A performance e a fantasia de arara cantadeira usada pela cunhã-poranga do Garantido e ex-BBB, Isabelle Nogueira, chamaram a atenção do público na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e movimentou a internet. Por trás da indumentária, há um discurso de preservação da fauna brasileira defendido pela cunhã na avenida do samba carioca.
“As araras são símbolos da biodiversidade brasileira. Porém, ameaças como a perda de habitat devido ao desmatamento e o tráfico ilegal de animais silvestres têm impactado negativamente as populações de araras na Amazônia. Esforços de conservação são essenciais para garantir a sobrevivência dessas aves e a manutenção dos serviços ecológicos que elas proporcionam”, explica Isabelle.

A fantasia tem a assinatura do artista Kaleb Aguiar com a performance de transformação de Estevão Gomes, ambos são figurinistas do Festival de Parintins. Isabelle elogiou bastante o trabalho colaborativo dos artistas que foi fundamental para chamar a atenção do público e da imprensa nacional e internacional. Além da questão estética, os movimentos das asas e as trocas entre cabeça de arara e cocar indígena foram o grande destaque da indumentária.
Isabelle fez questão de destacar a importância ambiental e social do carnaval, bem como fez por toda edição do BBB2024, quando sempre exaltou o Festival de Parintins como força cultural, ambiental e social da Amazônia.

“Carrego a força da mãe natureza comigo! Araras desempenham um papel ecológico fundamental na nossa Amazônia. Elas são dispersoras de sementes que contribuem para a regeneração e manutenção da diversidade vegetal da floresta. Ao espalhar sementes de várias espécies, as araras promovem a diversidade de plantas, o que, por sua vez, sustenta uma grande variedade de outros animais, como insetos, pequenos mamíferos e répteis”, declara Isabelle.
Isabelle Nogueira é musa da Escola de Samba Grande Rio e participou do ensaio técnico realizado no sábado, 08, na Sapucaí, Rio de Janeiro.