Coisas da ilha

Semana inesquecível para Parintins. Milhares de pessoas saíram às ruas de azul e vermelho para cantar e dançar toadas de boi. Veio gente da Francesa e da Baixa! Começou no Zeca Xibelão, passou pelo Lindolfo Monteverde e terminou ao alvorecer na Praça da Catedral. Começa mais uma temporada bovina na Capital Nacional do Boi-Bumbá.
Créditos: Yuri Pinheiro e Victor Nascimento.
Transmissão

A TV Globo vai transmitir integralmente o Festival de Parintins 2024 por meio de sua plataforma de streaming Globo Play (sem cobrança ), Multishow, Globo Internacional (40 países) e Rede Amazônica (ao vivo em âmbito regional). O acordo foi assinado pelos presidentes dos Bois Garantido e Caprichoso, com a presença do CEO da Rede Amazônica e do governador do Amazonas. O diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas participou via internet. Pela primeira vez a Globo vai transmitir a disputa dos bumbás mais famosos do Brasil. Esse fato mereceu destaque na edição de ontem (02) do Jornal Nacional.
Transmissão II
Além de transmitir as duas horas e meia para cada bumbá, a TV Globo vai exibir um compacto das três noites após a semana do Festival. Na sua programação, a emissora abre espaço para Caprichoso e Garantido.
Transmissão III
O governador Wilson Lima (UB) intermediou o acordo de transmissão do Festival de Parintins sem a anuência da TV A Crítica, detentora do direito de imagens da festa.
Reação

Em editorial, a TV A Crítica se pronuncia a respeito das negociações para a transmissão do Festival de Parintins. A Rede Calderaro se mostra indignada e surpresa com a ingerência do Governo do Amazonas nessa questão, ao ser informada “por meio da imprensa de que os bumbás assinaram, sob forte pressão do Governo do Estado do Amazonas, um suposto contrato de transmissão com a Rede Amazônica”.
Reação II
O editorial destaca que “jamais recebemos qualquer sondagem ou contato por parte de qualquer emissora para a negociação dos direitos de transmissão. Como dito pelo próprio CEO da Rede Amazônica, o governador Wilson Lima foi o responsável por tal articulação. Além de agir como porta-voz de uma empresa privada, o governo, em nota, mente ao divulgar um suposto consenso para esta transmissão, que viola um contrato de exclusividade vigente com os bumbás há mais de dez anos”.
Reação III
Em outro trecho, a TV A Crítica relembra que sempre foi parceira dos bois em momentos cruciais. “Foi assim em 2016, quando o Governo do Estado abandonou os bumbás e cortou o repasse, e a TV A Critica viabilizou recursos extras para Caprichoso e Garantido estarem prontos para a arena. Também foi assim na pandemia de Covid-19, quando mesmo sem a realização do Festival, a TV A Crítica manteve os repasses previstos em contrato”.
Reação IV
A TV A Crítica deixa claro que vai lutar pelos seus direitos ao afirmar que “diante do cenário criado pelo Governo do Estado, onde o governador Wilson Lima puxou o gatilho para uma flagrante violação a um contrato vigente, iremos buscar esta reparação judicialmente. Todos os dias, em todos os nossos veículos, incentivamos você a exercer a sua cidadania e lutar pelos seus direitos. Faremos o mesmo pelos nossos e temos confiança na vitória, já que onde há Justiça não há pressão sob portas fechadas que prospere”.
No embalo da toada

O prefeito Bi Garcia (PSD) mantém a popularidade em alta. Ao lado da esposa, deputada Mayra Dias (Avante), participou da festa e da Alvorada do Boi Garantido. Bastante festejado, o casal esbanjou alegria e harmonia no “rocar” da batucada. Com ou sem chuva, é o quarto ano que o casal segue com o boi vermelho pelas ruas de Parintins.
No embalo da toada II
Em cima do trio, David Assayag estava do jeito que a galera gosta. Solto e animado!
Presentes

Três pré-candidatos à prefeitura de Parintins prestigiaram a festa do Garantido. Por lá marcaram presença a Michelle Valadares (Novo), Mateus Assayag (PSD) e Brena Dianná (UB). Dos três, Mateus foi o único que acompanhou a Alvorada até a Catedral. Ganhou abraços e mimos.
Parceiro
O deputado federal Saullo Vianna (UB) participou da festa do Garantido. Torcedor do Caprichoso, e agora compositor, Saullo tem bom trânsito na Baixa. Além de cultivar boas amizades, tem sido um grande parceiro do Boi do Povão. Só no Ministério do Turismo, conseguiu 10 milhões de reais para o festival. Entende-se que a metade é do Garantido.
Parceiro II
Em razão disso, amigos do Saullo acharam uma deselegância do apresentador do Boi Garantido ao ignorar a presença do deputado na festa. Nenhum registro foi feito!
Estranho
Na festa do Garantido, mesmo com a presença do vice-governador Tadeu de Souza, o apresentador Israel Paulain anunciou a vereadora Brena Dianná (UB) como representante do governador. O desconforto foi enorme.
Estranho II

Ainda na festa, o amo João Paulo Faria esqueceu o seu Garantido e só versou para o Caprichoso. Fez “gato e sapato” com o boi da estrela na testa. Imitou um sapo, jogou carvão, rasgou o regulamento e debochou do Amo contrário ao puxar um coro “fica Prince”.
Racismo
O Quilombo de Santo Benedito, em Manaus, repudiou em nota os versos de João Paulo Faria, ao destacar que “estender PANO PRETO no chão e pisar, colocar CARVÃO no chão e identificar como o seu oponente, chamar de URUBU, fazer BLACK FACE, fazer chacota de pinturas africanas, só pra citar alguns, é RACISMO RECREATIVO (cunho racial disfarçado de piada)”.
Racismo II

O presidente da Liga Antirracista Luiz Gama e membro da Comissão Heteroidentificacão da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Jhonatas Moreno, fez uma postagem perguntando “Até que ponto vai o entretenimento do Amo do boi garantido? Antes de ecoar seus versos, procure analisar os impactos que os mesmos causam, seja no momento do ato ou após. Quando utiliza de seus versos para ‘tirar onda’ e entreter sua torcida, tenha cuidado para que os mesmos não ‘hostilizem’ algo”.
Racismo III
Na mesma linha, o Prodagin, grupo de estudos e pesquisas vinculado à Universidade Federal do Amazonas/UFAM, também se manifestou afirmando que “assistimos sem entender e completamente estarrecidos à apresentação do Amo do Boi Garantido, o qual, em seus versos, desrespeitou as pinturas sagradas africanas, comparou o Boi Caprichoso a carvão e ainda foi homofóbico usando termos como ‘Maluzinha’. Não podemos assistir a tudo isso calados”.
Racismo IV
O Boi Caprichoso se posicionou a respeito afirmando que “em minhas danças, ensino o respeito, o combate à intolerância e a vanguarda para quem parou no tempo. Beije a minha barra. É a única forma de limpar o que escorre da boca de quem não sabe o que é arte, apenas ódio”.
Marcou
Essa polêmica sobre os versos do Amo do Garantido ganhou nota na Folha de São Paulo. Para completar esse angu, João Paulo Faria é branco. Prince e o Boi Caprichoso são pretos!
Audiência
A título de informação, os versos de João Paulo Faria foram transmitidos pela A Crítica, no seu canal do YouTube. Mais de 72.500 pessoas acompanharam.
Desafio
Com a volta da provocação, sem retirar as penalidades para as ofensas, os versadores devem se perguntar: “como provocar sem ofender”? Provocação e ofensa parecem siamesas, mas não são. O que aconteceu na festa do Garantido é um exemplo. É uma subjetividade difícil de diferenciar mas se consegue caso um bumbá impetre algum recurso nesse sentido.
Provocação
“Anunciei boi na cidade/ A minha fama boi contrário você sabe/ Você tem inveja das nossas toadas/ Esse é o boi Garantido que topa qualquer parada!”, toada do mestre Ambrósio (Garantido).
Provocação II
“Parente pode avisar/ Que o tambor vai rufar/ Venha brincar no terreiro/ Faço o contrário calar/ Te ensino o que é boi bumbá/ Eu sou azul por inteiro”, toada de Lauria, Bulcão e Tomé (Caprichoso).
Diferença

Ao chegar na Cidade Garantido para a tradicional Alvorada, torcedores que estiveram ano passado se surpreenderam. Aquela imagem de ferros retorcidos em frente ao curral Lindolfo Monteverde foi substituída por uma praça de alimentação, brinquedos, jardinagem, pontos instagramáveis. A área interna ficou funcional e melhor estruturada. Um lugar agradável e elegante. Lindo de ver e de curtir!
Pensando aqui
Bem que a Cidade Garantido poderia se chamar “Cidade de Lindolfo”.
Pergunta
E a festa do Garantido? Foi bom pra Kwai. Literalmente!
Confraternização

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, no dia do trabalhador, reuniu artistas e todos os setores do bumbá numa confraternização realizada no galpão das artes Mestre Jair Mendes. Os artesãos agradeceram pela forma de como estão sendo reconhecidos pelo dirigente do bumbá. Rossy Amoedo é o primeiro dirigente do bumbá formado nos galpões do Boi.
Sucesso
Do que se viu e ouviu, os hits do momento de Caprichoso e Garantido são: Malú Dudú e Perreché da Puraca.
Sucesso II
Do álbum Segredos do Coração, quatro toadas foram tocadas na festa de terça-feira (30): Orgiva de Amor, Cidade de Lindolfo, Perreché da Puraca e Vermelhou Geral. Uma toada que ressurgiu foi “Xô Urubu”, de Cézar Moraes e Rogério Lima.
De volta

Depois de um grave acidente de motocicleta, Joseph Azevedo reapareceu no palco do Garantido para se apresentar de tuxaua na dança com o pajé. Foi um grande momento da festa.
Plim-plim
Amanhã (04), no Caldeirão do Mion, vai ter muita toada. Caprichoso e Garantido vão se apresentar em mais um campeão de audiência na Globo.
Real
Ao retornar de uma ação do governo estadual na zona rural de Parintins, um assessor bem próximo ao governador Wilson Lima (UB) desabafou: “é muito difícil derrotar o prefeito. O cara é forte”. Beleza!
Complicou
Na sede do governo estadual, quando se fala em eleição de Parintins, sobra sempre um comentário: “as coisas estão se complicando por lá. Aquela pessoa parece um cão raivoso. Só vive braba”. Nos bastidores, já complicou feio!
Abraço de onça
Pareceu amistoso o encontro da pré-candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná (UB) com jornalistas na semana passada. Mas na prática, a atual vereadora não digere bem críticas e liberdade de imprensa, tanto é que move processos na justiça contra jornalistas. Inclusive alguns estiveram presentes no jantar oferecidos por ela. O encontro acabou em pizza.
Retorno
O partido Solidariedade, comandado no Amazonas por Bosco Saraiva, volta à base aliada do pré-candidato Mateus Assayag (PSD). A sigla era cobiçada por aliados do governador Wilson Lima (UB).
Inquisição

À medida que as coisas começam a desandar para a pré-candidata do governador Wilson Lima, as perseguições intensificam. Depois da troca de gestor do Colégio Batista de Parintins, a vítima da vez foi o Major Ricardo Viana. O militar foi transferido de Parintins a pedidos de aliados do governador, pois é primo do deputado federal Saullo Vianna (UB).
Alerta!
Profissionais da Segurança Pública do Estado do Amazonas estão acampados desde ontem (02) em frente à sede do Governo do Estado. Eles reivindicam o pagamento da data-base dos quatro anos anteriores. Só vão levantar acampamento quando o governador Wilson Lima atender à classe.
Contrastes

Parintins vive uma insegurança pública. O assassinato do mototaxista é um caso entre tantos. O policiamento é precário. Enquanto isso, Babá Tupinambá (PP) e Brena Dianná (UB), aliados do governador, têm quatro militares da ativa, dois para cada vereador, à disposição para lhes dar segurança. O caso mais emblemático é do policial Pepa, que atende o Babá, morando em Manaus.
Incrível
O vereador Babá tem uma grande atração por coisas abjetas.

