Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Garantido mantém viva a tradição e sai às ruas para homenagear Santo Antônio

Compartilhe:

Prestígio

O Festival de Parintins irá reunir nomes de peso da política nacional, este ano. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e o senador David Alcolumbre (União) confirmaram presença na ilha tupinambarana para prestigiar a disputa entre Garantido e Caprichoso. A confirmação foi comunicada ao senador Omar Aziz (PSD), ao deputado federal Saullo Vianna (União) e ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União). Também já confirmaram presença três ministros do governo Lula: Celso Sabino (Turismo), Margareth Menezes (Cultura) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional). Nos bastidores, há negociações em curso para viabilizar a presença do presidente Lula da Silva no evento, o que daria à festa um peso político ainda maior neste ano.

Tradição

Na noite desta quinta-feira (12), Dia dos Namorados, o Boi Garantido mais uma vez tomou as ruas de Parintins, reunindo o povo apaixonado e enamorado na tradicional Saída do Boi em homenagem a Santo Antônio. O cortejo saiu do Curralzinho, na Baixa da Xanda, e seguiu pela Rua Armando Prado até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Com a entrega de rosas vermelhas aos casais e ao som contagiante da Batucada, Banda Garantido, Garantido Show e Vaqueirada, o boi levou alegria e emoção aos torcedores. A saída reafirma a tradição que une gerações, colocando o povo nas ruas para celebrar com amor e orgulho essa festa que é parte essencial do calendário pré-festival.

Inspeção

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, realizou nesta quarta-feira (12) uma visita técnica às obras de melhorias no Bumbódromo de Parintins, voltadas para o Festival de 2025. A inspeção foi acompanhada pelos presidentes dos bois Garantido, Fred Góes, e Caprichoso, Rossy Amoêdo. As intervenções integram o conjunto de ações do Governo do Estado para garantir melhores condições ao espetáculo. Em sintonia cada vez mais afinada com Parintins, Caio André tem ampliado sua presença e diálogo com os protagonistas do festival, um envolvimento que, embora discreto no início, vem ganhando força e respaldo nos últimos dias.

Museu digital

O vereador Alex Garcia publicou vídeo nas redes sociais ao lado do secretário de Cultura do Amazonas, Caio André, celebrando os avanços na criação do Museu Digital dos Bois de Parintins — projeto indicado por Alex à Secretaria de Cultura do Estado. No vídeo, Caio André reforça a proposta com entusiasmo: “A ideia é que o mundo inteiro possa conhecer os bois de Parintins”. De acordo com o secretário, o museu será trilíngue e reunirá um acervo virtual sobre Garantido e Caprichoso, Bumbódromo e demais informações sobre a história dos bumbás. A implantação oficial será anunciada em breve.

Toada do Milton

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) prepara uma estreia histórica para o 58º Festival Folclórico de Parintins. Em parceria com o Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Amazonastur, a instituição lança o programa Toada do Milton, comandado pelo carnavalesco e comentarista Milton Cunha — um dos maiores nomes da cultura popular brasileira. Transmitido ao vivo da praça da Catedral, nos dias 27, 28 e 29 de junho, o programa será exibido a partir das 13h no canal oficial da UEA no YouTube. Com três horas de duração por dia, Toada do Milton mergulha na essência do festival com entrevistas, quadros temáticos e uma narrativa vibrante sobre Caprichoso, Garantido e as tradições que fazem de Parintins um espetáculo único no mundo. Com irreverência e sensibilidade, Milton Cunha promete transformar o estúdio ao ar livre em um ponto de encontro entre a ancestralidade, a arte e o futuro da cultura tupinambarana.

Vem aí

Parintins ganha uma obra emblemática que celebra as quase seis décadas do seu tradicional Festival Folclórico: o Almanaque do Festival Folclórico de Parintins. Organizado por Diego Omar e Eliseu Souza, o livro é fruto de um esforço coletivo, colaborativo e aberto ao futuro, que sintetiza a rica memória e o vibrante presente da festa que encanta o Brasil e o mundo. Com 154 verbetes assinados por 79 autores e autoras, a publicação nasce da parceria entre o Centro de Documentação e Memória da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso (Cedem) e o Laboratório de Estudos das Festas, Folclore e Tradições da Universidade do Estado do Amazonas (Labfest-UEA). O prefácio assinado pelo renomado pesquisador Milton Cunha confere ainda mais relevância acadêmica e cultural à obra, cuja capa foi criada pelo artista Eliseu Souza. A data de lançamento ainda não foi divulgada.

Quem abre?

O sorteio que definirá a ordem de apresentação dos bumbás no Festival de Parintins 2025 será realizado no dia 21 de junho, com transmissão pela TV A Crítica. O evento determinará a sequência de entrada dos bumbás Caprichoso e Garantido no Bumbódromo.

A discussão sobre possíveis vantagens nessa escolha é recorrente. A coluna conversou com artistas e dirigentes, que revelaram percepções distintas sobre a ordem de entrada. Na primeira e na segunda noite, muitos consideram vantajoso se apresentar primeiro, por conta do tempo extra para posicionar as alegorias no portal de entrada.

Já há quem prefira entrar por último, alegando que o nervosismo natural da estreia é amenizado ao observar a apresentação do adversário.

Na terceira noite, no entanto, há quase uma unanimidade: entrar por primeiro é mais vantajoso, diante do cansaço acumulado e da saída antecipada de parte do público.

Trincheira

Trabalhando para que o título de campeão seja consequência da reconstrução iniciada em 2024, sob a liderança do presidente Fred Góes, o vice Marialvo Brandão desponta como um nome forte na disputa pela presidência do Garantido no próximo ano. Marialvo alia o conhecimento artístico à bem-sucedida experiência administrativa comprovada em seus empreendimentos. Cada vez mais fica evidente que esses dois pilares — arte e gestão — são inseparáveis para uma administração vitoriosa do bumbá.

Do outro lado, o vereador Fábio Cardoso deve enfrentá-lo na corrida pelo comando do garrote. O último título do Garantido aconteceu durante sua gestão como presidente, evitando que o Caprichoso estivesse hoje com o hexacampeonato. Fábio aposta em sua experiência e na boa relação com os artistas para formar uma equipe à altura da tradição do boi de Lindolfo.

A disputa entre o vice e o ex-presidente promete ser acirrada e imprevisível em setembro de 2026.

Consenso

Um nome forte quando o assunto é eleição no Garantido, tem ventilado em conversas com amigos, que abriria mão de sua pretensão de se candidatar caso surja um nome de consenso, capaz de administrar o boi com harmonia e competência. Segundo ele, as sucessivas disputas eleitorais apenas provocam divisões. A sequência de administrações desastrosas na Cidade Garantido foi parida nas urnas.

“Está provado que o sucesso de uma gestão não se mede pelo voto. O Caprichoso é um exemplo”, concluiu.

Pois é

Pelo número de candidatos animados a disputar a presidência do boi, tudo indica que, no próximo ano, haverá eleição no Caprichoso. O grande obstáculo para que isso não se concretize é o rigor para a inscrição das chapas. A maioria dos postulantes acaba ficando pelo caminho. Exige-se uma espécie de selo de pureza que, infelizmente — ou felizmente — nem todos possuem. Daí, a aclamação.

Orçamento

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou nove emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, priorizando melhorias nas áreas de segurança, saúde e assistência social. As propostas incluem integração entre forças de segurança, fortalecimento da Atenção Primária em saúde, especialmente no interior, e ampliação da rede de proteção social com foco em públicos vulneráveis. Destaque para a criação da RECASA, rede estadual de cuidado avançado com unidades móveis e acolhimento. As emendas reforçam o compromisso da parlamentar com políticas públicas mais eficientes e acessíveis à população do Amazonas.

Mayra Dias aproveita o fim de semana e segue até Barreirinha neste sábado (14) para mais uma etapa do seu consagrado projeto Ação em Dias, levando à população serviços de assistência social, atendimento médico, cidadania e solidariedade.

Repercutiu

A Prefeitura de Parintins emitiu nota oficial para esclarecer que opiniões pessoais manifestadas por servidores municipais não refletem necessariamente o posicionamento do Poder Executivo. A manifestação ocorre após declarações da coordenadora municipal de Cultura, Larice Butel, que criticou a cunhã-poranga do Garantido e ex-BBB, Isabelle Nogueira, afirmando que ela tem “necessidade de aparecer”. A crítica provocou reação dos fãs de Isabelle, que passaram a pedir respeito à ‘embaixadora do Festival de Parintins’, defendendo sua contribuição para a cultura amazonense. Na nota, a Prefeitura destaca o valor dos artistas, comunicadores e trabalhadores da cultura, essenciais para manter viva a tradição que encanta o Brasil e o mundo, além de movimentar a economia local.

Restrição

A Prefeitura de Parintins decidiu impor restrições à circulação de motocarros durante o Festival de Garantido e Caprichoso. A medida é uma resposta aos problemas de trânsito ocorridos no ano passado, quando a cidade recebeu um grande número de visitantes. “Com a restrição, a administração municipal busca garantir mais ordem e segurança durante o evento,” assegurou, Mateus Assayag, Prefeito de Parintins.

Inauguração

Nos próximos dias, o Mercado Municipal Luiz Gonzaga, em Parintins, será entregue à população. A informação foi confirmada durante visita técnica do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Albano Albuquerque.

Com a arquitetura preservada e os espaços modernizados, o mercado — localizado na esquina das ruas Rio Branco e Quatorze de Maio, área de forte identidade do Boi Caprichoso — ganha novo fôlego para impulsionar três importantes segmentos da economia local: a agricultura familiar, o artesanato e o setor de alimentação, com bares, lanchonetes e restaurante.

Símbolo histórico da cidade e ponto de referência para moradores e visitantes, o novo Mercado Luiz Gonzaga será um espaço de memória, tradição e valorização da cultura parintinense.

Barracas e lotes

A Secretaria Municipal de Terras, Cadastro e Arrecadação (SMTCA) informa que o credenciamento dos permissionários de lotes e barracas para o Festival de Parintins 2025 se encerra nesta sexta-feira (13), às 14h, na sede da secretaria.

A alteração no prazo ocorreu devido ao atraso na entrega dos crachás, confeccionados em Manaus com selo de segurança que assegura a autenticidade do processo.

Para o credenciamento, é obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento e de um documento oficial com foto.

Projeto

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) lançará no dia 23 de junho o projeto “Ação Coordenada – Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais no Estado do Amazonas”. A iniciativa visa fortalecer a atuação ambiental e estratégica na preservação do bioma amazônico, com foco em prevenção, articulação com a sociedade e ações baseadas em dados científicos. O projeto terá vigência em 2025 e 2026 e envolverá todas as Promotorias de Justiça do estado.

Fiscalização

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou uma inspeção na Unidade Prisional de Parintins para verificar as condições estruturais e administrativas do local e assegurar a dignidade das pessoas custodiadas. A ação foi conduzida pelo promotor de Justiça Ricardo Mitoso e pela corregedora-geral do MPAM, Silvana Nobre Cabral. Foram identificados problemas estruturais e de precariedade, e o MPAM busca garantir que o cumprimento da pena ocorra de forma digna e promova a ressocialização dos custodiados.

Ranking

Na Câmara de Parintins, a disputa está acirrada entre os deputados Saullo Vianna (UB) e Fausto Júnior (UB), ambos em busca da reeleição.

Saullo conta com o apoio de seis vereadores:

Azamor Pessoa (MDB), Telo Pinto (Avante), Alex Garcia (PSD), Juvan Medeiros (PSD), Fábio Cardoso (Podemos) e Flávio Farias (UB).

Fausto Júnior tem o respaldo de quatro parlamentares: Cabo Linhares (PL), Adson Príncipe (PL), Babá Tupinambá (PP) e Naldo Lima (Podemos).

Já o deputado Roberto Cidade (UB) conta com o apoio de dois vereadores: Márcia Baranda (UB) e Marcos Cursino (UB).

Por fim, o deputado Silas Câmara (Republicanos) mantém a fidelidade do vereador Fernando Menezes (Republicanos).

Rapidinha

Na cotação dos cabos eleitorais em Parintins, tem suplente de vereador mais valorizado que titular. A diferença fica ainda mais evidente quando o assunto é Mocambo, Caburi e Vila Amazônia.

Rebanhos

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) alerta os produtores do estado para o fim do prazo de atualização cadastral dos rebanhos, que termina neste sábado, 15 de junho. A declaração é obrigatória e pode ser feita presencialmente nos escritórios da Adaf ou pelo WhatsApp (92) 99238-5568. Devem ser informados todos os animais da propriedade, como bois, búfalos, cavalos, suínos, aves, peixes e abelhas. A medida integra a estratégia do Ministério da Agricultura para garantir o rastreio dos animais e manter o status do Amazonas como área livre de febre aftosa sem vacinação. O não cumprimento bloqueia a ficha de movimentação da propriedade e pode gerar multa de até R$ 300, além de penalidades por animal não declarado.

Disputa

O 58º Festival Folclórico de Parintins está em andamento com a disputa de Quadrilhas e Danças, que acontece de 13 a 15 de junho, no Anfiteatro Sila Marçal. O evento reúne 16 quadrilhas, divididas em quatro chaves (A, B, C e D), que competem em apresentações culturais e artísticas, mostrando a riqueza da cultura popular e a criatividade dos participantes. As quadrilhas se apresentam em dois dias, com as chaves A e B no primeiro dia e as chaves C e D no segundo dia. No encerramento, os Bois Mirins tomam o palco, finalizando a programação com muita alegria e tradição, preparando o terreno para os espetáculos dos bois Caprichoso e Garantido.

Spoiler

Os moradores da rua Caetano Prestes estão entusiasmados com os trabalhos de revitalização em andamento na via. Com detalhes cuidadosos e um trabalho de alta qualidade, a área está sendo totalmente reformada. A previsão é que a rua seja liberada para pedestres e moradores a partir do dia 18 de junho.

Feirão

Neste sábado (14/06), o Feirão do Empreendedor reúne cerca de 100 empreendedores locais de diversos segmentos, como gastronomia, artesanato e cosméticos, para expor e comercializar produtos e serviços na Praça Digital Cristo Redentor, às 8h. O evento visa fortalecer os pequenos negócios e estimular a economia local durante o Festival Folclórico.

Importante saber

Parintins não registrou casos de Mpox. O jornalista Fred Lobão tranquilizou em suas redes os turistas que participarão do Festival Folclórico de Parintins, afirmando: “Vão brincar de boi-bumbá, pois lá não há casos da doença.” A Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso notificado no município foi contaminado na capital do estado, encontrando-se em isolamento e fora do período de transmissão.

Concurso

A Prefeitura de Parintins lançou o edital “Minha Rua Enfeitada para o Festival” com premiações de até R$ 36 mil. O concurso visa incentivar a decoração das ruas nas cores dos bois bumbás Caprichoso e Garantido, resgatando a cultura popular e as tradições juninas. As inscrições seguem até o dia 16 de junho e a premiação será realizada no dia 22 de junho.

Você não pode copiar conteúdo desta página