Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Mano Walter faz show no aniversário de Parintins

Compartilhe:

Mérito

Com 49,89% dos votos, Mateus Assayag (PSD) venceu as eleições em Parintins. Bi Garcia (PSD) indicou o melhor nome para sucedê-lo. Experimentado e bem-sucedido nas urnas, indo agora para o quinto mandato, Mateus demonstrou habilidade para unir o grupo e transmitir confiança. Na conquista de novos eleitores, prevaleceram suas propostas e o conhecimento adquirido sobre administração pública. Sua exitosa experiência como Presidente da Câmara Municipal deve nortear sua conduta como prefeito.

Venceu!

A vitória da coligação “Parintins em Primeiro Lugar” coloca o prefeito Bi Garcia (PSD) em comparação com personagens épicos que derrotaram seus gigantes. Davi arremessou uma pedra para liquidar Golias; Thor usou um martelo para acabar com Hrungnir; Bi invocou a Justiça e o voto para derrotar Wilson. Com uma decisão célere e firme, a juíza eleitoral desbaratou uma trama criminosa, orquestrada por secretários do governador, para influenciar o resultado das eleições.

Vencidos

Resguardada a isonomia do pleito, ameaçada pelas forças opressoras do Estado, os parintinenses tiveram a liberdade de fazer suas escolhas. Com esse cenário, Bi Garcia vislumbrou a chance de derrotar o governador Wilson Lima (PSD) e sua máquina de guerra. Não que isso fosse algo inusitado – o prefeito já venceu o governador três vezes –, mas o que torna essa vitória um ato de bravura foi o triunfo sobre adversários apoiados por uma organização criminosa. As armas usadas pelos vencedores foram a coragem, o trabalho e o voto.

Moralidade

Onde estava o vereador Massilon Cursino (PSB), o autoproclamado pai da moralidade, quando foi revelado o esquema ardiloso para influenciar o resultado das eleições em Parintins? Alguns apressados chegaram a pensar que ele se posicionaria contra a bandidagem. Relegado ao papel de figurante no pleito, o vice de Brena Dianná (UB) preferiu se fazer de surdo e mudo. Talvez imagine que moral e ética são questões de conveniência.

Suplência

Encerrada a apuração dos votos, Parintins conheceu os 13 vereadores eleitos e aqueles que tiveram uma boa votação. Entre os primeiros suplentes estão Tião Teixeira (MDB), Marquinhos da Luz (Podemos), Zeila Cardoso (Avante), Rogerson Farias (UB), Renei Mocambo (PL), Márcia Costa (Republicanos), Carlos Pipoca (PP) e Tainam Oliveira (PSD).

Amargo regresso

Após a derrota nas eleições de Parintins no último domingo (6), a vereadora Brena Dianná (UB) retornou a Manaus nesta quinta-feira (10). Ela foi vista no aeroporto Júlio Belém com uma aparência abatida, e a imagem de arrogância e soberba parecia ter sucumbido ao peso das urnas. O desdobramento das eleições municipais pode trazer uma consequência ainda mais danosa para suas pretensões: Dianná corre o risco de se tornar inelegível por abuso de poder político. Mesmo assim, segue agindo como se o mundo ainda girasse ao seu redor.

Expulsão

O diretório municipal do PT em Manaus protocolou um pedido de afastamento do deputado Sinésio Campos da presidência estadual do partido. Com 10 dos 13 petistas a favor, Sinésio deve cair . O motivo? Além da abordagem da Polícia Federal pelo transporte de dinheiro ilegal, o parlamentar apoiou candidatos da direita sem o menor escrúpulo Agora, o pedido segue para a direção nacional.

Aniversário

Para comemorar o aniversário de 172 anos de Parintins, a Prefeitura inicia hoje (11) uma programação de inaugurações na cidade e zona rural. A agenda segue até a próxima terça-feira (15).

Obras

Na zona rural, serão entregues duas novas escolas no Paraná do Limão e no Zé Açu, além de sistemas de abastecimento de água em duas comunidades, iluminação do campo de futebol na Boa Esperança e a Cidade da Criança na agrovila do Mocambo. Na cidade, serão inaugurados o ginásio poliesportivo da Escola Lila Maia, a pista de caminhada da Vila Olímpica e o sistema de abastecimento de água no Ramal do Reis/Aninga.

Show

Além de inaugurações, o aniversário de Parintins será celebrado em grande estilo com o cantor Mano Walter. Reconhecido nacionalmente, o cantor sertanejo comanda a festa que será realizada na noite de segunda-feira (14), no Bumbódromo.

Carreira

Mano Walter explodiu no ano de 2016, quando gravou seu primeiro DVD em Maceió. Em 2019, foi indicado ao Grammy Latino. Além do sertanejo, o cantor também é reconhecido por cantar forró. Quando estourou no cenário nacional, foi o segundo cantor de forró mais ouvido, atrás apenas de Wesley Safadão.

R$ 20 mil

As ruas de Parintins serão palco para a 4ª edição da Corrida Ciclística e Pedestre Cidade de Parintins. O evento comemora o aniversário dos 172 anos do município no dia 15 de outubro e terá uma premiação total de R$ 20 mil. Serão corridas pedestres e ciclísticas em diversas categorias. A expectativa é ter participação de muitos atletas de cidades vizinhas.

Jogos escolares

De 04 a 15 de novembro, acontece a 39ª edição dos Jogos Escolares de Parintins. A competição mobilizará escolas municipais, estaduais e privadas. Em 2023, mais de 2.300 atletas participaram do evento esporte. Este ano a expectativa é que o número de atletas envolvidos seja superior.

111 Anos

O primeiro evento bovino da nova temporada promete movimentar Parintins neste sábado, 12 de outubro, no curral Zeca Xibelão. O Boi Caprichoso comemora 111 Anos de fundação e vai dar de presente uma grande festa à nação azul e branca. O presidente Rossy Amoedo prometeu novidades e surpresas que irão impactar o Festival.

Tema 2025

Entre as surpresas, uma das mais esperada é o lançamento do tema 2025. Com grande segredo, a proposta foi debatida no Conselho de Arte, mas, nos últimos anos conta com a pesquisa e o entendimento do presidente do conselho, Erick Nakanome. Durante a festa, a identidade visual para o próximo ano também já começa a ser apresentada.

Você não pode copiar conteúdo desta página