Durante sessão de homenagem aos bois Caprichoso e Garantido, na manhã desta quarta-feira, 07, em Brasília, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, elogiou e destacou a importância cultural de Parintins para o Brasil. Segundo ele, “se tem algo que promove a cultura do Brasil é Parintins”.
Mesmo sendo natural do Rio de Janeiro e acostumado com a grandiosidade artística do Carnaval, Freixo disse ter se impressionado com o Festival de Parintins. Ele esteve no Bumbódromo nas duas últimas edições da festa. “Uma das manifestações culturais mais extraordinárias que eu já assisti”, declarou.
Freixo classificou o que é feito no Bumbódromo como “algo inacreditável”. “É uma força cultural, algo de uma raiz, que tem naquele povo, naquela terra que é muito expressivo. Cabe a nós fazer aquela festa ser conhecida no mundo todo”, disse.
A solenidade foi uma propositura do deputado federal Saullo Vianna. Ele destacou a importância do Festival de Parintins para a cidade e o estado do Amazonas. “Caprichoso e Garantido é a nossa identidade cultural. Me comprometi, desde o início da minha vida pública, por ser filho de parintinense, a ajudar no crescimento da nossa cidade, a contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, ressalta o parlamentar.
Presente na sessão, o prefeito Mateus Assayag afirmou que o Festival ultrapassou as fronteiras do estado e do país. “É um festival importantíssimo pra nossa gente de Parintins, já que gera algo em torno de 20 mil empregos diretos e indiretos durante toda temporada do boi e que realmente faz multiplicar a qualidade de vida das pessoas”, explica.
O presidente da Embratur informou que a entidade vai levar à Parintins influencer nacionais e internacionais para ajudar ainda mais na divulgação da festa. “Talvez nós estejamos diante de uma das manifestações mais expressivas não da Amazônia, mas da história do Brasil e falo isso com muita clareza e admiração. A festa de Parintins expressa o que é o Brasil”, finaliza.
Eldiney Alcântara