornou ponto de coleta de assinaturas para documento que será enviado ao Congresso e, assim, se tornar lei. O movimento precisa de 1,5 milhão de assinaturas. A população parintinense é convocada a participar do movimento.
Permanece no cargo

Com apoio esmagador dos acadêmicos, a diretora da UFAM em Parintins, Sandra Helena, conseguiu se reeleger para o cargo. De um total de 295 votos, 227 foram dados pelos estudantes e os demais por docentes e técnicos administrativos. A chapa encabeçada pelo Prof. José Carlos Marins recebeu apenas 108 votos no total e teve o apoio de 79 discentes, bem menos estudantes. A gestão de Sandra Helena tem a aprovação da comunidade estudantil da UFAM/Parintins.
Clima
A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que será realizada em Parintins nos dias 22 e 23 de novembro, já definiu os palestrantes que discutirão a emergência climática. Entre os convidados estão Henrique Pereira (professor titular da UFAM e diretor do INPA), Charlene Muniz (professora titular da UEA), Wescley Dray (subsecretário da SEDEMA/PIN), Daniel Bettanin (defensor público do Estado do Amazonas) e Marta Regina (professora da UEA).
Jogos da Juventude

Os atletas Nildomar Farias Neto, Bia Raica e Melissa Miranda vão representar Parintins nos Jogos da Juventude, evento esportivo nacional organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A delegação amazonense é composta por 149 atletas, que disputarão 16 das 18 modalidades disponíveis na competição. Bia e Melissa disputam handebol pela seleção amazonense, e Nildomar compete no salto em distância, no atletismo. Os jogos estão acontecendo em João Pessoa, Paraíba, e vão até o dia 28 de novembro.
Sucesso
Os Jogos Escolares de Parintins chegam ao fim nesta sexta-feira (14), coroando dias de intensa competição e integração esportiva. Ao todo, 2.452 atletas de escolas municipais, estaduais, do instituto federal e de escolas privadas participaram, disputando medalhas e troféus. Neste ano, o grande diferencial para o sucesso foi a distribuição dos jogos de salão, como handebol, futsal e vôlei, entre a Arena Olímpica Rubem dos Santos, o ginásio Elias Assayag, o ginásio Seo Jovem e o ginásio Tristão Cruz.

História e Economia
A antiga COOPJUTA vai ceder espaço para o novo Mercado Muncipal Luiz Gonzaga. O prédio, localizado na esquina das ruas Rio Branco e Boulevard 14 de Maio, faz parte da história de Parintins, num dos períodos áureos da cidade. Agora, terá nome de um personagem histórico da cultura parintinense e pretende movimentar a economia local por meio da produção rural. O novo espaço será inaugurado em dezembro.

Boa expectativa
O ano 2024 fica marcado pela maior estiagem já registrada na Região Amazônica. O período de seca extrema, segundo especialistas, está com os dias contados. Com a subida do nível do Rio Solimões na região do município de Tefé, a expectativa é que a subida das águas também ocorra em Parintins nas próximas semanas, melhorando a navegabilidade do Rio Amazonas e tirando municípios como Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués do isolamento por conta da estiagem.

