Após denúncias e reclamações da população parintinense, a Prefeitura de Parintins intensificou fiscalizações na execução da obra do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai). O projeto de infraestrutura é realizado pelo Governo do Amazonas e recebeu críticas sobre danos causados às ruas da cidade.
Esta semana, o secretário de obras de Parintins, Albano Albuquerque, reuniu com representantes do Prosai para discutir sobre a execução do projeto na cidade. Segundo ele, a Prefeitura de Parintins notificou a empresa executora da obra.
“A Secretaria de Obras vem acompanhando desde o início a execução do Prosai aqui em Parintins, alinhando tanto reuniões com a empresa executora de serviços quanto com a UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais). A gente entende que os serviços eles precedem alguns problemas e a gente vem acompanhando, fiscalizando e notificando também a empresa”, disse Albuquerque.
Albano afirma que equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) vai manter fiscalização durante todo o processo de execução da obra e pediu que a população também possa fazer parte deste trabalho de fiscalizar e orientar para a melhor implantação do Prosai na cidade.
“A população é uma peça importante na fiscalização dos serviços, nos ajudando a acompanhar todos os serviços e qualquer problema sempre nos informar que a gente vem junto à empresa, junto à UGPE pra sanar esses problemas. A gente entende que alguns transtornos já aconteceram e nós notificamos a empresa e ela já fez algumas correções”, disse Albano Albuquerque.
Segundo dados do Governo do Amazonas (site), “O programa (Prosai) vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa, com o objetivo de solucionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais do local e redondezas. As obras previstas são de drenagem e esgoto, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, parques urbanos e equipamentos públicos”.