Notas pitorescas sobre política, cultura, negócios e entretenimento.

Parintins acompanha com apreensão o estado de saúde dos artistas Jair Mendes e Juarez Lima

Compartilhe:

Corrente de fé

Dois dos artistas mais importantes para a inovação e o crescimento do Festival de Parintins enfrentam momentos delicados com a saúde: Juarez Lima está hospitalizado na Áustria, enquanto o mestre Jair Mendes segue em tratamento intensivo em Manaus.

Luta pela vida

Juarez Lima está internado no University Hospital St. Pölten, enquanto o mestre Jair Mendes recebe tratamento no Hospital Delphina Aziz. Juarez passou por uma cirurgia após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e os médicos aguardam 72 horas para avaliar sua reação no pós-operatório. Seu estado é considerado gravíssimo. Já o mestre Jair Mendes iniciou sessões de hemodiálise, e seu estado de saúde é muito delicado.

De mãos dadas

Parintins vive um grande momento de solidariedade com as famílias Mendes e Lima. Uma forte corrente de oração se formou pelo restabelecimento da saúde dos dois artistas.

Novas bandeiras

Com uma nova proposta sócio pedagógica, o Boi Caprichoso vai reabrir a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle. Conhecida pelos cursos de arte, a instituição agora vai oferecer atividades com temáticas de cunho social, sustentabilidade e ainda mais cultural como práticas de ações antirracistas. A metodologia é inovadora e busca mais envolvimento da comunidade nas lutas ambientais, culturais e humanitárias.

Novo conselheiro

Seguindo essa proposta de retomada e luta social, o folclorista, pesquisador e produtor cultural, Marcos Moura, assume uma cadeira no seleto Conselho de Arte do Boi-Bumbá Caprichoso. Conhecido pelos trabalhos no Boi Garantido, Marcos chega no azul para somar com suas lutas no campo social e cultura, principalmente, junto ao movimento negro e de periferia. Marcos também é conhecido por integrar o grupo de compositores do vermelho intitulado “Baiás”.

Mexeu

O anúncio de Marcos Moura como reforço do Boi-Bumbá Caprichoso para 2025 pegou todos de surpresa e gerou incômodo entre torcedores do Boi Garantido. Ainda não está claro o que motivou a sua saída.

Vagas abertas

A Coca-Cola está recebendo currículos de interessados para trabalhar em Parintins. A vaga disponível é para o cargo de Supervisor(a) de Operação Logística. Os requisitos incluem formação em Administração, Logística ou áreas afins, experiência mínima de seis meses em Operações Logísticas e Gestão de Equipes, CNH categoria “B” e conhecimento intermediário no Pacote Office.

Cronograma

Falando em Bi Garcia, o prefeito acelera os trabalhos em três grandes obras que planeja inaugurar antes de passar o cargo ao sucessor: dois ginásios esportivos (Colégio Nossa Senhora do Carmo e Escola São Francisco) e o Mercado Municipal Luiz Gonzaga.

Bem diferente

Se não ficar inelegível em uma possível candidatura a deputada estadual, Brena Dianná (UB) já sabe que não contará com o apoio de nenhum vereador eleito ou suplente. Todos já têm seus candidatos preferidos para 2026. A última a definir foi a vereadora Márcia Baranda (UB).

Difícil

O vereador Babá Tupinambá (PP) tem feito de tudo para ser vice em qualquer chapa na disputa pela presidência da Câmara de Parintins. Não está fácil! O pessoal acha que o voto dele já é mais do que suficiente.

Torcida

Eleitores do vereador Tião Teixeira (MDB) estão na expectativa de que ele continue na secretaria de Produção no próximo governo. Apesar de ser o oitavo mais votado no pleito, Tião não se elegeu por apenas 60 votos de legenda. A desistência de Átila Oliveira foi decisiva para esse resultado.

Migrou

O ex-coordenador do DSEI Parintins, Átila Oliveira, desistiu de sua candidatura a vereador pelo MDB e passou a atuar como cabo eleitoral do vereador reeleito Alex Garcia (PSD).

Estimativa

Na manhã desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Parintins aprovou por unanimidade o orçamento anual para o exercício financeiro de 2025. A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima uma receita total de R$ 432.264.790,00.

Fato

O PT precisa urgentemente renovar seus quadros em Parintins. Faz tempo que o partido não consegue eleger um vereador em um município que é 80% Lula. E no restante do estado, o cenário não é muito diferente.

Baixinho

Uma militante famosa de Parintins não poupa críticas: “O PT no Amazonas está à altura de seu presidente, Sinésio Campos. Enquanto ele estiver no comando, o partido não cresce!”

Fetiche

O fazendário Alexandre Flexa está lançando o convite para a festa “Atlântida é aqui”, no Recanto Aporã, na região do Rio Tracajá. Inspirada nas lendárias Valquírias e Amazonas, a celebração será um canto à fertilidade feminina. “Enquanto as Valquírias evocam o espiritual da mitologia nórdica, as Amazonas representam a força terrestre da mitologia grega.”

Esclarecimento

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio de nota, esclareceu sua decisão de arquivar as investigações contra policiais militares e secretários do Governo do Estado, envolvidos em um suposto esquema de favorecimento eleitoral em prol da vereadora Brena Dianná (UB), então candidata a prefeita de Parintins. A divulgação, feita nesta segunda-feira (18), sobre o “arquivamento da Notícia de Fato”, gerou dúvidas e questionamentos entre muitos.

A nota

“Em atenção à informação de que Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Parintins, decidiu arquivar o procedimento relacionado à Notícia de Fato nº 001.2024.000569, esclarecemos que existe uma Ação Judicial, que tramita em sigilo, sobre a referida matéria, razão pela qual a autoridade ministerial decidiu arquivar a Notícia Fato e inserir o conteúdo da mesma na ação em andamento.
A atuação ministerial continuará no âmbito judicial”.

Arquivamento da Notícia de Fato

A “Notícia de Fato” nº 001.2024.000569 era um procedimento preliminar iniciado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) para investigar uma questão específica. Esse procedimento foi arquivado, mas não porque o caso foi encerrado ou desconsiderado.

Existência de uma ação judicial

O MPAM informou que já existe uma ação judicial em andamento sobre o mesmo tema. Essa ação está sob sigilo, ou seja, as informações sobre ela não podem ser divulgadas publicamente. Em vez de manter dois processos separados, o conteúdo da Notícia de Fato foi incorporado à ação judicial existente para evitar duplicidade e para que tudo seja tratado de forma mais eficiente.

Continuação da atuação

Embora a Notícia de Fato tenha sido arquivada, o Ministério Público continua acompanhando e atuando no âmbito da Justiça. Ou seja, o trabalho do MPAM não parou, apenas mudou de formato. O entendimento é de que as ilegalidades identificadas já foram devidamente judicializadas.

Poupança gorda

Dezembro será um mês especial para o promoter Frank Freitas. Três grandes eventos de sucesso, que levam a sua assinatura, já estão nos preparativos: no dia 7, o show de Sebastião Jr. & Banda; no dia 13, a premiação do Gente que Acontece; e, no final do mês, Davi Assayag com o Tributo a Roberto Carlos. Para completar a bonança (ou gastança), ainda tem o Trava no Sabor. Pquá!

Novas toadas

Pensando em reconquistar do título de campeão, o Boi Garantido anunciou o novo edital de toadas para o Festival de Parintins 2025. O concurso vai selecionar a trilha sonora do vermelho para o álbum “Boi do povo, boi do povão”. A comissão vai avaliar qualidade da letra, harmonia, melodia e conexões artísticas e culturas com as tradições do boi do povão.

Queimadas

Nas últimas semanas, Parintins tem sofrido com os efeitos queimadas. Na quinta-feira (21), o município registrou o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) em 125. O valor representa a qualidade ruim do ar, que pode afetar toda a população com tosse seca, ardência no nariz e nos olhos, falta de ar e cansaço. O IQAr varia de 0 a 200, qualificando o ar de qualidade boa a péssima.

Previsão

De acordo com previsões dos institutos de meteorologia, a possibilidade de chuvas nos próximos dias é baixa. O município deve enfrentar uma semana de muito calor. Assim, a possibilidade de término das queimadas diminui. Basta a população se conscientizar e extinguir essa problemática.

Você não pode copiar conteúdo desta página