Cultura Quilombola é destaque em curta-metragem lançado hoje, 29, em Parintins e Barreirinha

Compartilhar notícia

Com base no resgate de memórias de três mestras quilombolas: Amélia dos Santos Castro, Celina Marinho Viana e Sebastiana Ribeiro de Castro, estreia hoje, 29 de agosto, em Barreirinha, o curta-metragem “Cultura e Resistência Negra no Baixo Amazonas”, do gestor cultural Marcos Moura. O lançamento do documentário será realizado na Escola Quilombola Santa Tereza do Matupiri, interior de Barreirinha, com exibição gratuita para a comunidade.

A programação também segue em Parintins, na Escola Senador João Bosco, e a partir das 20h o filme estará disponível online pelo no canal do YouTube do Instituto Cultural Ajuri, como material de consulta da Escola Afro-Amazônica, iniciativa de educação étnico-racial e antirracista do INCA.

Segundo Marcos Moura, o filme exalta a religiosidade, a história e a Dança da Onça Te Pega, manifestação afro-indígena símbolo dos quilombos do Rio Andirá. O curta evidencia a cultura afro-indígena da região de Barreirinha e busca reconhecimento como patrimônio cultural da localidade.

Para Marcos Moura,” o filme é um instrumento de educação e valorização da identidade negra amazônica, fortalecendo a memória quilombola e a sabedoria das mestras populares, verdadeiras guardiãs do conhecimento afro-amazônico”.

A produção foi contemplada pelo Edital nº 01/2023 da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).

Com informações de www.diaadia.com.br

Você não pode copiar conteúdo desta página