Coisas da ilha

Uma panorâmica da instagramável Praça Judith Prestes e seus atrativos. Com visão privilegiada, o lugar permanece acolhedor e bem cuidado. O público é o seu fiel companheiro. O crepúsculo é sua inspiração e a correnteza do grande rio sua principal fonte de energia.
Créditos: Paulo Sicsu
Voraz
A necessidade desse governo estadual em se apossar da cultura de Parintins revive o colonialismo de séculos. A estratégia é a mesma: posar de benfeitor para assegurar a posse da terra. Atualizando as narrativas do passado, o escambo de hoje não é mais o espelho e nem o aguardente. Os anúncios fantasiosos são a mercadoria de troca. E o que eles querem?

Vice
Em meio a um clima de suspense, o anúncio da composição da chapa para vice de Mateus Assayag (PSD) promete agitar Parintins neste sábado (27). Os organizadores do evento se movimentam para receber várias lideranças políticas. Além dos colegas vereadores, Mateus vai contar com a participação do prefeito Bi Garcia (PSD), da deputada estadual Mayra Dias (Avante) e do deputado federal Saullo Vianna (UB). A expectativa é de grande público no Parintins Convention Center.

Salários atrasados

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) está bastante preocupada com a paralisação dos serviços do Hospital Regional de Lábrea (HRL). Por conta disso, ela cobrou do Governo do Amazonas providências urgentes para regularizar os pagamentos dos profissionais de saúde. Para ela, a paralisação não só compromete serviços essenciais de saúde, mas também representa uma violação aos princípios da dignidade humana, afetando a moral e a qualidade de vida dos profissionais de saúde.
Salários atrasados II
Mayra Dias também solicitou soluções para o atraso do pagamento dos servidores terceirizados da empresa FK Gestão Empresarial, que prestam serviços de limpeza hospitalar no Estado do Amazonas. Os trabalhadores relataram que estão entrando no quinto mês de salários atrasados. A empresa afirma que o Estado não repassa os recursos. O Governo do Amazonas e a Secretaria de Saúde não se pronunciaram sobre a situação.
Calote

Com salários atrasados por mais de quatro meses, funcionários da limpeza do Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manaus, realizaram paralisação de suas atividades na última quarta-feira, 24 de julho. Os servidores foram para a frente do instituto cobrar o governador do Estado, Wilson Lima (UB). Cartazes com mensagens de cobrança foram exibidos no ato, que também ficou marcado por gritos de palavras de ordem contra o mandatário estadual e sua equipe da Secretaria de Saúde.
Calote II
É importante destacar que não só os servidores do Instituto Dona Lindu estão com os vencimentos atrasados. Servidores que atuam nos leitos de UTI do hospital Jofre Cohen, administrado pelo Governo do Estado, também sofrem com constantes atrasos no pagamento de salários. Por conta dessa situação, até rifa e vaquinhas foram organizadas para prestar auxílio financeiro aos profissionais.
Remendo
Há aproximadamente três anos, policiais militares do Amazonas enfrentam atraso no repasse do auxílio-fardamento. O recurso tem como finalidade garantir que os oficiais da segurança pública tenham condições de renovar o fardamento utilizado no dia-a-dia. Sem esse recurso, os militares ficam praticamente impossibilitados de renovar a farda, que custa aproximadamente R$ 1 mil.
Remendo II
Sem o auxílio e com o alto custo de um novo fardamento, a alternativa encontrada é utilizar serviços de tinturaria e costura para renovar as fardas. Com esse cenário, muitos PMs são obrigados a trabalhar com uniformes desbotados e com inúmeras imperfeições.

Caminhando II
Com firmeza, Michele ressaltou sua intenção de seguir adiante como candidata independente, destacando a confiança no seu projeto político para o município de Parintins. A convenção do partido Novo será dia 30 de julho no ginásio poliesportivo da escola Luz do Saber.
Amostradinhos
Márcia Baranda (UB), Massilon Medeiros (PSB) e Israel Paulain (Cidadania) estão só o meme “amostradinho”. Estão flertando de todos os jeitos para se lançarem vice na chapa da pré-candidata Brena Dianná (UB). Márcia, que até pouco tempo soltava cobras e lagartos contra Armando do Valle, agora toma benção dele. Israel usou a força de sua equipe para comentar nas redes que é um bom nome para vice. Já Massilon, mesmo as pessoas dizendo que ele é “o mais sem graça”, é o mais cotado.
Sem trabalho
O fato de Brena Dianná (UB) morar em Manaus começa a pesar em sua candidatura, principalmente pela falta de trabalho ao longo dos últimos três anos como vereadora. O Governo do Estado do Amazonas tem realizado ações sociais na cidade e no interior, levando a pré-candidata junto para tentar alavancar seu nome. Sem algo que possa destacar como fruto de um trabalho parlamentar, o apresentador dos eventos já está cansado de apresentá-la como Rainha do Folclore, Rainha do Peladão e Miss Amazonas.

Marcha
Neste domingo (28) acontece a Marcha para Jesus. O evento promete reunir milhares de fiéis em um momento de celebração e louvor. Este ano, o evento contará com participação especial da cantora Sarah Farias, conhecida por suas interpretações tocantes que emocionam os presentes. Além disso, a Banda Xote Santo promete animar e inspirar os participantes durante o show musical.
Intercâmbio

Três estudantes de Medicina da Universidade de Keio, do Japão, realizaram intercâmbio em Parintins ao longo desta semana. Yuri Banno, Haruki Fujitsuka e Sayaka Harada participaram ativamente dos atendimentos realizados pela UBS Fluvial Ligia Loyola na zona rural do município. A equipe esteve na região do Uaicurapá.
Intercâmbio II
Historicamente, Parintins tem uma forte ligação com o Japão. O intercâmbio realizado fortalece as parcerias entre o município e o país asiático por meio da Associação Nipo-Brasileira. Periodicamente as entidades realizam parcerias, a exemplo do intercâmbio de 45 dias do secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Dray, no país. A ida de Wescley ao país foi fruto dessa parceria entre a Prefeitura e a Associação Nipo-Brasileira.
Bom desempenho

Nos Jogos Escolares do Amazonas, Parintins tem sido destaque nas modalidades individuais e coletivas. No handebol, a equipe formada por estudantes da Escola Municipal Charles Garcia sagrou-se campeã nos Jogos. É a primeira equipe de escola da rede municipal que alcança o feito no evento esportivo. O resultado é fruto dos importantes investimentos realizados pela Prefeitura de Parintins no fortalecimento das práticas esportivas no município.
Perfil
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em entrevista ao jornalista Ronaldo Tiradentes, afirmou que seu vice será anunciado no dia 03 de agosto durante convenção partidária. Diante dos rumores de que seu ex-secretário Renato Jr seja o nome mais forte, ele disse que está conversando com várias pessoas e que o vice ideal terá o perfil do seu atual, Marcos Rotta.

Ariramba
Luiz Picanço (MDB) será oficializado candidato a prefeito de Barreirinha na convenção partidária marcada para o dia 03 de agosto. Picanço faz oposição ao atual prefeito Glênio Seixas (PSD) que tem como pré-candidato o seu ex-cunhado Darlan Taveira (UB). Também está na disputa o atual vice-prefeito Ridson Barbosa (PT) e Fabrício Rocha (Republicanos).
Nelas

Em Nhamundá, o ex-prefeito Mário Paulain (PSB) tenta retornar ao comando do município. Semana passada, na terra das Icamiabas, lançou sua pré-candidatura a prefeito. Mário vai enfrentar Marina Pandolfo (UB), atual prefeita, e Ana Cássia (Avante), esposa do ex-prefeito Nenê Machado. O “bucudão”, apelido do Mário, se apresenta como verdadeira oposição e pode atiçar a campanha eleitoral se prevalecer a vontade de seus apoiadores em lançar o bordão “Pau nelas, companheiro!”.
Nelas II
Refrescando a memória, Mário Paulain é autor da fogosa Parintina, toada que “enlouqueceu” a galera encarnada pelos versos picantes e excitantes. Nas redes sociais, o compositor exauriu seu vocabulário ao tentar justificar “as segundas intenções” contidas nos versos. Quanto mais explicava, mais complicava. Pressionado, teve que pedir a exclusão da toada no álbum Segredos do Coração. Se validar o bordão da campanha em Nhamundá, Mário vai ter que se explicar de novo.
Neles
Em 1986, o professor Botinelli (in memorian), filiado ao PDT, se lançou candidato ao Governo do Amazonas com o slogan “Pau neles, companheiro!”. Na época seus adversários eram Amazonino Mendes e Artur Virgílio Neto.

