Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Em Parintins, eleitos serão diplomados no dia 13 de dezembro

Compartilhe:

Fronteiras

Durante a posse do novo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado João Paulo Garrido Pimentel, o senador Omar Aziz (PSD) destacou a urgência de intensificar o combate ao narcotráfico na região. Aziz defendeu a ampliação de recursos e de pessoal para fortalecer a segurança no estado, ressaltando a importância de aumentar a eficácia da Polícia Federal. O senador enfatizou ainda a necessidade de reforçar a fiscalização nas fronteiras, propondo o envolvimento das Forças Armadas em pontos estratégicos, como a Tríplice Fronteira, em Tabatinga, para impedir o avanço do crime organizado.

Nomes

Após a diplomação, Mateus Assayag (PSD) deve anunciar os primeiros nomes do secretariado.

Maratona

Entre viagens a Brasília, reuniões em Manaus e sessões na Câmara Municipal de Parintins, o prefeito eleito Mateus Assayag (PSD) mantém um bom ritmo no pós-eleição. Ele não mudou o jeito descontraído de dialogar com as pessoas, especialmente com aquelas que lhe confiaram o voto. Mantém uma agenda ativa na zona rural e, nas horas vagas, joga futebol com os amigos e até ensaia alguns passos de bolero com os idosos.

Movimento

A vitória de Mateus Assayag (PSD) e Vanessa Gonçalves (MDB) em Parintins coloca o prefeito Bi Garcia (PSD) entre as novas lideranças políticas do estado, abrindo um leque de alternativas para o futuro. Convites não vão faltar!

Inconformados

Ao completar um mês das eleições municipais, os “linhas-duras” do Carbrás não esquecem a decepção nas urnas. Nenhum representante do clã foi eleito. “O que mais machuca é que não foi por falta de dinheiro; até sobrou”, lamenta um deles.

Nó da questão

O problema dos “linhas-duras” está na memória do povo, que não esquece a “Parintins dos nossos sonhos”. Os mais ressentidos são Pipoca Sakamoto, Neto Brelaz, Samarone Moura e Breno Brigllia. O melhor colocado foi Sakamoto, que ficou com uma suplência!

Mundo da Lua

Mesmo com o marido todo endividado – segundo os comentários – a vereadora Brena Dianná (UB) já fala em 2026. Até o seu principal tutor, diante dos resultados negativos nas eleições, cogita repensar se vale a pena renunciar ao governo para se candidatar ao Senado. A ex-rainha do folclore, que perdeu a eleição montada em uma estrutura que está sob investigação da Polícia Federal, parece viver uma irrealidade. Só vai cair na real quando for citada no artigo 22 da Lei Complementar nº  64/1990.

Inelegível

Preocupada com o que pode vir pela frente, Brena Dianná (UB) circulou em Manaus e Brasília pedindo ajuda de políticos influentes. A possibilidade de ser condenada por abuso de poder político é grande.

Sem dormir

Os envolvidos estão apreensivos quanto à segunda fase da operação Tupinambarana Liberta. A investigação da Polícia Federal apura suspeitas de manipulação nas eleições de Parintins. Entre os investigados estão o ex-presidente da Cosama, Armando do Vale, além de militares e dois ex-secretários estaduais.

Super time

Passadas as eleições, o deputado federal Saullo Vianna (UB) contabiliza um resultado expressivo entre os eleitos. Além de Davi Almeida, prefeito de Manaus, Saullo contribuiu para a vitória de Mateus Assayag (Parintins), Macelly Veras (Maués), Marina Pandolfo (Nhamundá), Paulino Grana
(Silves), Jarlem Cb (Boa Vista do Ramos), Leôncio Tundis (Urucurituba) e Jander Barreto (São Sebastião do Uatumã), municípios localizados no Médio e Baixo Amazonas. Em todo o estado, são 32 prefeitos e 115 vereadores eleitos com o seu apoio.

Dedo-duro

Durante o período eleitoral, vários servidores públicos estaduais foram demitidos ou transferidos de Parintins a pedido de vereadores ligados ao governador, sob a justificativa de serem “do contra”. O vereador Babá Ovo Tupinambá (PP) — que ganhou esse apelido por ser apontado como o principal cagueta — costumava apostar quem seria o próximo da lista.

Vixe

Entre os perseguidos está o conhecido auditor fiscal Alexandre Flexa, residente em Parintins há mais de 20 anos. A informação que circula é de que sua transferência para Manaus foi solicitada por um colega de Parintins, que se dizia seu amigo e adorava comer bolo de macaxeira em sua casa nas festas de Santo Antônio. Nem é preciso dizer o nome!

Eldorado

O ex- presidente do Caprichoso e atual presidente da Manauscult, Jender Lobato, continua em alta. Nesta semana, ele participou em Londres da World Travel Market (WTM), uma das mais importantes feiras internacionais de viagens e turismo. O presidente destacou que “a presença da nossa equipe na WTM representa uma oportunidade estratégica para promover as belezas e riquezas culturais de Manaus, fortalecendo a imagem do nosso destino turístico e atraindo novos visitantes e investidores”.

Biometria

O cartório da 4ª Zona Eleitoral de Parintins retomou o cadastro biométrico dos eleitores do município. Os procedimentos de revisão biométrica e transferência de título estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Histórico

Os alunos do curso superior em Engenharia de Software do IFAM/Parintins – Matheus Nobre, Lucas Ferreira e Robert Cruz – participam da final da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em 22 anos de existência, pela primeira vez a instituição consegue se classificar no principal evento entre estudantes de computação no Brasil. A competição ocorre em João Pessoa, Paraíba.

Reeleição no TCE

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou em regime de urgência, nesta semana, projetos de lei de autoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). As propostas alteraram o regimento interno do tribunal, permitindo a reeleição da presidente Yara Lins para o biênio 2026-2027. Além disso, os projetos criam novos cargos comissionados e estabelecem o Instituto de Controle Externo Ambiental e de Sustentabilidade.

Inovação

No Sítio São Lázaro, na Vila Amazônia, a família de Iradimir e Brena Magalhães está ganhando destaque pela inovação no plantio de melancia. Utilizando um método de plantio suspenso, os produtores se tornaram um modelo no setor primário parintinense, ganhando repercussão regional com uma reportagem exibida pela Rede Amazônica. A plantação conta com o apoio da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Produção, e serve como parâmetro para melhorias no cultivo de melancia no município.

Na palma da mão

Dia 1° de dezembro, na Villa Bulcão, acontece a segunda edição do Pagode do Bilela. Cantando com a galera vai estar Rodrigo Montenegro. Imperdível!

Bom gosto

Alessandro Oliveira continua fazendo sucesso com suas obras de arte. Os cocares estilizados em molduras já fazem parte da decoração de vários ambientes de pessoas famosas. Na quarta-feira (6), em São Paulo, a apresentadora Thelminha, do programa É de Casa, da Rede Globo, adquiriu seu cocar vermelho, bem Garantido.

Na dele

Discretamente, o vereador eleito Fábio Cardoso (Pode) está sendo incentivado a colocar seu nome à disposição como candidato à presidência da Câmara Municipal de Parintins. Nesta eleição, o vereador Cabo Linhares (PL) se articula para ser o candidato do grupo que elegeu Mateus Assayag (PSD) e Vanessa Gonçalves (MDB).

Alerta vermelho

Um movimento silencioso está sendo orquestrado dentro do Garantido para desestabilizar a gestão de Fred Góes e Marialvo Brandão. Até agora está apenas engatinhando, mas pode ganhar força. Ainda não está claro o motivo da insatisfação.

É da Baixa!

O Garantido será o único boi a se apresentar para turistas durante a temporada dos cruzeiros internacionais na ilha Tupinambarana. A agência contratante levou em consideração a proposta do garrote.

Bilhete azul

Sem alarde, segundo informações, o presidente Rossy Amoedo demitiu o diretor financeiro do Boi Caprichoso, Leaufran Barbosa. Atualmente, a função está sendo ocupada por Aurilene Figueiredo, então diretora administrativa, cujo cargo foi assumido por Osmar Paes de Andrade.

Álbum digital

O edital para a escolha das toadas que farão parte do álbum ‘É Tempo de Retomada’ vai até 20 de dezembro. Para cada toada selecionada será pago 5 mil reais. O compositor Adriano Aguiar, autor dos principais hits do Caprichoso, já se encontra em fase de criação e produção de arranjos.

Trilha

A exemplo do Raid Alenquer x Curuá, no oeste do Pará – o maior off-road do Brasil – os organizadores da expedição Perdidos no Limão pretendem incluir esse evento no calendário turístico de Parintins. A 10ª edição acontece no dia 30 de novembro e já movimenta trilheiros de Manaus, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Terra Santa e Juruti. O idealizador do “rali”, Amauri Rodrigues, acredita que “isso pode virar algo oficial e ser um novo atrativo para o turismo na região”.

Fumaça

O MPE está de olho no Instituto Isadora Tupinambá. Algo estranho está chamando a atenção que não é apenas desvio de energia elétrica.

Você não pode copiar conteúdo desta página