Coisas da ilha

O Museu de Parintins é o cenário perfeito para se fazer um registro para a posteridade. Famílias se encontram e passeiam pelas páginas da história em algum lugar da famosa praça Eduardo Ribeiro. Independente do horário, a praça é cada vez mais do povo.
Créditos: Paulo Sicsú
Movimento
Mateus Assayag (PSD) faz, neste sábado (15), mais um evento público de pré-campanha com expectativa de recorde de público. Os organizadores trabalham para 20 mil pessoas.
Movimento II

Uma onda favorável ao nome do Mateus vem crescendo após Bi Garcia (PSD) declarar publicamente que ele é o seu pré-candidato a prefeito de Parintins. Os analistas de plantão consideram o jogo empatado até o presente momento. O ex-presidente da Câmara intensifica sua agenda para abrir vantagens.
Movimento III
Além do crescimento eleitoral, Mateus transita bem no meio político. Para o evento da Av. Paraíba são aguardados Omar Aziz, Eduardo Braga, Plínio Valério, Saullo Vianna, Silas Câmara, Sidney Leitte, Marcelo Ramos, Mayra Dias e Bi Garcia. Uma força política inegável!
Caso Globo
A TV Globo não transmitirá mais o Festival de Parintins, como vinha sendo amplamente divulgado por jornais de todo o Brasil. O curioso nos bastidores sobre a entrada da emissora carioca na festa mais conhecida da Amazônia é que a TV da família Marinho nunca assinou contrato com os bois Caprichoso e Garantido.
Caso Globo II
Em nota divulgada pela TV Globo, a emissora diz que “não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos de exibição do Festival”, mas que o Jornalismo continuará cobrindo o Festival. Uma equipe do Fantástico e equipes da Rede Amazônia já estão cumprindo pautas sobre os dois bois na Ilha.
Caso Globo III
TV A Crítica também se manifestou sobre o caso Globo e disse por meio de editorial que teve uma respeitosa conversa para viabilizar a divulgação ainda mais ampla da festa. A emissora amazonense declarou que abriu mão de qualquer ganho financeiro extra e ofertas em ceder gratuitamente toda a produção para gerar o sinal, esclarecendo que buscou facilitar a participação da emissora carioca permitindo que o grupo Globo fortalecesse ainda mais o evento cultural.
Caso Globo IV
Segundo publicou o Portal Marcos Santos, “durante as negociações, ficou certo quanto às transmissões pela Globo Internacional, Multishow e Globo Play. No entanto, A Crítica disse não para a transmissão em TV aberta pela Rede Amazônica, alegando que isso afetaria diretamente sua carteira de anunciantes. A Rede Globo e a Rede Amazônica acataram a proposta da TV A Crítica, com a ressalva de que, em 2025, a transmissão poderia ser feita nacionalmente, inclusive pela própria Globo. Foi nesse ponto que o negócio emperrou”.
Em alta
O diretor-presidente da TV A Crítica, Dissica Calderaro, realizou esta semana uma reunião geral com todos os integrantes da transmissão do Festival de Parintins. Durante o encontro, ao destacar as ações de trabalho, ele apresentou uma foto de dois advogados que deveriam ser tratados com respeito por todos os profissionais da TV. Os advogados são Jender Lobato e Leandro Benevides.
Manauscult

O ex-presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, chegou chegando na Secretaria de Cultura de Manaus. Agenda lotada, entrevistas e programações já sendo anunciadas. Nas próximas semanas ele vai à Brasília onde reúne com deputados, com o ministro do Turismo, Celso Sabino e com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Jender ficou conhecido por sua grande atuação na gestão do Boi Caprichoso e por nunca ter pedido o Festival que disputou.
Em retirada

A vinda de Patrícia Poeta, Marcos Mion e Luciano Hulk para gravações de programas em Parintins está suspensa. Para a transmissão do festival, a Globo iria trabalhar 180 profissionais. O caminhão com equipamentos já estava a caminho da ilha. O custo da operação seria de 12 milhões de reais.
Expectativa

Desde a segunda-feira (10), o Boi-Bumbá Garantido realiza o translado de suas alegorias para a área de concentração, na Praça dos Bois. O transporte tem chamado a atenção dos torcedores encarnados, que elogiam o acabamento das estruturas. Espera-se um Garantido muito superior no item em relação aos anos superiores. Segundo artistas que trabalham na composição alegórica, o boi vem grandioso e bonito.
Vozes vermelhas
Para acabar com todo tipo de especulações, o presidente do Garantido, Fred Góes, fez uma postagem enigmática em suas redes sociais. Fred posou ao lado de Sebastião Junior e o confirmou como levantador do boi vermelho. Porém, nos bastidores da Baixa comenta-se que David também será levantador no Festival de 2024.
Vozes vermelhas II
Existe a possibilidade de Sebastião Junior defender o item de levantador de toadas em duas noites. Já David defenderia uma noite de apresentação no Bumbódromo. A Comissão de Arte guarda isso como um dos segredos do coração.
Paladar

Patricia Brelaz convida para o “Almoço com vista para o Lago do Macurany”, no Píer 1851. Será durante o período do festival. Os comes e bebes serão assinados pelo festejado Contemporâneo Buffet. “Uma gastronomia incrível”, assegura Brelaz.
De novo

Pelas informações colhidas nos galpões de alegorias, Roberto Reis será mais uma vez o nome do Caprichoso na arena do Bumbódromo. Ninguém tem dúvida que ele vai surpreender.
Ausência
Por questões de saúde, o coreógrafo e conselheiro Jair Almeida pode desfalcar o time de arena do Boi Caprichoso. Vai fazer falta. Além de experiente, tem liderança.
Frio na barriga
Todos os julgadores do 57º Festival de Parintins já foram escolhidos. Agora é “orai e vigiai”.
Luzes e cores
O presidente Rossy Amoedo pode consagrar este ano o recente Departamento de Efeitos Especiais criado em sua gestão. Ele será responsável pela magia nos grandes momentos da apresentação do Boi Caprichoso. “Vai ser impactante”, disse um conselheiro.
Sucesso
Neuton Corrêa faz o encerramento da 8ª edição do seu #Toadas em Parintins, na praça Eduardo Ribeiro. Será no próximo sábado (22). Em Manaus, fez sucesso na Casa Rayol. Sebastião Júnior e Patrick Araújo vão comandar a festa.
Letra e música

Caprichoso e Garantido já escolheram as toadas que vão concorrer no item 11. Os dois bois decidiram por toadas novas e antigas. Patrick Araújo, Sebastião Júnior e provavelmente David Assayag vão defender o item.
Reconhecimento
Parintins foi destaque no Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde da Região Norte. Por conta do trabalho realizado no Centro de Telemedicina, o município tornou-se referência para os representantes de diversos municípios do Norte.
Reconhecimento II
Todo o reconhecimento dado a Parintins é fruto de um trabalho que iniciou em 2006. O município foi o primeiro do mundo, em região tropical, e o primeiro do Brasil a ter um centro de telemedicina. Quase 20 ano depois, a referência continua.
Definição
Uma dúvida persiste na escolha do vice da pré-candidata Berna Dianná (UB). Quem será? Um papo lá de dentro resume a situação. “Israel, Massilon, Babá e Márcia disputam o cargo. Qualquer um deles está de bom tamanho. As maiores chances são de Israel e Massilon.
Michele

Uma pré-candidatura que vem se viabilizando muito bem é a de Michele Valadares (Novo). Com viagens constantes ao interior e visitas aos bairros da cidade, Valadares se projeta com desembaraço junto ao eleitorado.
Sumido
O advogado que era o “cara”, sumiu. Dizem que foi atrás de “grana”.

