A tese de doutorado intitulada “Sateré-mawé: desafios de lideranças e de professores na construção da educação escolar indígena na aldeia de Ponta Alegre, município de Barreirinha/AM” foi defendida na noite do dia 5 de fevereiro, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM). Com o trabalho, Josias Ferreira Sateré se torna o primeiro indígena da etnia Sateré-Mawé formado doutor pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na área da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). A pesquisa contou com orientação da professora doutora Hellen Cristina Picanço Simas.
O trabalho aborda os desafios enfrentados por lideranças e professores na construção da educação escolar indígena na aldeia de Ponta Alegre, localizada no município de Barreirinha (AM). Um dos pontos centrais da pesquisa é a reflexão sobre as práticas de ensino durante a pandemia de covid-19, que impôs obstáculos significativos à comunidade indígena. Josias Sateré defende a interculturalidade como um caminho para fortalecer a educação escolar indígena: “Compartilho os conhecimentos de nosso povo Sateré-Mawé, contextualizando em nossa tese o saber ancestral do “waraná”, que aprendemos em nossas aldeias e que precisa fazer parte de nossa universidade”.
A defesa ocorreu de forma híbrida, com apresentação presencial no Laboratório de Videodifusão do ICSEZ e transmissão virtual. A banca examinadora foi composta pelas professoras do PPGE Dra. Fabiane Maia Garcia (UFAM) e Dra. Jonise Nunes Santos (UFAM), pelo professor Dr. Shelton Lima de Souza, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e pelo professor Dr. Edilson Baniwa, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Os avaliadores ressaltaram a relevância histórica do momento para a UFAM, para o PPGE e para o povo Sateré-Mawé, que tem o primeiro membro da comunidade com doutorado. “É um dia histórico”, enfatizou o também indígena professor Edilson, do povo Baniwa.

Fonte: Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins) – Instagram