Coisas da ilha

Uma cena que a cada dia vai fazendo parte do cotidiano dos ilhéus. Turistas passeando pelas ruas de Parintins, acomodados em triciclos, conduzidos por pessoas treinadas e associadas. Se fosse na Tailândia ou Vietnã seria chamado de Riquixá.
Foto: Éder Repolho
Lançamento

A exemplo do que aconteceu em Manaus, o governador Wilson Lima (UB) faz nesta sexta-feira (22) o lançamento do Festival Folclórico de Parintins 2024. De acordo com o governador, a estimativa de público para o festival deste ano é de 120 mil pessoas e deve movimentar R$ 150 milhões. A festa de hoje é no Bumbódromo e tem show de Caprichoso e Garantido a partir das 21h.
Lançamento II
Ainda em Parintins, Wilson Lima assina a ordem de serviço para o início dos trabalhos do Prosai, o maior programa de saneamento no interior do Estado. No ato, serão entregues 832 certificados às famílias cadastradas que asseguram o direito ao reassentamento. Será assinado também o decreto que torna a área de interesse social.
Aguardado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando veio a Parintins em agosto de 2023, confirmou presença no festival deste ano. Até agora não há nenhuma alteração nos planos.
Aguardado II
O ministro Celso Sabino já comunicou aos presidentes dos bumbás sua vinda à Parintins durante o festival. O Ministério do Turismo já sinalizou uma cota de patrocínio expressiva para a festa.
Hora do espanto

A filiação do Coronel Menezes ao partido União Brasil, ocorrida semana passada em Manaus, deixou o diretório municipal do PT com vontade de pedir perdão de joelhos à Maria da Fé. O partido está atracado ao UB em Parintins.
Hora do espanto II
O coronel é a personificação do Bolsonaro no Amazonas. São até compadres! Menezes perdeu a eleição para o senador Omar Aziz em 2022. Enquanto Omar defendia o Lula, o coronel atacava impiedosamente.
Hora do espanto III
Por obra do deputado Sinézio (PT), presidente da executiva estadual do partido, os algozes da eleição passada se uniram ao PT para enfrentar os aliados do presidente Lula.
Hora do espanto IV
Nas eleições de outubro próximo, o partido do senador Omar (PSD) tem um pré-candidato à prefeito de Parintins. O partido do coronel Menezes (UB) tem uma pré-candidata. Não se espante: o PT do Sinézio preferiu ficar com o partido do coronel.
Centrado

Mateus Assayag (PSD) começa a elaborar um programa de governo que será apresentado à população após a convenção. Tem concentrado suas atenções nas demandas populares e naquilo que considera estratégico. Depois da grande manifestação no Palmares, existe uma crescente e os resultados são favoráveis ao vereador. “Tenho andado bastante, ouvindo e dialogando com todos“, faz questão de ressaltar.
Resistência
Joselito Araújo, que chegou a anunciar sua pré-candidatura a prefeito no PT, entrou com recurso junto à executiva estadual, com cópia à executiva nacional. Jô tenta anular a decisão do diretório municipal em coligar com União Brasil.
Resistência II
A competência para definir candidaturas em cidades com mais de 100 mil habitantes é da executiva nacional. Parintins se enquadra nessa questão. A direção nacional do PT marcou para o dia 26 de março a palavra final sobre o assunto.
Resistência III
“Pedimos que todas as ações que estivessem caminhando sobre tática eleitoral aguardem pronunciamento do diretório nacional”, declarou o senador Humberto Costa (PT), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).
Alto nível

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, apresentou propostas para reformular o regulamento do Festival de Parintins 2024. Os principais pontos: clareza nos critérios de julgamento e regulamentação na dispersão e concentração dos bois.
Alto nível II
Rossy propôs uma penalidade ao bumbá que não liberar, no tempo estipulado, as áreas de concentração e dispersão para o próximo a se apresentar; assim como a transparência para o julgamento dos itens. A intenção é alinhar as notas com a descrição estabelecida no regulamento, evitando a subjetividade na votação.
Alto nível III
“É importante ressaltar que, pela primeira vez, a discussão do regulamento transcorreu em clima de tranquilidade e cordialidade, sem gerar atritos na relação com o boi contrário, evidenciando um importante passo para a harmonia entre as associações”, enfatizou o presidente Rossy.
Alto nível IV
Com essa visão, Rossy Amoedo demonstra coerência, conhecimento e responsabilidade com a festa.
Agenda positiva
O Governo do Amazonas lança nesta sexta-feira (22) o Programa Esporte e Lazer na capital e no Interior (PELCI). O programa atende o requerimento da deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentado em maio de 2023. Também nesta sexta-feira a deputada promove o projeto Ação em Dias que atende as comunidades da região do Zé Açú.
Sangue bom

A família Pontes já encontrou seu candidato para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Parintins. O escolhido é Adson Pontes, empresário no ramo da navegação. Adson tem bom trânsito, é acessível e de bom coração. É um bom nome!
Campanha salarial
Em Parintins, a delegacia sindical do Sinteam realizou reunião com sindicalizados nesta quarta-feira (20). Em pauta, possíveis mobilizações que poderão ser realizadas em busca de melhorias salariais. Não se descarta uma nova greve.
Campanha salarial II
Ano passado foi negociado o reajuste de 15% em mesa de negociação com representantes do Governo do Amazonas, Assembleia Legislativa, Sinteam e Asprom. De acordo com o sindicato, somente 8% de reajuste chegou ao bolso dos professores e demais servidores.
Candidatura própria
Falando em educação, lideranças dos servidores estaduais de Parintins acenam para o lançamento de um candidato a vereador nas eleições deste ano.
Coisa boa

O vereador Tião Teixeira, secretário de produção do município, contabiliza uma conquista importante na gleba de Vila Amazônia. O Incra Nacional vai entregar a posse das áreas urbanas da Vila Amazônia e do Bom Socorro do Zé Açú para a Prefeitura de Parintins fazer a regularização fundiária das famílias.
Sina
Massilon Cursino (ex-Republicanos) se articula para ser o vice na chapa de Brena Dianná (UB). Por conveniência, jamais por ideologia, o vereador foi orientado a se filiar ao PT. Dizem que é mais um “patriota” que o partido abraça. O PT do Elisson virou um brechó: lugar de artigos usados.
Sina II
À propósito, terça-feira (19), na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Cursino oficializou sua desistência de concorrer ao cargo de prefeito de Parintins. A coluna acertou duas vezes: na cor e na ré!
Rainha

No ensaio de quarta-feira (20), na Cidade Garantido, a mãe da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, Jaqueline Nogueira, esteve presente e curtiu o ensaio do começo ao fim. Jaqueline subiu ao palco e ao lado do presidente Fred Góes, David e Israel, cantou e se divertiu.
Herdeiros
O Boi Garantido vai contar com uma super equipe para criar os movimentos dentro das alegorias. Todos são familiares e alunos do imortal Júnior de Souza, considerado um inovador na robótica. Carivardo, Jucifran, Lenno, Jackson, Nilson e Aldenor serão os responsáveis em executar as lições do mestre.
Paleta de cores

O artista Andrew Viana assina a obra de arte na parede da nova escola municipal Beatriz Maranhão. A pintura chama atenção dos alunos e visitantes. O quadro mede 4 metros de altura e retrata o gosto pela leitura. Andrew também pintou as grandes araras na parede do ginásio poliesportivo Domeciano Pantoja, na comunidade da Valéria, Serra de Parintins.
Belle époque

Em estilo clássico, a Praça Eduardo Ribeiro chega a 85% de conclusão. Esta semana o secretário de obras, Albano Albuquerque, fez visita técnica no local e afirmou que são realizados trabalhos finais de iluminação, pintura, posicionamento de mármores e demais ajustes. O espaço abrigará o Museu de Parintins, além dos anexos Vila Nova da Rainha e Vila Bela da Imperatriz.
Duelo no Sul

Conhecido como um dos maiores eventos de artes cênicas do Brasil, o Festival de Curitiba vai contar com a participação de Caprichoso e Garantido, na 32ª edição, que ocorre entre os dias 25 de março e 7 de abril. Os dois bois vão se apresentar com os itens oficiais. Nesse evento, o público vai conferir o espetáculo ‘Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia’.
Triunfo da toada

Boi Caprichoso divulgou ontem, 21, a lista das 19 toadas que compõe o álbum “Cultura, o triunfo do povo”. De cara, três coisas chamam atenção: os Ronaldo Barbosa (pai e filho) assinam 3 toadas juntos, a estreia do deputado Saullo Vianna e do ministro Celso Sabino como compositores, e a toada com o nome “O mais querido do povão”, de Adriano Aguiar e Adriana Cidade.

