Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Convenção de domingo define os candidatos

Compartilhe:

Se tivesse visto o encontro das águas do Rio Uaicurapá com a do Ramos, o poeta Quintino Cunha poderia ter a mesma inspiração quando viu o Negro com o Solimões.

“Olha esta água, que é negra como tinta.
Posta nas mãos, é alva que faz gosto;
Dá por visto o nanquim com que se pinta,
Nos olhos, a paisagem de um desgosto.
Aquela outra parece amarelaça,
Muito, no entanto é também limpa, engana:
É direito a virtude quando passa
Pela flexível porta da choupana.
Se estes dois rios fôssemos, Maria,
Todas as vezes que nos encontramos,
Que Amazonas de amor não sairia
De mim, de ti, de nós que nos amamos!”

Créditos: Yuri Pinheiro

Pra cima

O pré-candidato a prefeito Mateus Assayag (PSD) e a pré-candidata a vice Vanessa Gonçalves (MDB) chegam fortes na convenção de domingo (04). Embalados por boas notícias, a chapa será oficializada em uma grande festa democrática. Em torno de Mateus e Vanessa, forma-se uma incrível aliança composta por 14 partidos políticos. Mais de 100 nomes serão homologados para vereador.

Pra cima II

O local escolhido para esse ato político é a área do Planeta Boi. Já se fala na maior convenção da história de Parintins, com um público esperado de 30 mil pessoas. O evento será às 17h.

Quinta coluna

O ex-deputado federal Zé Ricardo (PT) cobrou uma posição do presidente do seu partido, Sinésio Campos, a respeito das eleições em Manaus. Sinésio foi visto na convenção que oficializou os nomes de Roberto Cidade (UB) para prefeito e Coronel Menezes (UB) para vice. Os dois têm apoio do governador Wilson Lima (UB). O PT apoia o filiado Marcelo Ramos.

Quinta coluna II

‘O presidente do PT do Amazonas, deputado Sinésio Campos, precisa decidir se vai apoiar Marcelo Ramos, o candidato do PT à Prefeitura de Manaus, ou apoiar outro candidato. Se apoiar outro, que saia antes do PT e pare de envergonhar o partido e atrapalhar as lutas em prol do povo’, declarou Zé Ricardo.

Quinta coluna III

A questão de Manaus é muito parecida com Parintins e Itacoatiara. No Amazonas, o PT não vive uma crise de identidade; vive uma crise de sinceridade. Precisa admitir que convive com um presidente estadual confuso e fisiológico. Sem se importar com a doutrina partidária, Sinésio segue fazendo o que sempre gostou de fazer: servir a dois senhores. Os fatos só comprovam!

Insatisfação

Na última semana de julho, uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou o nível de insatisfação do manauara em relação ao governo Wilson Lima. Mais da metade dos entrevistados (50,4%) reprovam o governo. As críticas à administração de Lima ecoam de forma contundente pela capital amazonense.

Insatisfação ll

Indiferente a esses números, a vereadora Brenna Dianná (UB) segue defendendo com unhas e dentes a gestão do governador. Da tribuna da Câmara Municipal, faz discursos acalorados, enfatizando que Wilson Lima (UB) desempenha com excelência a administração do estado. Também na política, a paixão cega!

Minha sina

Cotado para compor chapa, o vereador Massilon Cursino (PSB) tenta apagar uma declaração que fez, em um site de notícias, há pouco tempo. ‘Meus irmãos foram vice-prefeitos e não tinham o poder da caneta. Por isso, não aceito ser vice’, declarou. Se aceitar, merece uma placa ‘Cabra bom de ré’.

Mistério

Na madrugada desta quarta-feira (31), moradores do Macurany acordaram assustados pelo barulho provocado por um acidente de carro no Ramal do Reis. Fábio Benevides, assessor da pré-candidata a prefeita de Parintins, Brenna Dianná (UB), invadiu uma residência com um Fiat Strada branco, causando pânico no local. Estranhamente, sem prestar qualquer tipo de assistência, evadiu-se do local.

Mistério II

O impacto da colisão na residência foi tão forte que resultou na destruição da mureta e da grade, além de arremessar pedaços da estrutura a uma distância aproximada de 10 metros.

Visão

A jornada de cirurgia oftalmológica iniciada quarta-feira (31) atingiu a marca de 400 atendimentos. A jornada é um marco na administração pública municipal.

Exemplo

Na última quarta-feira, 30 de julho, uma postagem ganhou repercussão nas redes sociais. Trata-se de um post do professor Ítalo Ferreira sobre uma ação coletiva de docentes da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, em Parintins. A mobilização tem como objetivo inscrever o maior número possível de alunos em vestibulares da UEA e UFAM.

Não tem paz

No meio político, o vereador Babá Tupinambá (PP) ganhou um novo apelido: Bundalelê.

Conversa de bar

‘Uma onda de desânimo toma conta da pré-campanha de Brena Dianná (UB). Para piorar, nem Solidariedade tem’.

Feira do livro

Prossegue até sábado 03), a VI Feira do Livro Comunitário. O evento coordenado pelas professoras Gleydis Maia e Maria Celeste Cardoso é promovido no Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro. A sexta edição da feira do livro tem como patrono o jornalista e escritor parintinense Wilson 
Nogueira
.

Pagode

Uendel Pinheiro se apresenta dia 11 de agosto no Mirante da Orla. O show começa às 16h. A proposta é preparar um sunset para os pais.

Liderança II

A pesquisa do Instituto Pontual mostra um crescimento de David Almeida e a queda de Amom Mandel. Em abril de 2024, David tinha 27,5%, enquanto Amom alcançava a casa de 29,3%. Almeida teve um crescimento de 4%, enquanto Mandel teve uma queda de 6,1%. A pesquisa ouviu 1.066 eleitores entre os dias 27 e 31 de julho.

Bacaba

A ‘turma de Manaus’, tutora de uma pré-candidatura a prefeito de Parintins, subestima a sabedoria popular. Entre figuras carimbadas e exóticas, emerge desse meio baré um advogado ávaro, cheio de conversa fiada e pensamentos arrogantes. Um ilusionista dos incautos! Gosta de hipnotizar os desavisados ao abordar sua riqueza e influência, deixando transparecer que tem mais dinheiro que a família Chibatão e mais prestígio que Wilson Lima (UB).

Bacaba II

O causídico, lobista nas horas vagas, não esconde sua ambição pela prefeitura de Parintins. Obcecado pelo poder, faz questão de colocar a UEA e a Polícia Militar na sua área de ação. Chega a exigir explicações das duas instituições sobre algo que ele não concorda. Há relatos de ameaças em nome do governador. Ele anda tão empolgado com esse ‘status quo’ que acaba esquecendo sua plateia.

Bacaba III

Os pré-candidatos a vereador estão estressados com o ‘doutor’. O baixo clero, candidatos na faixa de 30 a 50 votos, ameaça chutar o pau da barraca do Dr. Sabonete, codinome do advogado. De acordo com a fonte, ‘estão levando a gente na barriga. Os acertos estão na valsa e na vaselina, e os agiotas já estão batendo na porta’. Na porta de quem? ‘Na dele e na nossa’, completou.

Você não pode copiar conteúdo desta página