A escola conquistou um feito histórico, sendo a primeira da rede municipal a sagrar-se campeã dos JEAs e a participar de uma disputa nacional
Em reconhecimento ao feito da conquista das medalhas de ouro com o handebol e a classificação para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), além do bronze no futsal, ambos na categoria infantil masculino, na disputa dos Jogos Escolares do Amazonas – JEAs 2024, que aconteceu em Manaus no período de 17 a 28 de julho, os estudantes atletas da Escola Municipal Charles Garcia desfilaram em carro aberto pelas ruas de Parintins, na denominada “Festa da Vitória”, na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto.
A gestora Elcilene Belém, fala da importância do reconhecimento e da felicidade do feito histórico, sendo a Escola Charles Garcia, a primeira da rede municipal a sagrar-se campeã do JEAs e a participar de uma disputa nacional. “Fomos campeões, e é justo fazermos esse reconhecimento que é uma felicidade muito grande por estarmos juntos comemorando esse avanço da escola na educação e no esporte, quebrando paradigmas, onde uma escola municipal sendo campeã dos Jogos Escolares do Amazonas , e agora, iremos representar Parintins e o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros. Isso é uma alegria e a comunidade precisa conhecer nossos campeões”, ressalta a gestora.
O central da equipe de handebol, atleta Francisco Neto, diz que “a gente recebe esse reconhecimento da escola com muita felicidade. Continuamos treinando muito para brigar por esse título brasileiro, é uma oportunidade única, é só temos a agradecer aos professores, meus pais e a essa escola que nos dá esse impulso para poder representar a nossa cidade, agora o Amazonas. A meta é ser campeão do brasileiro para quem sabe, poder representar o nosso país”.
Preparação da equipe

O professor é treinador Márcio Santos, afirma que a equipe de handebol está intensificando os treinos para os JEBs que acontecerá no mês de setembro, em Recife – PE. “A nossa preparação para a disputa nacional está intensa, e como a competição é a nível nacional exige um treinamento diferenciado, vamos para surpreender nossos adversários dos outros estados. Sabemos que não vai ser fácil, mas para Deus nada é impossível, e com o empenho dos nossos atletas que estão treinando todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, o objetivo é ser campeão”.
Márcio Santos destaca que “estamos confiantes que podemos ir mais além, a exemplo do JEAs, sabemos que é possível com muita luta. Fizemos história a ser a primeira escola do município a ser campeão nos JEAs, e agora, vamos lutar para conquistar um novo feito para a escola a nível nacional”.
Projetos Futuros
O treinador comenta que os trabalhos da escola para a temporada esportiva escolar 2025 já iniciaram, tendo como uma das principais metas, a classificação do handebol feminino infantil para a disputa dos Jogos Escolares do Amazonas. “Iniciamos um projeto no ano passado (2023) e esse ano colhemos os primeiros frutos que foi a conquista local e fomos vice-campeões do Pólo III. As base vem forte para o ano que vem”, afirma Márcio.
Texto: Kedson Silva
Fotos: Eder Repolho