Da Redação
Parintins (AM) – O Festival de Parintins foi historicamente marcado pelos boicotes dos bumbás. Um dos últimos elementos da rivalidade dos bois nas apresentações e até mesmo no processo de organização pode estar com seus dias contados.
O Boi Caprichoso publicou nesta quinta-feira (14) texto anunciando que entre os pedidos na mudança do regulamento do Festival está punição para o bumbá que “boicotar” a apresentação do concorrente.
A medida foi tomada após o Boi Garantido, no Festival de 2023, não retirar suas alegorias da área de dispersão do bumbódromo, atrasando em pelo menos 30 minutos o início da apresentação do Boi Caprichoso.
“Uma das principais pautas discutidas foi a inclusão de um capítulo que estipula punições para bois que não liberem as áreas de concentração e dispersão, visando evitar problemas semelhantes aos ocorridos no ano anterior, quando o boi contrário não deixou a área, prejudicando o início da apresentação do Caprichoso”, diz o texto publicado pela assessoria de imprensa do Caprichoso.
O regulamento foi discutido entre o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, o Secretário de Cultura Marcos Apollo Muniz e parte das equipes de fiscais.