Cidade Refletida: fotógrafo parintinense realiza exposição do cotidiano do Amazonas

Compartilhar notícia

O fotógrafo parintinense, Michel Amazonas, inaugura nesta terça-feira, dia 30 de abril de 2024, a exposição Cidade Refletida. A abertura acontece às 18h no mezanino do Super Baranda, em Parintins. O projeto, que conta com a curadoria do historiador e antropólogo Diego Omar da Silveira, foi contemplado no edital da Lei Aldir Blanc do município de Parintins na categoria artes visuais – fotografia.

O trabalho que deu origem a esta exposição começou há alguns anos, quando Michel começou a fotografar, direcionando seu olhar para o cotidiano. Antes de ser fotógrafo do Boi-Bumbá Caprichoso ele aprimorou seu olhar andando pelas ruas da cidade, em busca das coisas aparentemente banais e das pessoas comuns. Surgiram, assim, as imagens de Manaus, Barreirinha, Nhamundá e Parintins que compõem a exposição. 

As longas caminhas e as chuvas, o vai e vem dos carros e motos foram aos poucos rendendo um rico material visual, que agora chega ao público organizado em uma narrativa que remete a esses lugares e gentes da cidade que pulsam vida e que revelam uma beleza diferente daquela consagrada pela propaganda ou pelas narrativas oficiais.

Segundo Michel Amazonas, a série, assim como a ideia da exposição foi ganhando forma aos poucos e somente, agora, arranjadas em uma sequência ganham esse sentido, indicando outros olhares possíveis sobre as cidades. “Ainda, assim, elas compõem uma obra aberta a tantas interpretações quantas queiram o público, que é quem na verdade estabelece um jeito de compreender as fotos”. “Nossa aposta é que as pessoas completem as lacunas e estabeleçam essa relação entre as fotografias e as próprias vidas, as trajetórias e anseios de cada um”, complementa o curador.

No percurso, a proposta ganhou a adesão de Erika Baranda, que abre com essa mostra um novo espaço expositivo na cidade, no mezanino do Super Baranda, no centro da cidade.

Você não pode copiar conteúdo desta página