Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Inauguração da Arena Olímpica de Parintins reúne mais de 6 mil pessoas.

Compartilhe:

Craque do jogo

Anfitrião da festa de inauguração da Arena Olímpica de Parintins, Bi Garcia (PSD) foi qualificado como “o melhor prefeito do interior do Amazonas”. O reconhecimento ganhou destaque durante discurso do senador Eduardo Braga (MDB), deputado federal Saullo Vianna (UB) e deputado federal Sidney Leitte (PSD).

Craque do jogo II

Como um jogador habilidoso, o prefeito de Parintins reuniu nessa inauguração um senador, dois deputados federais, dois deputados estaduais, oito vereadores, Falcão (maior jogador de futsal da história mundial), Matteus Amaral (vice-campeão do BBB 24), Caprichoso e Garantido (patrimônio cultural do Brasil), Uendel Pinheiro e um público estimado em mais de 6 mil pessoas. Coisa de craque!

Braga

A cerimônia de lançamento do segundo edital do PAA em Parintins foi comandada pelo prefeito Bi Garcia e teve a participação do senador Eduardo Braga. O senador assegurou que trabalhará junto ao Governo Federal para dobrar o valor investido no programa que viabiliza a aquisição de alimentos diretamente do produtor rural.

Braga II

Além de participar da cerimônia do PAA, o senador esteve presente em evento organizado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com os aquaviários do Amazonas. Grande conhecedor da região, Braga se preocupa com a logística e a infraestrutura de transporte pelos rios da Amazônia.

Braga III

Eduardo Braga foi um dos destaques na inauguração da Arena Rubem dos Santos. O senador encaminhou emenda parlamentar para que a obra fosse concretizada. Durante entrevista aos profissionais da imprensa, destacou a satisfação em ver que os recursos enviados foram muito bem aplicados e reconheceu o empenho de Bi Garcia.

Rei

Reconhecido como o melhor jogador da história do futsal mundial, Falcão foi responsável por um verdadeiro espetáculo na Arena Olímpica de Parintins Rubem dos Santos. Durante partidas realizadas contra atletas parintinenses, o Rei do Futsal encantou seus súditos.

Rei II

Muito habilidoso e ágil, Falcão foi responsável por incontáveis assistências, lambretas, lençóis, canetas e gols que podem ser considerados verdadeiras obras de arte. Diante de tanta beleza nos lances protagonizados por Falcão, coube ao público presente ficar alucinado com o que viu e vibrar bastante com seu show.

Badalado

Além de conquistar o coração da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, Matteus Amaral, conhecido carinhosamente como Alegrete, parece que está conquistando o coração dos parintinenses. Durante inauguração da Arena Rubem dos Santos, foi um dos mais festejados pelo público. Com muita simpatia, atendeu todos que lhe procuraram para tirar foto. Matteus é gaúcho e fortaleceu a campanha de arrecadação de alimentos destinados aos irmãos do Sul.

Solidariedade

Outro fato que marcou a inauguração da Arena Olímpica foi a quantidade de alimentos arrecadados. Segundo levantamento prévio, mais de 6 toneladas de alimentos não perecíveis serão enviados ao Rio Grande do Sul. A campanha foi encabeçada pela Prefeitura e os bois Caprichoso e Garantido.

Brasília

Na sessão de quarta-feira (08), na Câmara Federal, o Festival de Parintins foi o grande homenageado. Entre os convidados, o secretário nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi. Ele destacou que “os atrativos turísticos vivem de duas matérias-primas: a cultura ou a natura. E, cá para nós, a Amazônia e Parintins têm as duas em abundância. É delas que temos que fazer os produtos turísticos. É por isso que o Ministério do Turismo fez um grande investimento nesse festival”.

Brasília II

O secretário se referiu aos 10 milhões de reais que o Ministério do Turismo disponibilizou para a festa bovina. O anúncio foi feito por Zuanazzi durante a sessão. Cada agremiação deverá receber R$ 5 milhões. Esse patrocínio, o maior na história do Festival, foi alinhado pelo deputado federal Saullo Vianna (UB), autor da propositura que homenageou os bois.

Brasília III

Ao presidir a sessão, Saullo enfatizou que “além de uma expressão cultural, o Festival de Parintins é um importante vetor econômico, gerando receita e emprego na região. É uma honra exaltar a cultura de Parintins, orgulho de compartilhar nossa cultura e arte com todos, mostrando a importância e grandiosidade do Festival Folclórico de Parintins”.

Brasília IV

Com a participação de itens oficiais, a sessão contou com a presença dos presidentes Fred Góes e Rossy Amoedo, o presidente da Câmara Municipal, Alex Garcia (PSD), o vereador Mateus Assayag (PSD) e o presidente da Maná Produções, André Guimarães. A descontratação ficou por conta de Caprichoso e Garantido na voz de Patrick Araújo e Davi Assayag.

Presidente

Sensato e com ideias claras, Rossy Amoedo se destaca quando é convidado para falar de cultura e do seu boi-bumbá. Foi assim na Câmara Federal. Firme e elegante nas suas convicções, o presidente do Boi Caprichoso mostra que é possível administrar otimizando os resultados. Quando se trata de arena faz questão de afirmar que “nenhum item pode comprometer o conjunto”. Caprichoso se aproxima da disputa sem sobressaltos e com proposta de potencializar o espetáculo.

Reflexo

Mais uma contribuição do Festival de Parintins ao Carnaval do Rio de Janeiro. As escolas de samba terão três dias de desfiles oficiais a partir do ano que vem. Será domingo, segunda e terça-feira. As notas dos jurados passarão a ser fechadas ao final de cada noite.

Refluxo

Os versos do João Paulo Faria continuam fazendo estragos. A antropóloga Dassuen Nogueira pediu seu afastamento da Comissão de Artes do Boi Garantido. “Meus posicionamentos sobre temas publicados nesta coluna vão de encontro aos que a direção tem expressado”, declarou. Dassuen criticou os versos do Amo em sua coluna no site BNC.

Bacana

É a primeira vez que uma companhia aérea adesiva o nome de Caprichoso e Garantido em suas aeronaves. Esse ineditismo pertence a Azul, uma das patrocinadoras do Festival de Parintins. A Maná Produções intermediou esse feito. O designer Ronan Marinho foi o escolhido para pensar as artes. As ilustrações vão voar por seis meses.

Bacana II

Azul Linhas Aéreas está impulsionando uma campanha de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. As doações serão coletadas até o dia 15 de maio na Sala Azul do Aeroporto Júlio Belém.

Perreché da Puraca

Fred Góes tem afirmado que entende de espetáculo bovino como poucos. Pura verdade! Com um estilo agregador e campeão nas vezes em que comandou a Comissão de Artes, o presidente do Boi Garantido não está de brincadeira. Superou com maestria as tensões no boi e agora se dedica exaustivamente à arena. Está fazendo o que gosta e sabe o que a galera gosta. O Garantido está determinado.

Vai ou racha

A família Cardoso vai bater recorde de candidatos nesta eleição. Fábio Cardoso (Podemos), Netão Cardoso (UB), Raí Cardoso (Podemos) e Marcelo Cardoso (PDT) vão disputar vagas na Câmara Municipal. A vereadora Márcia Cardoso Baranda (UB) luta para ser a vice de Brena Dianná (UB).

Vai ou racha II

Márcia leva vantagem na indicação. Massilon Cursino (PSB) e Babá Tupinambá (PP) perdem quando se trata de números. A somatória de votos da Márcia nas disputas para prefeita, vereadora e deputada federal supera em dobro os votos desses dois concorrentes.

Entrega

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) e o prefeito Bi Garcia (PSD) fizeram a entrega de 300 kits bebês para as mamães parintinenses. Neste sábado (11) a parlamentar reune outras mães para a realização do projeto Maternar que visa orientar as gestantes sobre os cuidados durante o pré natal, no parto e pós parto. A programação conta com a palestra de vários profissionais de saúde. A programação também faz parte das homenagens ao dia das mães.

Intimidação

Em Parintins, a polícia militar anda “vigiando” as ações da administração municipal. Em duas ocasiões, uma na escola Beatriz Maranhão e a outra na comunidade da Valéria, viaturas e policiais militares estiveram fazendo uma “ronda” permanente. O prefeito Bi Garcia (PSD) e a deputada Mayra Dias (Avante) estavam presentes nos dois eventos. Um curioso procurou saber sobre a presença dos militares. “É ordem de cima”, foi a resposta.

Intimidação II

Transformar a corporação em uma polícia política só aumenta a insegurança e a desconfiança.

Menu

Em junho inaugura um novo endereço gastronômico em Parintins. O Rota do Bumbá vai oferecer cortes especiais de carnes. O novo restaurante está sendo preparado na estrada Odovaldo Novo. Lucas Barbosa está à frente do empreendimento.

PAA

Nesta quinta-feira (09), 40 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar foram entregues a instituições sociais através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa do Governo Federal e Prefeitura de Parintins. No total, mais de R$ 1,7 foi investido na aquisição dos produtos.

Dia das Mães

Realizado tradicionalmente pela Prefeitura, o Show de Prêmios do Dia das Mães chega à sua 15ª edição. O evento será realizado no Bumbódromo neste sábado (11), a partir das 17h. Motocicletas, eletrodomésticos e outros brindes serão sorteados.

Navegação

Nesta quinta-feira (09), Parintins sediou o 1º Fórum Aquaviário. O evento vai até hoje (10). Vários representantes do setor no Amazonas, além dos representantes do DNIT, debatem a infraestrutura aquaviária na região. Em 2025, os navios com turistas vão poder atracar no Porto de Parintins, com a recuperação do sistema de boias de ancoragem.

Navegação II

Outra decisão anunciada foi o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Parintins e o DNIT para administrar em conjunto a instalação portuária. O porto passará a funcionar 24h com internet gratuita. Entre os participantes do evento, mereceu destaque o conhecimento que o empresário Dodozinho Carvalho tem sobre o transporte e a navegabilidade nos rios do Amazonas. Dodó é o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani).

Contrato

Nesta sexta-feira (10) os presidentes Rossy Amoedo (Caprichoso) e Fred Góes (Garantido) assinam o contrato de transmissão do Festival de Parintins com a Rede Amazônica de Televisão. O clima continua tenso entre as partes envolvidas. Comentam que a mão de ferro do governador foi decisiva. A quebra do contrato com a TV A Crítica deve gerar uma multa rescisória. Falam algo em torno de 30 milhões de reais.

Desse jeito

Dizem que em Parintins, depois do Wilson Lima (UB), quem manda e desmanda no governo é o vereador Babá Tupinambá (PP). Ele gosta dessa conversa. O pessoal dá corda e ele tufa o peito. Se sentindo o máximo, não para de fazer preenchimento facial. Está com a cara parecendo um pão de hambúrguer de tanto botox.

Você não pode copiar conteúdo desta página